Black Friday 2024: Tudo o que você precisa saber para vender mais

Confira uma série de dicas e estratégias para ganhar mais dinheiro nessa importante data comercial.

Publicado em 18/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A Black Friday acabou se consolidando como uma das principais datas comerciais do ano, tanto para os varejistas como também para os prestadores de serviço. A data acabou se tornando tão marcante que passou a ser comparada com momentos clássicos do comércio, como Natal e Dia das Mães. E isso mudou, até mesmo, o comportamento de muitos consumidores.

Black Friday 2024: Tudo o que você precisa saber para vender mais

São muitas as pessoas que passaram a deixar para comprar os mais variados tipos de produtos e serviços ao longo do mês de novembro, mais especificamente na última semana do mês, quando a Black Friday de fato acontece. Mas uma tendencia é justamente expandir esse período de ofertas para semanas de antecedência e até mesmo para mês inteiro.

Anúncios

Essa é uma oportunidade tanto para as pessoas que já possuem seus negócios como também para aquelas que estão pensando em iniciar um empreendimento e já pegar carona neste momento, no qual as pessoas realmente estão mais dispostas e até mesmo se sentem incentivadas a gastar.

Significado e origem da Black Friday

Antes de mais nada, pode ser interessante para os empreendedores entenderem melhor o contexto no qual o Black Friday está inserido. A data nasceu nos Estados Unidos, e mesmo que tenha ganhado força na última década, já existe há muitos anos. Ela basicamente é uma ação de vendas que acontece sempre um dia depois de um dos feriados mais importantes daquele país, o Dia de Ação de Graças.

A ideia era basicamente aproveitar o momento para que as empresas varejistas conseguissem se livrar de todo o estoque de produzo que não haviam sido vendidos até o Dia de Ação de Graças e preparar para a renovação de estoques pensando em atender as demandas do Natal. E, para atrair os consumidores, começaram a ser feitas diversas ações promocionais.

Quando é a Black Friday de 2024?

Anúncios

A data sempre terá como referência o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mas como o Brasil não comemora esse feriado, a data que acabou se tornando referência para as promoções é sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Nesse ano de 2024, ela vai acontecer no dia 29.

O que esperar da Black Friday 2024?

Como essa data acabou se tornando muito importante para o comércio de uma forma geral, todos os anos são feitas as mais variadas projeções para tentar antecipar quais serão os resultados das vendas nesse período. Esses dados também acabam sendo importantes justamente para que as empresas consigam se preparar e criar suas próprias estratégias de vendas.

As projeções de vendas para esse ano de 2024 estão bastante interessantes e favoráveis para quem quer vender, especialmente para as operações que vão se concentrar na internet. E muito desse animo surge justamente em função das vendas que foram feitas no ano passado.

De acordo com um levantamento que foi feito pela Neotrust e pela ClearSale, o faturamento da Black Friday 2023 no e-commerce ficou em R$ 5,23 bilhões, representando uma queda de 15,1% em comparação com o ano anterior. Em relação ao número de pedidos, a queda foi ainda maior, representando 17,6%, com 8,21 milhões de pedidos.

Mas a projeção é que esse ano as vendas acabem sendo maiores, especialmente a partir de um cenário econômico mais favorável. De acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo, 50% dos consumidores acreditam que a sua relação financeira deve melhorar ainda em 2024.

Um outro dado importante é o que mostra a intenção de compra dos consumidores no momento específico da Black Friday. O Panorama Consumo 2024 indica que 39% dos consumidores estão se planejando e pretendem comprar na data, esse número é ainda maior nas classes A e B onde 56% dos participantes da pesquisa afirmaram que irão aproveitar as promoções.

O que os consumidores esperam encontrar na Black Friday?

Uma forma de se preparar para vender mais durante esse período é basear algumas decisões em dados e números de pesquisas. De acordo também com o Panorama do Consumo 2024, os consumidores que responderam essa pesquisa, a grande maioria ficaria satisfeito ao encontrar descontos de até 50% nos produtos e serviços que eles estão precisando naquele momento.

Os clientes indicam que pretendem pesquisar bastante antes de fazer a sua compra. 81% deles considerada muito importante pesquisar bem antes de fechar qualquer tipo de compra. Já metade dos entrevistados afirma que vão começar a buscar por promoções e valores cerca de um mês antes da Black Friday.

Já quando estamos falando dos diferenciais que acabam fazendo toda a diferença para que as pessoas escolham comprar em determinada loja aparecem o frete grátis em mais da metade das respostas, sendo mais importante até mesmo que o preço do produto mais baixo. Além disso, outros critérios que também apareceram na pesquisa foram variedade de produtos, facilidade de pagamento e segurança da loja.

Dicas para vender mais na Black Friday 2024

Seja Omnichannel

Essa é uma estratégia que se mostra cada vez mais importante e necessária para as empresas que atuam no comércio online, tanto durante períodos promocionais importantes como a Black Friday como também no resto do ano. Basicamente essa é a estratégia que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.

Esse é um conceito um pouco diferente do Multichannel, que era bastante utilizado até alguns anos atrás. Antes as empresas tinham que se apresentar no maior número de canais possível. Hoje em dia, não basta apenas estar em todos eles, mas é fundamental que eles funcionem em sintonia, completamente interligados.

Se antes as lojas online das grandes varejistas atuavam de forma completamente separadas das lojas físicas, hoje em dia existe uma tendencia a unificar tudo em apenas um negócio. É claro que as diferenças de preço ainda existem, até mesmo pelo fato das lojas físicas terem determinados custos que impactam diretamente no valor praticado. Mas ações como a compra pela internet e a retirada na loja física, ou ainda a ajuda do vendedor para compras feitas pela internet se tornaram mais comuns e também um fator de fidelização do cliente.

Prepare-se com antecedência

É muito importante que os empreendedores comecem a se preparar com uma certa antecedência para oferecer promoções e vantagens para os seus clientes durante a Black Friday. Mesmo que a decisão seja de concentrar as ofertas apenas para o dia ou para a última semana de novembro, os estudos devem começar bem antes.

Esse planejamento deve começar pela negociação com os fornecedores. Para conseguir preços melhores na venda final, é importante conseguir uma boa margem junto aos consumidores. Mas é sempre importante lembrar que, especialmente quando estamos falando de empresas pequenas, os fornecedores representam um gargalo, e nem sempre eles conseguem fornecer as mesmas condições para todos os seus clientes.

Além disso, o planejamento de marketing também deve ser feito com uma boa antecedência. A ideia é ir criando o desejo no cliente de forma antecipada, para que ele comece a focar sua atenção na sua empresa, ao invés de ser bombardeado com diversos tipos de ofertas e promoções quando chegar perto do dia 29 de novembro.

Por último, o planejamento de estoque também mercê atenção de forma antecipada. Afinal de contas, nada pior para a empresa conseguir levar o cliente até a sua loja durante um período movimentado como a Black Friday e simplesmente não conseguir atender ele por falta de estoque. Ou pior: fazer a venda e depois ter problemas com a entrega.

Aposte nas lives

Uma das tendencias de marketing para as vendas online que se consolidou ao longo dos últimos anos e deve acabar se tornando ainda mais presente neste ano de 2024 são as ações de live commerce. Elas começaram com as grandes empresas, mas hoje em dia podem facilmente ser feitas pelos pequenos empreendedores, especialmente se esses empreendedores já conseguiram construir uma comunidade, por menor que ela seja.

Essas lives são feitas especialmente pelas redes sociais. Elas podem ser utilizadas para ficar anunciando as promoções em tempo real para os clientes, junto com as atualizações referentes aos estoques, por exemplo. Além disso, as pessoas também podem utilizar sua criatividade para tornar essa live mais atrativa e divertida para os clientes, com shows, atrações especiais, etc.

Faça campanhas internas de incentivo

Além de deixar os clientes incentivados para que eles façam suas compras, e muito importante também que as empresas consigam deixar suas equipes bem motivadas e preparadas para fazer todos os atendimentos que espera-se gerar com as estratégias de marketing corretas.

Por isso, para as empresas que possuem uma equipe, por menor que ela seja, é muito importante apostar nas campanhas de incentivo, que de fato ajudam a manter a motivação das pessoas para que elas consigam enfrentar o aumento na demanda de trabalho.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, 87% dos trabalhadores enxergam premiações em produtos e serviços como uma boa forma de valorização dos funcionários. Oferecer bonificações, prêmios ou recompensas estimula a produtividade e cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e focado em resultados.

Cuidado com a ruptura de gôndola

Esse é um termo que é bastante utilizado para definir quando existe uma falta de abastecimento de produtos na prateleira para o consumidor. Isso é muito comum na Black Friday, e pode até mesmo indicar um sucesso nas vendas de determinados produtos, mas também pode acabar se tornando uma experiencia negativa para os clientes.

Para evitar essa situação, a melhor forma é buscar dados e informações que indiquem as quantias recomendadas dos produtos, para que não exista nem uma quebra e nem uma sobra excessiva.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.