Como ser um trainee? Entenda mais sobre essa modalidade de contratação

Programas são destinados à contratação de jovens recém-formados para o mercado de trabalho.

Publicado em 07/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas empresas investem na formação profissional de trabalhadores que podem ocupar posições estratégicas e muito importantes dentro das companhias. Além de dar prioridade para pessoas que tenham formação em nível superior, o objetivo dessas companhias é conseguir formar pessoas que estejam mais alinhadas com os valores e com as estratégias adotadas.

Como ser um trainee? Entenda mais sobre essa modalidade de contratação
Créditos: Divulgação

Os programas de trainee acabam tendo justamente esse foco: atrair pessoas que recém concluíram sua graduação e, consequentemente, estão começando sua vida profissional. Mas é importante entender como de fato esses programas funcionam, pois não se trata de uma modalidade de contratação prevista nas leis trabalhistas e correlacionadas.

Saiba mais sobre como funciona um programa de trainee e confira algumas dicas para quem está interessado em trabalhar dessa forma.

O que é um programa de trainee?

Um programa de trainee nada mais é do que um projeto que visa a contratação de profissionais recém-formados em cursos de nível superior por uma determinada empresa. Esses programas normalmente também podem abrir vagas específicas para as pessoas que estão prestes a se formar, nos últimos semestres da faculdade.

Esses programas normalmente visam a contratação de pessoas que podem assumir vagas que são consideradas como estratégicas dentro das empresas, normalmente focadas em gestão, administração, marketing e afins. Alguns programas acabam permitindo que os selecionados passem por diferentes áreas de um mesmo negócio, para que eles consigam ter uma visão um pouco mais completa.

Outra característica dos programas de trainee é que normalmente a contratação é feita por um período específico. Ou seja, as pessoas sabem exatamente quando os seus contratos vão terminar, podendo ser renovado ou não, de acordo com a demanda do negócio.

Quais são os direitos de um profissional trainee?

Um erro que muitas pessoas cometem, especialmente estudantes que ainda estão entendendo como esse tipo de negócio funciona, é confundir os programas de trainee com os estágios.

Os estudantes que são contratados como estagiários não são considerados como profissionais CLT. Eles possuem uma série de regras próprias definidas na Lei do Estagiário, incluindo um limite de 6 horas diárias, supervisão do trabalho pela instituição de ensino onde o aluno está matriculado, contratos de seis meses renováveis pelo período máximo de 2 anos em cada empresa, dentre outras.

Já os profissionais que são contratados como trainee basicamente são funcionários CLT, ou seja, possuem todos os direitos das pessoas que são contratadas para vagas de trabalho comuns dentro das empresas privadas. Portanto, eles possuem direitos como:

  • Férias remuneradas
  • 13º salário
  • FGTS
  • INSS
  • Vale-alimentação e vale-transporte (dependendo da empresa)

Basicamente todos os benefícios que são oferecidos para os funcionários de categorias semelhantes dentro das empresas também são oferecidos para os profissionais que trabalham como trainee, o que nem sempre acontece com os estagiários.

A grande diferença está justamente nesse programa pelo qual os trainees passam e na possibilidade de, rapidamente, assumir vagas de liderança dentro das companhias, pois esse acaba sendo justamente o grande objetivo.

Principais vantagens de ser trainee

Desenvolvimento profissional - Aqueles que estão terminando a sua graduação ou que acabaram recentemente conseguem assumir vagas e posições que normalmente são destinadas a pessoas que possuem mais experiência. Isso acelera muito o desenvolvimento profissional das pessoas, incluindo como experiência para atuar em outras companhias.

Maior visibilidade - Os trainees normalmente trabalham diretamente com as pessoas que possuem cargos de liderança dentro das empresas, o que faz com que ele consiga uma maior visibilidade.

Bons salários - Muitas empresas de médio e de grande porte oferecem programas de trainee com salários acima da média do que pessoas que estão começando normalmente ganham.

Principais desvantagens dos programas de trainee

Concorrência e seleção - Dependendo do tamanho e da fama da empresa ou do programa, o processo seletivo pode acabar se tornando um grande desafio, com muitas pessoas concorrendo e com diversas etapas que precisam ser superadas.

Contrato com tempo definido - Os programas de trainee possuem um tempo definido, e caso o profissional não seja contratado de forma definitiva pela empresa, ele terá que procurar um novo emprego. A média de duração desses programas é de cerca de 2 anos.

Dicas para quem quer ser trainee

  • Estude bastante sobre a empresa, pois em diversas etapas do processo seletivo os candidatos poderão acabar sendo desafiados a responder e demonstrar seus conhecimentos em relação ao local onde eles querem trabalhar.
  • Busque informações sobre como funciona cada etapa do processo seletivo.
  • Engaje de forma genuína, dando o seu máximo em cada uma das etapas do processo seletivo e demonstre isso o tempo inteiro.
  • Foque nos seus diferenciais durante todo o processo, seja através das experiências adquiridas até aquele momento, os cursos complementares, projetos que foram desenvolvidos, e outras conquistas que podem ser valorizadas pelos contratantes.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.