Recebeu um feedback negativo? Saiba como reagir

Aprenda como lidar com esses momentos comuns no dia a dia de quem trabalha.

Publicado em 10/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria das pessoas que trabalham para uma determinada empresa já passou pelo famoso momento no qual o superior chama para uma sala separada e passa o feedback. Quem nunca sentiu um frio na barriga quando isso acontece? Afinal de contas, por mais que alguns retornos possam ser positivos, a tendência é justamente o contrário.

Recebeu um feedback negativo? Saiba como reagir
Créditos: Depositphotos

O feedback faz parte de um conjunto de ações que os profissionais de áreas que estão diretamente relacionadas à gestão de pessoas, ou então profissionais que estão ocupando vagas de coordenação, gerência e afins, precisam incorporar ao seu dia a dia. Afinal de contas, muitas das suas tarefas estão diretamente relacionadas justamente à gestão dos funcionários de uma forma geral.

Para o funcionário, é sempre desagradável escutar uma avaliação negativa em relação ao seu trabalho. Além disso, essa experiência ainda pode se tornar pior dependendo da forma como esse feedback é passado e até mesmo do perfil do gestor que é responsável por passar esse retorno.

Nesse momento, pode ser que o funcionário entre em estado de negação. Ou seja, as pessoas simplesmente não concordam com os argumentos que estão sendo passados pelo gestor. E, em alguns casos, realmente a situação pode acabar sendo repassada de uma forma muito pior do que realmente é.

Mas é sempre importante lembrar que esse feedback nada mais é do que a visão que o gestor está tendo do seu trabalho naquele momento. E essa visão acaba sendo a que importa dentro da grande maioria das estruturas organizacionais das companhias. Por isso, é muito importante entender o que está acontecendo e se preparar para reagir de uma forma adequada, com a possibilidade até mesmo de transformar esse momento em algo positivo.

O que é um feedback negativo?

Podemos definir o feedback negativo como um momento no qual um profissional, normalmente em uma posição superior hierárquica dentro da estrutura da empresa e que esteja diretamente relacionado ao acompanhamento das atividades do dia a dia do funcionário em questão, faz observações ou comentários, apontando falhas, erros e aspectos que necessitam de atenção ou melhorias no trabalho.

A intenção do gestor quando passa um feedback negativo para um funcionário, na grande maioria dos casos, é promover uma reflexão de parte da pessoa para que ela possa mudar determinados aspectos, se alinhando às expectativas da empresa ou do gestor. Em alguns casos, também pode ser um convite a escutar o ponto de vista do profissional que está recebendo esse feedback.

Dicas de como reagir a um feedback negativo

Mantenha o controle das reações emocionais

Um dos primeiros cuidados que as pessoas precisam tomar é com suas reações puramente emocionais. Muitas vezes o corpo acaba traduzindo os sentimentos internos sem que as pessoas consigam se dar conta, seja mudanças nas expressões do rosto, suor, movimentos involuntários dos braços, etc.

Nesse caso, é importante apelar para algumas dicas e técnicas que são simples e que realmente ajudam as pessoas na retomada desse controle emocional. Respirar fundo e contar até 10 mentalmente ajuda a evitar que alguma ação impensada seja tomada naquele momento.

Escute com atenção

No momento que a pessoa estiver recebendo o feedback, é muito importante aprender a escutar com atenção. Evitar ficar interrompendo durante a fala do gestor sempre é a melhor alternativa. Ao mesmo tempo, as pessoas devem se manter ali presentes, escutando e absorvendo tudo o que está sendo falado, até mesmo para que ela consiga apresentar algum contraponto.

Agradeça pelo feedback

Esse é um comportamento que vai diretamente contra o que a pessoa vai estar querendo fazer naquele momento. Mas essa pode ser uma dica valiosa, uma vez que pode pegar até mesmo o gestor de surpresa. Essa é uma atitude que demonstra muita maturidade de parte do funcionário.

Não precisa ser algo muito elaborado, mas frases como: "Obrigado por apontar isso, vou refletir sobre como melhorar." demonstram para o gestor uma vontade de mudança.

Reflita e faça uma análise crítica

O próximo passo é, internamente, fazer uma reflexão sobre tudo o que foi dito. Pergunte a si mesmo: "Essa crítica faz sentido? O que posso aprender com ela?" Nesse momento, também é importante que o funcionário consiga separar o que foi apontado como um fato e aquilo que pode ser classificado como uma opinião.

Caso fique alguma dúvida em relação ao que foi colocado durante o feedback, é muito importante levar esses questionamentos até a pessoa, o que pode ser feito tanto no mesmo momento como posteriormente. Mas é importante que o funcionário não fique com dúvidas para que seja possível colocar em prática algum tipo de plano de mudança.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.