Você sabe o que é uma permuta? Entenda como ela funciona na prática

Saiba como esse tipo de acordo pode se aplicar em determinadas operações comerciais.

Publicado em 19/09/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Durante muito tempo na história da humanidade, a base da economia das civilizações estava no processo de troca de mercadorias e produtos. Com a evolução da sociedade, foram sendo criadas as moedas e uma série de outras representações de valores. Mas esse tipo de negociação no qual as pessoas simplesmente trocam um bem por outro ainda pode ser encontrado no mercado. A permuta é um modelo de transação comercial que, apesar de não ser considerado muito comum nos dias de hoje, ainda é praticado em determinados nichos comerciais.

Você sabe o que é uma permuta? Entenda como ela funciona na prática
Créditos: Divulgação

Como funciona uma permuta?

Basicamente a definição do termo permuta é justamente uma operação que envolve a troca de bens entre duas ou mais partes. Ou seja, ao invés da pessoa utilizar dinheiro para a compra de um determinado item, ela oferece um outro bem em troca. Atualmente as permutas também podem ser feitas em serviços.

A opção normalmente acaba sendo colocada na mesa quando o dinheiro não é a melhor saída para a operação financeira. Nesse caso, temos duas partes que se encontram, cada uma tendo uma necessidade que pode ser suprida com os recursos da outra parte, mas sem um envolvimento financeiro direto. Nesse caso, pode acontecer uma operação de permuta.

Mesmo que não envolva uma transação comercial com dinheiro, a permuta pode acabar se tornando uma operação financeira e comercial como qualquer outra. Para que sejam estabelecidas e reconhecidas todas as regras que deverão ser seguidas para essa negociação, normalmente acaba sendo criado um contrato, com os termos negociados entre as partes envolvidas.

Principais tipos de permuta encontrados no mercado

Permuta de imóveis

A permuta ainda resiste bastante e é considerada uma prática relativamente comum no mercado imobiliário. Basicamente é quando o dono de um imóvel ou de um terreno acaba negociando o bem em troca de um outro bem que atenda às suas necessidades. Nesse caso, apesar da valorização ser algo muito importante para que nenhuma parte perca dinheiro em futuras transações, nem sempre esse critério é o mais importante durante a permuta. Muitas vezes as pessoas precisam apenas de um imóvel em uma determinada localização, por exemplo.

Permuta de Bens Móveis

Outro tipo de permuta que pode ser encontrado no mercado comercial é o dos bens que são considerados móveis, como veículos ou eletrônicos. No caso dos veículos, a permuta normalmente envolve dois tipos de veículos que tenham valores semelhantes, obtidos através de sistemas de avaliações.

Como os valores dos veículos normalmente são mais elevados, esse é um tipo de negócio que deve ser feito mediante contrato, até mesmo para que sejam muito bem definidas as características dos bens que estão sendo disponibilizados. Já no caso da permuta de outros bens, como eletrônicos, o processo geralmente acontece de forma mais livre e direta.

Permuta de serviços

Já esse pode ser considerado como um tipo de permuta bastante comum no dia a dia das pessoas, especialmente com a grande quantidade de serviços que podem ser encontrados no mercado hoje em dia. Ela acaba acontecendo basicamente a partir da troca de habilidades, com uma pessoa ou empresa fornecendo sua expertise em troca de outra habilidade necessária.

Permuta comercial

Já esse tipo de permuta acontece quando as partes envolvidas são duas empresas. Elas podem acordar as mais variadas trocas, incluindo produtos e serviços, de acordo com suas necessidades, visando obter alguma vantagem junto à concorrência e atender às necessidades dos clientes.

Permuta multilateral

Já esse tipo de permuta acontece quando mais de duas partes estão envolvidas. Isso acaba sendo muito comum quando grupos de pessoas acabam se reunindo e encontrando outros grupos de pessoas que possuem um interesse em comum.

Principais vantagens de negociar através da permuta

  • Redução dos custos das operações ou das compras de determinados bens, uma vez que a ideia é viabilizar o processo sem que o dinheiro esteja diretamente envolvido;
  • Facilidade na negociação quando as partes conseguem ter suas necessidades atendidas, bastando apenas fazer o processo de transferência dos bens de valor mais elevado;
  • Acesso mais rápido a novos bens ou serviços que estão sendo muito necessários em um momento específico;
  • Mais flexibilidade na negociação.

Principais riscos de uma negociação com permuta

  • Falta de uma legislação específica para operações que envolvem permuta atualmente na legislação brasileira. Nesse caso, as pessoas deverão contar basicamente com as interpretações dadas para os contratos estabelecidos;
  • Falta de garantia, especialmente na troca de bens que possuem valor mais elevado, o que pode fazer com que uma das partes se sinta prejudicada caso algo estrague logo depois da transação.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.