O que é Seguro Prestamista? Entenda como ele funciona na prática
Seguro normalmente é oferecido pelos bancos no momento que o cliente solicita um empréstimo.
Existem diversos tipos de seguros disponíveis no mercado. Algumas dessas apólices acabam sendo focadas justamente em proteger determinados bens, como os veículos ou os imóveis. Já algumas outras apólices são destinadas a indenizar os clientes diante de algum problema relacionado à vida e integridade dos humanos envolvidos.

O seguro prestamista acaba sendo uma dessas opções de apólices, destinada justamente àquelas pessoas que querem garantir uma proteção financeira para os seus dependentes e beneficiários em casos inesperados. Mas, diferentemente do seguro de vida, o prestamista é oferecido apenas para as pessoas que adquirem determinados tipos de linhas de crédito, como o empréstimo consignado.
Entenda melhor como funciona o Seguro Prestamista e quais são as ocasiões nas quais ele pode ser contratado.
O que é Seguro Prestamista?
O Seguro Prestamista é um tipo de apólice feita pelos clientes dos bancos e das instituições financeiras de uma forma geral que visa proteger as pessoas que realizam determinadas operações de crédito, como a contratação de empréstimos, financiamento ou então de consórcios.
O objeto segurado nessa apólice acaba sendo justamente a operação de crédito. Nesse caso, o principal beneficiário direto acaba sendo o banco ou a instituição financeira, mas o beneficiário indireto pode ser o próprio contratante ou então as pessoas que poderiam assumir essa dívida, em determinadas situações.
Esse seguro entra em ação a partir do momento que a pessoa responsável pelo contrato de empréstimo enfrenta uma situação que afete sua capacidade de pagamento, tais como desemprego, invalidez ou até mesmo falecimento. Em qualquer uma das situações, o saldo devedor poderá ser parcialmente ou completamente pago, de acordo com as condições do contrato.
Essa acaba sendo uma forma de garantir que o pagamento dessas contas aconteça, sem onerar a própria pessoa, a partir do momento que ela perder o emprego, ou então seus herdeiros diretos, caso essas pessoas venham a falecer.
Como funciona, na prática, o Seguro Prestamista?
Na prática, o Seguro Prestamista é uma apólice oferecida pelo banco ou pela instituição financeira para o cliente que solicita uma determinada operação de crédito, podendo ser um empréstimo, um financiamento ou um consórcio. O valor do prêmio acaba sendo cobrado junto com as parcelas.
A seguradora responsável pode ser tanto uma empresa que esteja diretamente relacionada ao banco ou à instituição financeira, ou então uma instituição parceira. Se ocorrer qualquer sinistro previsto nas coberturas, a seguradora terá que ser acionada para assumir a responsabilidade pelos pagamentos, que poderão ser parciais ou totais.
Quais são os casos cobertos no Seguro Prestamista?
Os casos nos quais a seguradora poderá ser acionada variam de acordo com as coberturas que estão devidamente indicadas no contrato assinado. Algumas dessas coberturas acabam sendo presentes de uma forma mais frequente, incluindo:
Morte do segurado – Nesse caso, a comprovação deverá ser informada pelos responsáveis e parentes mais próximos, especialmente os herdeiros, já que em determinados casos as dívidas podem vir a ser cobradas do espólio. Se a cobertura for total, a dívida será paga completamente pela seguradora, sem que nada fique em aberto;
Invalidez permanente ou temporária – Muitas apólices também incluem essa cobertura no Seguro Prestamista, indicando que a pessoa que passe por esse tipo de situação também perde sua capacidade de pagamentos. Nesse caso, a cobertura também acaba dependendo do tipo de contrato, podendo ser parcial ou completa;
Desemprego involuntário – Caso o cliente perca o seu emprego de forma involuntária, ou seja, quando a pessoa é demitida sem justa causa, ele também pode acionar a seguradora responsável pela apólice, justamente para garantir que esses pagamentos continuem sendo feitos. Mas, nesse caso, pelo menos na maioria dos contratos, a previsão é de que a seguradora arque com os pagamentos de algumas parcelas;
Doença grave – Nesse tipo de cobertura, os clientes dos bancos e das instituições financeiras também podem ter parcelas pagas a partir do momento que forem diagnosticados com doenças consideradas graves. O critério normalmente nesses casos é justamente algum problema de saúde que impeça a pessoa de continuar trabalhando.
Como acionar o seguro prestamista?
Na maioria dos casos, esse é um tipo de seguro que é acionado de forma automática, nos casos em que ele cubra apenas o pagamento da dívida. Mas, caso o banco ou a instituição financeira siga fazendo as cobranças, pode ser que os herdeiros tenham que comprovar, com um atestado de óbito e os documentos do seguro, essa condição.
Em outros casos, esse seguro prestamista também pode prever o pagamento de determinados valores para os beneficiários. Nesse caso, pode ser necessário que as pessoas apontadas como beneficiárias apresentem os documentos, como a apólice.