Governo dos Estados Unidos muda regras para renovação do visto
Veja como ficou o processo depois das alterações para a renovação do visto americano.
A Embaixada dos Estados Unidos anunciou nessa semana uma pequena mudança nas regras da renovação do visto que permite a entrada de estrangeiros brasileiros e outros no país. De acordo com as informações que foram divulgadas, a alteração acabou sendo na regra de isenção de entrevista no procedimento para não imigrantes, ou seja, para as pessoas que solicitam vistos como turista ou como estudantes.

O governo dos Estados Unidos acabou promovendo uma mudança anterior, durante a pandemia, em relação ao prazo para renovar sem entrevista foi ampliado para vistos expirados há até 48 meses. Mas uma alteração foi feita nessa semana, quando o atual presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma nova lei.
Agora, já que a lei assinada possui efeito imediato, o tempo máximo para a renovação do visto americano sem entrevista voltou a ser de, no máximo, 12 meses. A informação atualizada, inclusive, já está disponível no site oficial da Embaixada dos Estados Unidos.
O processo de agendamento da entrevista para renovação desse visto já está disponível no site do Centro de Atendimento ao Solicitante. No formulário que deve ser preenchido, o solicitante deve já responder algumas questões que determinam se a pessoa pode ser considerada como elegível para o processo de solicitação de visto sem a necessidade de entrevista.
Além disso, pessoas com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem solicitar a renovação do visto sem a entrevista.
Existem ainda algumas regras para que os brasileiros consigam a isenção da entrevista na renovação:
- Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
- O visto anterior não ter sido perdido, roubado, cancelado ou revogado;
- Não ter tido o visto recusado na sua última solicitação;
- Nunca ter sido preso ou condenado por um crime, deportado ou impedido de entrar nos EUA.
Como tirar o visto para entrar nos Estados Unidos?
Escolha o tipo de visto ideal para o caso
Antes de mais nada, é preciso definir o tipo de visto que será solicitado, sendo que ele varia de acordo com o motivo da viagem. O mais comum é o chamado B-2, que é o visitante a passeio, destinado as turistas. Além disso, eles também disponibilizam vistos para visitantes a negócio, trânsito, estudantes, programas de intercâmbio e estudante vocacional.
Preencha o formulário de visto DS-160
Esse pode ser considerado como um dos formulários mais famosos e conhecidos nesse segmento turístico. Esse formulário está disponível na internet, possui diversas etapas e exige uma série de informações de parte dos solicitantes. É recomendado que as pessoas tenham muita atenção, pois qualquer falha nos dados pode levar a negativa do processo como um todo.
Existem até mesmo empresas e consultores que ajudam nesse processo, para que as pessoas consigam preencher de forma correta.
Pague a taxa
A partir do momento que o preenchimento do formulário estiver completo, é gerado uma guia de pagamento da taxa. Somente depois que esse pagamento estiver devidamente confirmado pelo sistema é que a pessoa terá acesso a etapa de agendamento.
Na hora de fazer o pagamento, será necessário fazer um cadastro específico no site para o qual a pessoa será redirecionada. O pagamento poderá ser feito tanto via boleto como através de cartão de crédito.
Agende sua visita
Acesse o site do Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e agende uma visita. Os solicitantes terão que comparecer no local e na data confirmada. No dia, será preciso levar uma lista de documentos solicitado na página.
Na maioria dos casos, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. Geralmente a entrevista para o visto ocorre no Consulado e o processo é feito em dois dias, mas isso vai depender da cidade em que você está fazendo o seu visto saiba mais sobre no tópico “como fazer o visto em diferentes cidades”.
Retirada do visto
Após a aprovação do visto, as pessoas receberão um aviso e terão até 10 dias para retirar o documento. Todo o acompanhamento pode ser feito pela internet.