Como funciona o financiamento para construção? Entenda essa linha de crédito
Empréstimo é focado para quem deseja aplicar o dinheiro na construção.
No momento em que as pessoas buscam uma linha de crédito ou de empréstimo, elas contam com as mais variadas opções disponíveis no mercado financeiro. Alguns empréstimos são de caráter pessoal, com o valor sendo depositado diretamente na conta do cliente para que ele possa gastar da forma que mais lhe convém.

Em outros casos, essas linhas de crédito acabam sendo específicas para a aplicação em determinadas frentes. No caso dos financiamentos, por exemplo, esse dinheiro acaba sendo direcionado para a compra de determinados bens e serviços.
A grande diferença está nos custos desses empréstimos e no valor do dinheiro de uma forma geral. A liberação de linhas de crédito para fomentar determinadas áreas da economia pode acabar sendo parte de uma estratégia, seja do governo ou da iniciativa privada, justamente para incentivar o desenvolvimento do setor ou atender determinadas demandas sociais.
Um exemplo é o financiamento para construção. Esse é um tipo de dinheiro que acaba sendo liberado para que as pessoas e as empresas consigam construir e reformar imóveis para diferentes modalidades. A construção civil é um setor muito importante e estratégico da economia.
No caso das empresas, por exemplo, normalmente a construção é sinônimo de investimento. Já no caso das pessoas, a liberação de linhas de crédito para construção pode ajudar quem precisa construir e formar sua casa própria, o que é uma demanda social muito forte e importante.
Entenda melhor como funciona o financiamento para construção e quem pode obter esse tipo de dinheiro:
O que é o financiamento para construção?
Esse é um tipo de crédito ou financiamento que tem como principal objetivo auxiliar as pessoas ou as empresas que necessitam de crédito para a construção e também para a reforma de imóveis e outros tipos de projetos.
Uma das principais características desse financiamento é a liberação dos valores de acordo com o andamento da obra ou o condicionamento do gasto das verbas para a compra de materiais ou para a execução de serviços. Mas a forma como esses valores são disponibilizados varia de acordo com o tipo de contrato de financiamento liberado pelo banco ou pela instituição financeira.
Como contratar um financiamento para construção?
Escolha um banco com taxas competitivas
Antes de tudo, começa pela escolha de um banco ou de uma instituição financeira que ofereça essas linhas de crédito focadas na construção. É importante fazer uma boa pesquisa para conseguir identificar aquelas empresas que oferecem as melhores opções.
No momento da pesquisa da proposta, é muito importante levar em consideração informações como taxas de juros cobradas, as condições de pagamento que serão colocadas no contrato, os requisitos necessários para que o empréstimo seja liberado e também a reputação e a confiabilidade da instituição, especialmente quando a modalidade de contrato prevê a liberação da verba de acordo com os estágios da obra.
Prepare-se para a análise de crédito
Depois de escolher a instituição financeira que oferece a melhor opção, é importante que o solicitante se prepare para o momento da análise de crédito. Mesmo que o banco em questão seja uma empresa com a qual a pessoa tenha algum tipo de histórico e de bom relacionamento, essa análise será feita, até mesmo para que os bancos tenham alguma certeza em relação à sua capacidade de pagamento.
A análise de crédito deverá levar em conta uma série de informações, tanto as que serão colocadas pelo próprio solicitante quanto aquelas que os bancos e as instituições financeiras já possuem, incluindo renda, histórico de pagamentos, dívidas existentes, contas em seu nome e demais aspectos financeiros que sejam considerados relevantes.
Comprovação de posse do imóvel
No caso dos financiamentos que são específicos para atividades de construção e reforma, uma das condições que podem ser colocadas pelo banco ou pela instituição financeira é que o solicitante comprove a posse do bem no qual o dinheiro será gasto.
Nessa etapa, a empresa poderá solicitar documentos que comprovem que a pessoa, de fato, detém o direito de posse de um determinado terreno ou imóvel que passará pela reforma. Entre os documentos que normalmente são aceitos estão escrituras, matrículas atualizadas, entre outros.
Aprovação, contratação e liberação de recursos
Com tudo certo, os bancos e as instituições financeiras podem aprovar o crédito, posteriormente apresentando o contrato que deverá ser assinado. Nesse contrato devem constar os cronogramas de liberação do crédito, bem como as condições que devem ser atendidas pelo solicitante para que ele possa acessar esse dinheiro, caso seja esse o formato do financiamento.
Além disso, esse contrato também deve incluir as condições de pagamento, com os valores das parcelas e as datas de vencimento.