O que é investimento em capitalização: Entenda como funciona esse ativo

O produto normalmente é oferecido para quem deseja começar a guardar dinheiro.

Publicado em 19/07/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Guardar dinheiro pode ser feito das mais variadas formas e utilizando as mais diversas estratégias, dependendo do gosto e também dos objetivos de cada pessoa. Existem aqueles mais convencionais e desconfiados, que preferem guardar dinheiro em casa, mantendo esses valores sempre próximos caso haja a necessidade de uso.

O que é investimento em capitalização: Entenda como funciona esse ativo
Créditos: Divulgação

Outras pessoas utilizam sua conta bancária, mas não se preocupam em separar o dinheiro que está sendo guardado daquele que é utilizado no dia a dia para o pagamento das contas. Nesse caso, deve existir um controle justamente para que os valores permaneçam ali e não sejam utilizados para compras ou pagamentos de despesas.

Por último, existem aquelas pessoas que guardam dinheiro utilizando produtos financeiros, visando não apenas separar os valores daqueles que fazem parte do orçamento do dia a dia, como também buscando obter algum tipo de rentabilidade, até mesmo para proteger o dinheiro da desvalorização.

Nessa terceira opção, existem muitas alternativas, desde a tradicional poupança até outras opções de investimentos. E nesse campo surge um termo que, durante muitos anos, se tornou muito popular, mas que hoje em dia acabou sendo menos recorrente, mas ainda sobrevive: a capitalização.

Entenda como funcionam os famosos títulos de capitalização e saiba se eles realmente ainda compensam:

O que é um título de capitalização?

Os chamados títulos de capitalização funcionam como produtos financeiros que podem ser utilizados para que as pessoas guardem dinheiro, aplicando os valores ao longo de um determinado período. Mas, além disso, esses valores que ficam reservados nos títulos permitem que elas concorram a uma série de prêmios durante sua validade.

Ou seja, basicamente é um título de crédito que funciona como uma aplicação, mas com o diferencial do seu caráter lotérico, que pode fazer com que as pessoas ganhem prêmios, que podem ser em dinheiro ou outros estabelecidos pelo emissor.

Esse é um produto regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão ligado ao Ministério da Fazenda que também regula o mercado de seguros e a previdência privada. Eles podem ser comercializados por empresas que sigam as regras da Susep, mas, na maioria dos casos, são emitidos pelos bancos e pelas financeiras.

Título de capitalização pode ser considerado investimento?

Apesar de ser vendido e considerado pelos seus emissores como um tipo de investimento, uma vez que parte deles retorna os valores para as pessoas com juros e correção monetária, a grande maioria dos profissionais que trabalham na área financeira afirmam que o título de capitalização não pode ser considerado como um ativo financeiro de investimento.

Isso acontece basicamente em virtude do retorno financeiro que as pessoas recebem a partir do momento em que elas conseguem seu dinheiro de volta. Na maioria dos casos, essa rentabilidade real fica próxima a zero, uma vez que costuma ser associada à Taxa Referencial (0,07% em 2024).

Portanto, na prática, o retorno que a pessoa pode ter desse dinheiro normalmente não cobre a inflação do período, o que faz com que, na prática, o valor perca seu poder de compra. Apenas as pessoas que realmente ganham nos sorteios podem ter um retorno real sobre o valor aplicado.

Principais títulos de capitalização encontrados no mercado

  • Modalidade tradicional: Título cujo principal objetivo é incentivar as pessoas a guardar dinheiro. Ao final da validade do título, tendo pago todas as parcelas, a pessoa consegue retirar o valor total que depositou junto com a correção citada anteriormente. Caso precise resgatar o dinheiro antes, haverá descontos.
  • Modalidade compra programada: Nesse caso, a pessoa adquire um título para conseguir receber um bem ou serviço ao final do período. Na prática, funciona como os famosos consórcios, mas sem a possibilidade de ter acesso ao bem de forma antecipada, salvo exceções.
  • Modalidade popular: Esse é o tipo de título mais comum, que atrai especialmente as pessoas que gostam de participar de sorteios. Ele garante que as pessoas participem de jogadas de sorte que podem lhes render prêmios em dinheiro ou produtos e serviços. Mas, ao final do período, as pessoas conseguem resgatar apenas parte do valor que foi investido no momento em que ela adquiriu o título.
  • Modalidade incentivo: Esse é um modelo específico que normalmente é destinado às empresas. O objetivo é, quase sempre, fidelizar os clientes ou motivar os funcionários, oferecendo prêmios para quem mantém as cotas em dia.

Vale a pena investir em título de capitalização?

Apesar de ser uma modalidade que pode ser interessante para quem gosta de participar de sorteios e jogadas de sorte, como investimento essa é uma modalidade que não vale a pena. Hoje em dia, o mercado financeiro oferece uma série de opções que oferecem tanta segurança quanto os títulos de capitalização e um retorno financeiro muito maior.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.