Como começar a vender trufas para a Páscoa de 2025? Confira dicas
Doces estão entre os mais procurados durante a temporada de Páscoa.
A Páscoa pode trazer uma série de oportunidades para quem está interessado em ganhar uma renda extra, especialmente para as pessoas que gostam ou possuem certa facilidade para trabalhar com doces e com o chocolate de uma forma geral. Mesmo que as grandes marcas dominem o mercado, existe uma grande procura pelos doces e chocolates considerados mais artesanais.

O Brasil, particularmente, acaba sendo um mercado muito interessante para esse tipo de venda, já que o país está entre os que mais consomem chocolates no mundo inteiro, especialmente durante a Páscoa. Em outros momentos, o chocolate também aparece como uma opção muito interessante de presente, incluindo Dia dos Namorados, Dia das Mães, dentre outros.
E, nesse segmento, ainda existem diversas possibilidades que as pessoas podem escolher. Um dos doces prediletos dos brasileiros, que também se torna muito viável para produção por ser um pouco mais fácil do que outros comuns durante a Páscoa, é a trufa.
Basicamente, as trufas são bombons recheados. Elas normalmente possuem algumas características, como o fato de serem macias por fora e muito cremosas por dentro. A variedade de recheios também acaba sendo outra característica muito importante das trufas em geral.
Para quem está pensando em começar a vender trufas para essa Páscoa de 2025, confira algumas dicas e alternativas.
O que é preciso para começar a fazer trufas para vender?
Antes de mais nada, as pessoas terão que saber quais são os acessórios e também os insumos que serão necessários para começar a produzir as trufas que serão colocadas para venda. Lembrando que as necessidades acabam indo muito além do chocolate, e as pessoas precisam levar isso em consideração na hora de fazer seus investimentos.
Existem os insumos que serão diretamente utilizados no preparo dos doces. Existem ainda os acessórios que serão utilizados no preparo das trufas, permitindo que elas tenham a forma esperada e que os alimentos sejam devidamente processados para dar origem às bases. Por último, existem ainda os materiais que deverão ser utilizados para as embalagens.
Entre os insumos, os itens básicos normalmente são: chocolate, creme de leite, manteiga, essências e os itens que serão utilizados para os recheios. Entre os utensílios, os mais utilizados são: panelas, formas, colheres e termômetro culinário. E, para as embalagens, as pessoas vão precisar de papéis, caixas e enfeites específicos.
Como fazer trufas caseiras?
Existem diversas receitas de trufas que estão disponíveis na internet e nos cursos de culinária específicos para doces. As pessoas deverão escolher aquela que fizer mais sentido para elas, lembrando que é sempre recomendado fazer alguns testes antes de iniciar a produção focada nas vendas.
O importante é ficar atento às técnicas que são utilizadas durante o preparo das trufas. Existem algumas questões envolvendo a manipulação do chocolate que devem sempre ser observadas, como alcançar as temperaturas corretas durante o preparo.
Dicas para organizar o negócio de vendas de trufas
Defina o tipo de operação
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas definam a forma como essas trufas serão vendidas, que, basicamente, é a escolha de um determinado modelo de negócio. Existem alguns caminhos que normalmente são trilhados pelas pessoas que vendem doces caseiros:
Venda sob encomenda: é o tipo de modelo menos arriscado, uma vez que as pessoas não precisam se preocupar com a compra dos insumos correndo o risco de não vender os doces. Mas, nesse caso, o vendedor pode perder uma boa fatia de vendas, que são justamente as pessoas que deixam a compra para a última hora;
Vendas com estoques: é possível também criar um estoque e deixar as trufas para venda. Nesse caso, é importante ter um ponto de vendas ou então uma boa estratégia de vendas online;
Distribuição para revenda: as pessoas também podem apostar na oferta das trufas para outros estabelecimentos revenderem. Nesse caso, além de uma produção maior, é preciso trabalhar com uma boa margem de preço.
Tenha uma boa variedade de produtos
Mesmo que as pessoas foquem na venda de apenas um tipo de produto, que, nesse caso, estamos falando das trufas, é importante investir em uma boa variedade para que as pessoas consigam encontrar o que procuram. Nesse caso, estamos falando dos sabores de trufas.
Também pode ser interessante fazer alguns produtos focando em públicos específicos. Os veganos, por exemplo, podem ter certa dificuldade para conseguir doces que atendam a seus critérios alimentares.
Não esqueça da apresentação
É muito importante investir na apresentação dos produtos, especialmente se estamos falando de algo que costuma ser adquirido para presente. Invista em caixas bonitas e embalagens que tragam algum tipo de diferencial para que os compradores enxerguem valor que vai além dos produtos em si.