Como excluir uma chave Pix? Confira o guia completo

Aprenda como apagar alguma chave cadastrada em bancos para utilizar em outras instituições financeiras.

Publicado em 10/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As chaves Pix se tornaram informações importantes no dia a dia das pessoas, uma vez que esse sistema se tornou rapidamente o mais utilizado pelos brasileiros quando o assunto é fazer pagamentos digitais de forma segura e instantânea. São dados simples, mas que reúnem todas as informações necessárias para receber ou enviar dinheiro.

Como excluir uma chave Pix? Confira o guia completo
Créditos: Divulgação

O sistema definiu dois grupos de chaves dentro do sistema Pix. As chaves aleatórias são aquelas que podem ser geradas diretamente através dos aplicativos e que permite que as pessoas solicitem pagamentos mediante um QR Code ou então um link.

Existem também as chaves fixas, que são informações que fazem parte dos dados únicos de cada usuário e que podem ser utilizadas a qualquer momento para fazer uma transferência via Pix. Essas chaves precisam ser cadastradas junto ao banco, permitindo que ela seja vinculada a uma determinada conta corrente.

A partir do momento que uma das chaves fixas é cadastrada em um banco, o mesmo tipo não pode ser utilizado ao mesmo tempo em um cadastro em outro banco. Por isso, caso o usuário tenha interesse em mudar de banco, será necessário excluir a chave Pix e cadastrá-la em outra instituição.

Saiba mais sobre as chaves Pix e aprenda como excluir ela de um determinado banco, liberando para que o dado possa ser utilizado em uma outra conta.

Quais são as chaves Pix possíveis de serem utilizadas?

O sistema Pix funciona baseado nas chaves, que acabam concentrando as informações da conta e de identificação dos clientes em um único dado. Com isso, as pessoas podem acabar utilizando apenas essa informação no momento em que elas solicitam um Pix, tornando o processo muito mais fácil.

Uma pessoa pode ter até 3 tipos de chaves Pix que são consideradas como as informações fixas, que são dados que devem pertencer ao usuário e que devem ser validados de alguma forma: CPF (ou CNPJ caso seja uma conta pessoa jurídica), número de celular e endereço de e-mail.

O número do CPF deve ser sempre o mesmo informado na abertura da conta. Já os números de telefones e os endereços de e-mail devem ser confirmados mediante código. Mesmo que as pessoas tenham mais de um número de telefone e mais de um endereço de e-mail, será possível cadastrar apenas uma chave de cada tipo.

Além desses três, ainda é possível gerar uma chave aleatória, que será um código único criado pelo sistema do Banco Central e informado através do aplicativo do banco.

Sempre que o cliente de um determinado banco esteja utilizando uma das três chaves Pix fixas e desejar utilizar o mesmo dado em outro banco, será necessário fazer o processo de exclusão. Agora, caso o cliente gere um novo código aleatório, automaticamente o antigo deixará de ser utilizado.

Por que excluir uma chave Pix?

Como mencionado anteriormente, o principal motivo para exclusão de uma chave Pix é justamente a troca de conta utilizada para enviar ou receber dinheiro. Mas também existem outros motivos que podem acabar justificando essa exclusão.

Por exemplo, em muitos casos os clientes dos bancos cadastram uma determinada chave Pix que está relacionada a uma informação pessoal, como o telefone celular ou endereço de e-mail, que pode acabar sendo comprometido. Nesse caso, o mais recomendado é que a chave seja excluída, evitando maiores problemas.

Além disso, as pessoas também podem perder o acesso ao endereço de e-mail informado ou ao número de telefone. Se isso acontecer, caso seja necessária uma nova autenticação mediante código informado, isso não será possível, causando um problema na hora de enviar ou receber dinheiro.

Como excluir uma chave Pix?

O procedimento de exclusão de uma determinada chave Pix sempre deve ser feito diretamente no aplicativo do banco ao qual ela está vinculada. Apesar de serem parecidos, os passos variam em cada interface de aplicativo.

Confira o passo a passo dos principais bancos:

Banco do Brasil:

  • Acesse o app do Banco do Brasil.
  • Entre em “Pix” > “Minhas chaves Pix”.
  • Selecione a chave que deseja apagar.
  • Clique em “Excluir chave”.

Itaú:

  • Abra o aplicativo Itaú.
  • Toque em “Pix” > “Minhas chaves”.
  • Escolha a chave.
  • Confirme a exclusão.

Bradesco:

  • Abra o app Bradesco.
  • Acesse “Pix”.
  • Entre em “Consultar chaves”.
  • Selecione a chave e clique em “Excluir”.

Nubank:

  • No aplicativo, vá até “Área Pix”.
  • Selecione “Minhas chaves”.
  • Toque na chave que quer apagar.
  • Clique em “Excluir chave”.

Inter:

  • Abra o app do Banco Inter.
  • Vá em “Pix”.
  • Vá em “Minhas Chaves”.
  • (O procedimento de exclusão deve seguir os mesmos princípios dos demais bancos, selecionando a chave desejada e buscando a opção "Excluir").
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.