Black Friday 2024: dias para economizar de verdade

Saiba como aproveitar o período de promoções para conseguir os melhores descontos.

Publicado em 25/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com a proximidade do mês de novembro, muitos consumidores estão se preparando para aproveitar as inúmeras ofertas que serão feitas na Black Friday, que se tornou uma das principais datas comerciais no Brasil. A expectativa é de que as empresas, de fato, ofereçam produtos por um valor mais barato do que no restante do mês.

Black Friday 2024: dias para economizar de verdade

Mas nem sempre as pessoas conseguem economizar, de fato. Existem situações nas quais, por exemplo, as empresas acabam maquiando as ofertas, em um tipo de movimento que era bastante comum nos primeiros anos de promoção, mas que depois acabou despertando a atenção dos órgãos de proteção ao crédito.

Anúncios

Mas também existem casos nos quais os consumidores não conseguem aproveitar as promoções e as ofertas por falta de conhecimento em relação ao que está acontecendo naquele momento. Como a quantidade de ações comerciais é grande nesse período, é relativamente comum que as pessoas realmente se sintam um tanto quanto perdidas.

Para conseguir aproveitar melhor as ofertas da Black Friday e economizar de fato nas compras, confira algumas dicas:

Faça uma lista e monitore com antecedência

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas cheguem no período da Black Friday com uma lista de itens que o consumidor está procurando e que será uma prioridade para as compras naquele momento. Isso vai permitir com que as pessoas consigam pesquisar de uma forma mais direcionada em relação aos itens que estão disponíveis.

Anúncios

A partir dessa lista, os consumidores podem acabar pesquisando com uma certa antecedência o valor dos produtos. Dessa forma, será possível conseguir identificar, com muito mais facilidade, os produtos que realmente estão ganhando um desconto na Black Friday ou se aquelas ofertas já aconteceram em outros momentos do ano, especialmente em relação aos valores de determinados produtos que aumentam antes de serem reduzidos em novembro.

Tenha um teto de gastos

Entrar em contato com muitas boas ofertas não significa, necessariamente, que as pessoas tenham que aproveitar todas elas de fato. Afinal de contas, não adianta nada economizar na compra e depois acabar pagando juros e taxas ao não conseguir pagar o valor completo da fatura do cartão de crédito ou então dos empréstimos que as pessoas terão que obter para conseguir pagar as contas.

Por isso, para não correr o risco e gastar mais do que o que seria possível dentro de um determinado orçamento que a pessoa tenha disponível, pode ser interessante definir e trabalhar com um valor máximo de todas as compras que forem feitas no período. Esse valor pode ter um teto geral, com a soma de todas as compras, mas também pode acabar sendo estabelecido a partir de segmentos ou categoria de produtos e serviços.

Pesquise na madrugada

Existe uma tradição na Black Friday que acontece nas empresas que vendem pela internet que é a de oferecer algumas das promoções mais interessantes no período da madrugada, na virada da quinta para a sexta-feira. Isso tem origem nas primeiras grandes ações promocionais dessa data, nas quais nem sempre as empresas tinham muito estoque dos seus produtos promocionais, o que fazia com eles terminassem muito rápido. E as pessoas acabavam fazendo suas compras na madrugada para garantir.

Hoje em dia as empresas acabam ficando mais preparadas para as vendas de Black Friday, o que faz com que os problemas de estoque acabem ficando bem menores do que anteriormente. Mesmo assim, esse foco nas primeiras hora do dia ficou, e muitas empresas ainda oferecem algumas das suas melhores promoções durante a madrugada.

Não esqueça do frete

Para os consumidores que estão fazendo suas compras online, também acaba sendo muito importante levar em consideração o valor do frete no momento da compra. Em determinados casos, pode ser que as pessoas encontrem os produtos por um valor mais acessível do que nas lojas físicas, mas quando o valor é somado com o frete essa compra pode sair mais cara.

São muito comuns as ações de marketing e também de propaganda que podem ser feitas pelas lojas virtuais e que vão isentar os consumidores do frete. Mas nem sempre isso acaba sendo possível, já que as lojas acabam tendo que arcar com os custos do envio. Também é sempre importante ficar atento aos prazos, especialmente nessa época de maior volume de vendas.

Tome cuidado com os parcelamentos

Uma outra dica para quem está preocupado em economizar e, ao mesmo tempo, não se afundar nas dívidas durante as compras feitas na Black Friday, é tomar cuidado com os parcelamentos que vão sendo feitos. Essa acaba sendo a forma mais fácil de perder completamente o controle da situação financeira, especialmente no longo prazo.

Em um primeiro momento, parcelar pode acabar sendo a solução mais interessante para evitar um grande gasto logo na saída. Mas, com o passar do tempo, a quantidade de parcelas que vão sendo acumuladas pode fazer com que as faturas dos cartões de crédito, ou ainda o próprio acumulo de boletos, acabe ficando acima do orçamento disponível.

Compre sempre em lojas confiáveis

Durante a Black Friday normalmente as tentativas de golpes envolvendo os mais variados tipos de comércios acabam se tornando mais frequentes. Afinal de contas, essa grande quantidade de ofertas vai fazendo com que os clientes fiquem mais motivados para fazer suas compras, e isso, consequentemente, pode acabar fazendo com que as pessoas deixem de prestar tanto atenção nos detalhes e nas informações básicas.

Mesmo que essa possa ser uma boa oportunidade de conhecer novas lojas, sedo que muitos desses negócios acabam sendo sérios, é muito importante tomar cuidado. A preferência sempre deve ser para as lojas ou para os marketplaces conhecidos, que ofereçam garantias. E caso seja realmente uma loja pequena, pesquise antes de fechar a compra.

Compare os preços

Mesmo estando diante de uma grande ação promocional, nem sempre aquela primeira oferta que o consumidor encontrou ou recebeu será a melhor. Ainda mais quando estamos falando de compras pela internet. Portanto, mesmo que o tempo seja mais escasso para esse tipo de pesquisa, é muito importante comparar os preços antes e também no dia que a compra for feita.

Para as compras que forem feitas pela internet, os consumidores poderão encontrar uma série de recursos que vão ajudar bastante na comparação, incluindo sites e plugins que podem ser instalados diretamente nos navegadores. Empesas como Zoom, Buscapé e Busca Descontos acabam conseguindo se destacar bastante nessas tarefas.

Previna-se durante a compra

Ainda falando das compras feitas online, existem algumas formas muito simples que o consumidor pode acabar utilizando para se proteger, especialmente quando ele está diante de uma oferta que acaba sendo muito mais vantajosa do que outras ofertas no mesmo produto. Uma delas é ir tirando print das telas em cada etapa da compra.

Esse acompanhamento pode acabar sendo interessante justamente para que o consumidor tenha certeza de tudo o que ele está fazendo, inclusive com todas as promessas que a empresa faz em termos de produtos que serão entregues, bem como as condições, garantias, etc.

Peça sempre a nota fiscal

Essa é uma dica que não necessariamente vai ajudar os consumidores a economizarem no momento da compra propriamente dita, mas pode acabar ajudando bastante a evitar que as pessoas tenham gastos desnecessários posteriormente ou então acabe perdendo tempo com a compra de produtos que podem não ser originais.

Para as compras virtuais, além da nota física que deve acompanhar o produto no seu envio, os consumidores também acabam tendo o direito de receber uma Nota Fiscal Eletrônica, liberada antes mesmo do envio do produto. Essa nota normalmente fica disponível no sistema da loja e também pode ser enviada por e-mail. Com isso, o consumidor acaba tendo acesso a direitos como a garantia e também ao arrependimento, que é de 7 dias para compras online a partir do momento que o cliente recebe o produto.

Inclua o CPF na nota

Uma outra forma de economizar durante as compras é participar dos programas de notas que são promovidos pelos governos dos estados. O CPF na nota garante alguns benefícios, que variam de acordo com o governo, incluindo a possibilidade de ter algum tipo de retorno financeiro de volta, bem como a participação de sorteios e até mesmo desconto no pagamento de determinados tipos de impostos.

Aproveite para antecipar as compras de natal

A origem da criação da Black Friday acaba sendo justamente essa ligação do comércio com uma das datas que sempre foi considerada como uma das mais importantes para esse setor da economia de uma forma geral, que é o natal. Ao longo de muitos anos o mês de dezembro se consolidou como o mês que o comércio mais venda, e isso segue valendo. Mas a Black Friday acabou conseguindo antecipar um pouco todo esse movimento para o final do mês de novembro.

Por isso, uma das formas mais interessantes de conseguir aproveitar a Black Friday para economizar é realmente aproveitar as ofertas e os descontos para antecipar as compras de final de ano. A tendência é de que os preços, de fato, acabem ficando mais caros ao longo do mês de dezembro, por isso a Black Friday pode se tornar uma oportunidade muito interessante de conseguir pagar menos.

E isso não vale apenas para os presentes em si. Hoje em dia até mesmo os mercados estão aderindo à Black Friday, fazendo uma série de promoções para os seus clientes. E isso pode fazer com que as pessoas consigam economizar até mesmo nas ceias de final de ano, comprando e estocando alguns alimentos e algumas bebidas que vão estar mais baratas em novembro do que em dezembro.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.