Se aposentou? 6 dicas para aumentar a renda e 6 dicas para aproveitar a vida

Momento é um dos mais esperados pelos trabalhadores que dedicam anos das suas vidas para atividades profissionais.

Publicado em 01/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O momento da aposentadoria é um dos mais aguardados pelos trabalhadores. Afinal de contas, grande parte das pessoas acabam dedicando a maior parte da sua vida útil adulta para o trabalho. E muitos casos as pessoas acabam ficando 10 ou 12 horas na rua, cinco ou seis dias por semana, em busca do sustento ou de condições de vida melhores para si e também para toda sua família.

Se aposentou? 6 dicas para aumentar a renda e 6 dicas para aproveitar a vida

Mas isso acaba tendo um custo. Muitas pessoas sentem na sua saúde, por exemplo, quando elas simplesmente acabam ficando tão cansadas desta rotina que acabam desenvolvendo uma série de problemas físicos. Existem também as questões psicológicas, especialmente pela falta de tempo disponível para ficar ao lado de familiares e amigos.

Anúncios

Durante todos estes anos de trabalho, grande parte dos profissionais acabam conseguindo aderir a determinados planos de aposentadoria, sejam eles públicos, como o INSS, ou privados, como as previdências privadas que uma pequena parcela dos profissionais consegue criar, basicamente fazendo pagamentos mensais.

E quando chega a hora da aposentadoria, os trabalhadores acabam encontrando tempo para fazer outras coisas. Algumas vão querer aproveitar realmente a vida, enquanto outras vão buscar formas de aumentar sua renda, já que nem sempre o que é pago para os aposentados acaba sendo o suficiente.

Para quem está se aposentando agora, confira algumas dicas do que fazer:

Para os aposentados que querem aproveitar a vida

Planejar as finanças

Anúncios

Antes de mais nada, será preciso planejar as finanças para que essas pessoas realmente não tenham mais que trabalhar durante o período da aposentadoria. Esse planejamento, na maioria dos casos, deve começar muito antes da data da aposentadoria de fato, mas mesmo depois será preciso pensar como o dinheiro será gasto.

Aprenda coisas novas

Essa talvez seja uma das coisas mais interessantes para quem está se aposentando. De uma forma geral, na grande maioria dos casos, o momento da vida que as pessoas aprendem coisas, especialmente em relação a sua formação profissional, elas são muito jovens. A mentalidade de uma pessoa vivida é completamente diferente, e isso pode acabar ajudando a encontrar novas coisas de interesse.

Além disso, nos dias de hoje as pessoas idosas acabam vivendo mais tempo e com uma melhor qualidade de vida. Isso significa que elas vão acabar conseguindo ter mais tempo justamente para aprender coisas novas, sem necessariamente que elas tenham a pressão de ganhar dinheiro com elas.

Dedicar-se aos hobbies

Os hobbies são determinadas atividades que as pessoas fazem ao longo das suas vidas e que não necessariamente estão relacionadas as atividades profissionais, ou seja, nem sempre elas ganham dinheiro com isso. Mas como são atividades que normalmente acabam trazendo uma grande sensação de prazer, existe uma carta dedicação, que nem sempre é plena enquanto as pessoas trabalham.

São diversas as atividades que as pessoas podem acabar desenvolvendo um certo gosto, incluindo decoração, jardinagem, culinária, esportes, e uma série de outras. Este momento de aposentadoria pode ser aquele na qual essas pessoas vão conseguir, de fato, se dedicar por um período maior de tempo.

Fazer trabalhos voluntários

Um outro tipo de atividade que pode acabar trazendo uma sensação muito boa para os aposentados é o voluntário. São muitas as pessoas que, ao longo da sua vida profissional, acabam tendo vontade de fazer algum tipo de atividade que tenha como principal objetivo ajudar outras pessoas, especialmente os mais necessitados.

Mas nem sempre isso é possível. Como o próprio nome entrega, estamos falando justamente de trabalho voluntário. Mesmo sendo feito para ajudar, é um tipo de trabalho que exige uma certa dedicação. Por isso os aposentados podem acabar tendo mais tempo, e até mesmo mais recursos, que podem ser aplicados nestas atividades.

Criar uma rotina de exercícios

A aposentadoria geralmente chega com as pessoas alcançando uma determinada idade mais avançada, momento que o corpo deixa de ter as mesmas respostas e reações de anos anteriores. Caso o idoso realmente queira envelhecer com uma boa qualidade de vida, diminuindo os problemas e as doenças, é muito importante que eles incorporem uma rotina de atividades físicas.

Neste caso, mais uma vez, temos a dificuldade que as pessoas que trabalham todos os dias acabam sentindo para conseguir manter uma rotina de atividades físicas. Já os aposentados acabam tendo mais tempo para isso. Sem contar que diversas pesquisas apontam uma série de benefícios das atividade físicas para os mais velhos.

Fazer e cultivar novas amizades

O momento da aposentadoria também pode ser um momento mais complicado para os idosos, especialmente em relação a saúde mental. Existem muitos casos de depressão neste momento que os mais velhos parem de trabalhar por completo, já que muitos simplesmente não conseguem se ver fazendo outras coisas.

E uma das formas de se manter saudável, também do ponto de vista mental, é conseguir fazer novas amizades. E, mais do que isso, os aposentados podem acabar tendo mais tempo para conseguir cultivar essas amizades, o que também demanda tempo. Hoje em dia a internet pode ser um importante aliado nestas buscas, mas as atividades coletivas, inclusive algumas citadas, podem também ser utilizadas pra conhecer novas pessoas.

Para os aposentados que querem continuar trabalhando

Dar aulas particulares

Uma atividade remunerada interessante que pode ajudar a complementar a renda dos aposentados é a de dar aulas particulares. Hoje em dia as pessoas podem ensinar basicamente qualquer coisa, e os aposentados podem utilizar toda a bagagem e o conhecimento que foram acumulados ao longo de anos para ensinar os mais jovens.

As aulas particulares podem ser oferecidas tanto de uma forma mais tradicional, com encontros presenciais, como também utilizando todos os recursos que e a tecnologia e a internet oferecem nos dias de hoje para otimizar o tempo e o espaço. E, dependendo do assunto, o ensino online acaba realmente sendo muito interessante e poupa o idoso de alguns desgastes.

Venda produtos online

A internet, de fato, acaba concentrando boa parte das melhores oportunidades de atividades remuneradas, especialmente para quem busca algo mais próximo de uma renda extra do que uma fonte de renda principal. E para quem possui tino comercial ou quem gosta de vender, o comércio online pode ser uma proposta interessante.

De uma forma geral, a venda de itens e produtos online está muito mais simples, especialmente para quem é pessoa física. Hoje em dia existem diversos sistemas que automatizam tudo, dos pagamentos até a criação de páginas na internet e conteúdos para redes sociais. Portanto, as pessoas não precisam se preocupar com estes detalhes técnicos. Basta ter uma boa ideia e apostar em produtos que tenham demanda.

Prestar consultoria

Uma das atividades que costumam valorizar bastante os profissionais mais velhos é o da consultoria. Os profissionais que possuem anos de experiência e que desejam oferecer essa bagagem para ajudar empresas, e até mesmo outras pessoas, para que elas consigam atingir determinados objetivos, podem iniciar um negócio de consultoria.

Neste caso, a demanda de tempo acaba sendo muito menor do que o trabalho convencional. Mas, mesmo assim, ela vai exigir uma certa dedicação do aposentado, seja para conseguir formatar um treinamento ou uma assessoria a partir do seu conhecimento sobre um determinado tema, ou seja na hora de buscar clientes, em uma atividade que está mais próxima do comercial.

Cuide de casas

Para os aposentados que estão buscando uma atividade profissional remunerada que não exija que ele tenha que ficar se deslocando para determinados locais de atendimento, uma dica é oferecer seus serviços de cuidados de casas e propriedades de uma forma geral. Em determinadas áreas, este serviço acaba sendo bastante demandas e bem remunerado.

Locais como cidades litorâneas ou então áreas rurais normalmente acabam necessitando de pessoas que cuidem destes imóveis ou de terrenos durante determinados períodos, especialmente quando os donos não estão. E esse trabalho pode acabar trazendo a vantagem ainda de oferecer um local para que os aposentados morem por um determinado período.

Cuide de crianças

Cuidar de crianças nem sempre é uma tarefa simples e fácil, ainda mais para pessoas depois de uma certa idade. Ao mesmo tempo que ser um idoso também pode ser considerado uma vantagem. Existe uma tendencia em muitos locais de pais que procuram pessoas mais velhas para atuarem como espécies de vovôs e vovós de aluguel para os seus filhos.

Basicamente os aposentados acabam ocupando o espaço destas figuras importantes na vida dos pequenos, mas que nem sempre estão disponíveis nas famílias. Os mais velhos podem dedicar o seu tempo para oferecer momentos de qualidade e diferenciados para os pequenos, contando histórias, fazendo determinadas brincadeiras, acompanhando eles até a escola, etc.

Vale ressaltar que os cuidados com as crianças, em alguns casos, podem exigir determinadas formações ou certificações. Por isso, é muito importante se informar sobre essas possíveis exigências antes de iniciar a atividade de fato.

Alugue quartos da sua residência

Uma outra forma de conseguir uma renda extra é aproveitar os espaços que estão disponíveis na casa e oferecer eles para outras pessoas. O aluguel de quartos em residências se tornou um negócio disseminado ao redor do mundo, especialmente em cidades ou locais que atraem mais público e turismo. E o processo de aluguel acaba sendo muito mais simples e menos burocrático do que o aluguel de uma casa via imobiliária, por exemplo.

Plataformas como o Airbnb, por exemplo, permitem que as pessoas ofereçam seus espaços de uma forma muito mais simples e segura, inclusive contando com todo um suporte de uma comunidade para aumentar a segurança. Essa também pode ser uma oportunidade dos idosos conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.