O que é efeito manada? Entenda os problemas desse comportamento no mundo dos investimentos

Movimentação pode acabar alterando completamente as estratégias de investimento escolhidas.

Publicado em 29/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mundo dos investimentos está diretamente atrelado à economia de um planeta inteiro. Como atualmente tudo está conectado, muitas vezes um pequeno movimento do outro lado do mundo pode acabar interferindo diretamente na economia local. Essas movimentações podem acontecer das mais variadas formas, tanto vindas de empresas como de governos e dos próprios investidores.

O que é efeito manada? Entenda os problemas desse comportamento no mundo dos investimentos
Créditos: Divulgação

Mas, apesar de a economia lidar muito com as ciências exatas, especialmente a matemática, existem diversas questões que são intrinsicamente humanas e que interferem nesse cenário. E um desses aspectos é chamado de efeito manada, que é considerado basicamente como um fenômeno da psicologia social, mas que possui efeitos práticos na economia.

Entenda o que pode ser considerado como um efeito manada e como ele pode impactar e mudar as estratégias de investimentos adotadas.

O que é efeito manada?

O efeito manada é um fenômeno psicológico e social que pode ser observado em diversos aspectos da nossa sociedade. Mas, de uma forma geral, ele acaba fazendo referência à tendência de indivíduos seguirem a opinião ou ação de um grupo irracionalmente e sem analisar os fatos ou fundamentos.

Existem diversas explicações para esse comportamento adotado pelas pessoas de uma forma geral, mas uma das principais é a influência da opinião de grupos na tomada de decisão individual, resultando em comportamentos impulsivos. Existe uma tendência também de crescimento exponencial na quantidade de indivíduos envolvidos.

O nome faz uma referência direta a um termo bastante utilizado para definir o comportamento de muitos animais, que passam a tomar determinadas atitudes a partir do momento em que identificam o movimento feito por outros animais.

O que é o efeito manada no mundo dos investimentos?

Quando estamos falando do mundo dos investimentos, basicamente esse comportamento está atrelado a determinados movimentos que acontecem de forma inesperada ou provocada, levando uma grande quantidade de pessoas a tomar uma decisão que, em teoria, não faz sentido.

Por exemplo, quando uma grande quantidade de pessoas passa a comprar as ações de uma determinada empresa a partir da observação do comportamento de alguns players do mercado, provocando rapidamente uma grande valorização dos papéis. O mesmo pode acontecer com a venda das ações, quando muitas pessoas decidem se desfazer dos papéis de uma empresa ao mesmo tempo.

Principais riscos de seguir o efeito manada

  • Aumento da possibilidade de perder dinheiro – Quando as pessoas tomam determinadas atitudes a partir da movimentação de mercado sem levar em consideração suas próprias estratégias e prioridades, o risco do negócio acaba se tornando muito maior;
  • Volatilidade no mercado – Esses comportamentos, tomados por um grupo de pessoas de forma coletiva, mas pontual, tornam o mercado e aquele ativo muito mais voláteis. Ou seja, ele pode acabar assumindo diferentes valores. Por conta disso, fica mais complicado chegar a esse valor de forma definitiva;
  • Perda de boas oportunidades – Ao tomar decisões apenas baseadas nesse comportamento coletivo, as pessoas podem acabar perdendo algumas oportunidades que sejam mais interessantes para elas, de acordo com sua estratégia e levando em consideração o seu perfil.

Dicas para fugir do efeito manada

Prefira fazer uma pesquisa mais profunda

Observar esses movimentos de efeito manada é sempre muito importante, até mesmo para que as pessoas entendam, de fato, o que está acontecendo com o mercado. Mas, antes de tomar qualquer atitude, é muito mais interessante fazer uma pesquisa um pouco mais profunda, analisando o histórico das operações e buscando projeções com base em dados mais concretos.

Mantenha sempre a calma

Um dos segredos apontados pelos especialistas em investimentos para ter sucesso nessa movimentação financeira é tentar sempre manter a calma e ter controle emocional. Isso é importante em todos os momentos, mas se torna ainda mais fundamental nesses momentos de efeito manada.

Não tome atitudes apenas baseadas em um grupo

Muitas vezes, os movimentos que são realizados por um determinado grupo e que podem acabar desencadeando esse efeito manada podem parecer espontâneos, especialmente para quem não possui muita experiência no mercado. Mas eles podem acabar sendo criados a partir de determinados interesses. E, quando o investidor não está ciente desses interesses, a chance de ele não conseguir lucrar com esse movimento é muito grande.

Priorize sempre sua estratégia

As estratégias adotadas pelos investidores podem e devem sofrer algumas mudanças no decorrer do caminho. Mas é sempre importante que elas estejam alinhadas a um direcionamento e sejam tomadas apenas quando existirem dados e informações que corroborem isso. Do contrário, pode ser mais interessante manter sua estratégia, mesmo que ela vá contra um determinado efeito manada que aconteça no momento.

Estude sobre emoções e psicologia econômica

Essas áreas buscam justamente entender como acontecem esses movimentos e ajudam a preparar os investidores para que eles se organizem e façam sempre as melhores escolhas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.