9 melhores negócios para empreender em cidades pequenas

Confira dicas e segmentos que podem ser interessantes para explorar em locais com uma quantidade menor de pessoas circulando.

Publicado em 17/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas pessoas que desejam empreender, mantendo o sonho de conseguir ter um negócio próprio, normalmente enxergam as cidades grandes como aquelas que vão acabar trazendo as melhores oportunidades para serem exploradas. Afinal de contas, são nestes locais pode onde costumam passar grande parte do dinheiro circulando em uma determinada economia, e a quantidade de pessoas é muito maior.

9 melhores negócios para empreender em cidades pequenas

Mas isso não significa que as cidades pequenas não ofereçam oportunidades muito interessantes para quem deseja empreender. Inclusive diversas empresas que hoje são consideradas gigantes, presentes em grandes cidades, começaram em cidades pequenas.

Vantagens de abrir negócios em cidades pequenas

Anúncios

Menos concorrência – Um dos grandes problemas que os empreendedores enfrentam, especialmente os que estão começando, nas cidades grandes é o volume de concorrentes. Em muitos casos existem não apenas aqueles concorrentes diretos, que são as empresas que atuam diretamente no segmento no qual a pessoa também atua, como também os indiretos, que são os negócios que, de uma certa forma, tiram os clientes de outros nichos;

Custos mais baixos – As cidades pequenas normalmente acabam tendo custos operacionais mais baixos quando comparados com os das cidades grandes. Especialmente quando estamos falando de aluguel, mão de obra, etc;

Clientes mais fáceis de serem fidelizados – Uma característica bastante comum das cidades pequenas é que os clientes costumam ser fidelizados de uma forma muito mais fácil do que os da cidade grande. E isso acontece justamente em virtude da baixa concorrência;

Anúncios

Apoio local – As cidades pequenas ainda conseguem manter um senso se apoio e de comunidade que muitas cidades grandes acabam perdendo. Isso permite com que o negócio não seja visto apenas como uma empresa que está ali para ganhar o seu dinheiro, mas também como um importante ativo da região, importante para atender determinadas demandas.

Principais desvantagens de empreender em cidades pequenas

Mercado mais limitado – Quando estamos falando de uma cidade pequena, na grande maioria dos casos estamos falando de um mercado que se torna mais limitado, especialmente pela quantidade menor de pessoas que circulam pela região. E isso pode acabar tornando o crescimento da empresa mais difícil e lento;

Menor variedade de fornecedores – A grande maioria dos negócios acabam dependendo bastante de fornecedores, e a relação comercial com eles acaba definindo até mesmo alguns aspectos importantes do negócio, como o preço que será praticado nas vendas dos produtos. Mas as cidades pequenas acabam apresentando um menor acesso a estas empresas parceiras;

Dependência econômica – Com menor pessoas circulando e um menor volume de dinheiro, as cidades pequenas normalmente baseiam sua economia em fatores específicos. E isso pode acabar fazendo com que os negócios se tornem muito dependentes da economia como um todo, com qualquer problema tendo grande impacto;

Dificuldade em introduzir novidades – Outro problema enfrentado em comunidades menores é justamente uma maior resistência a mudanças e coisas novas de uma forma geral. E isso pode acabar tornando o início de qualquer nova empresa ainda muito mais complicado.

Melhores negócios para explorar em cidades pequenas

Mercearias

As mercearias costumam formar um nicho econômico que se torna muito importante dentro das pequenas cidades. Afinal de contas, é o local onde a comunidade vai comprar os itens que são considerados como básicos e de primeira necessidade. Por isso, a proximidade com as pessoas acaba sendo um dos principais diferenciais.

Outro ponto que deve ser explorado por qualquer mercearia instalada em uma cidade pequena é justamente a variedade dos produtos que são oferecidos. Com uma maior dificuldade para se dirigir aos grandes centros de compras, os clientes realmente esperam encontrar tudo o que eles precisam, e um pouco mais, nas mercearias que ficam perto da sua casa.

Lanchonetes

Locais onde as pessoas podem comer algo diferente também acabam sendo muito importantes em cidades de qualquer tamanho. Nas cidades pequenas, esse é um nicho que possui grandes chances de crescer, mas é fundamental que o empreendedor adapte o modelo de negócio para as características do local.

As cidades pequenas ainda possuem comportamentos menos avançados do que as cidades grandes. Estes locais ainda costumam, em muitos casos, seguir a tradição de ter uma pessoa que prepara as refeições para uma determinada família. Por isso, o volume de clientes de lanchonetes pode ser menor, mas cabe ao empresário buscar formas de compensar isso, vendendo diferentes tipos de produtos e até mesmo alguns serviços relacionados ao nicho de alimentação.

Bares

Já os bares também acabaram se tornando verdadeiras instituições dentro das pequenas cidades, assim como as mercearias. É um tipo de negócio que pode acabar trazendo margens de lucro bem interessantes, uma vez que os produtos vendidos geralmente podem ser comercializados com um preço um pouco mais elevado, de acordo com o público.

Os bares, especialmente nas pequenas cidades, costumam ser vistos como locais de entretenimento, em muitos casos o único onde uma certa quantidade de pessoas pode ir, já que não costumam existir muitas opções nas proximidades. Por isso, é importante que o empresário consiga investir especialmente em formas de manter as pessoas mais tempo dentro do estabelecimento, consumindo.

Lojas de roupas

As roupas também são consideradas itens de primeira necessidade. Mesmo que sua compra seja menos constante e frequente do que itens como alimentos, elas também costumam vender bem em pequenas cidades. Em alguns casos elas se tornam até mesmo um ponto turístico e uma forma de atrair pessoas de outros locais, quando exploram determinadas características da cidade.

Esse acaba sendo um dos grandes segredos de um empreendedor que consegue prosperar vendendo roupas nas cidades pequenas: identificar pequenas oportunidades de acordo com a região e explorar. Também é importante conhecer a comunidade e seus gostos e preferências, para buscar roupas que tenham mais procura.

Beleza e estética

Um nicho de mercado que já se provou muito mais forte do que se pensava há décadas atrás, e que conseguiu superar algumas das mais graves crises que passamos nos últimos anos, é o de beleza e estética. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua imagem, tanto homens quanto mulheres, e isso se reflete até mesmo nas comunidades menores.

O ideal, nas cidades pequenas, é apostar no simples e personalizado. Ao mesmo tempo que as pessoas podem oferecer os mais variados tipos de serviços em um mesmo local, é muito importante que o empreendedor conheça o seu público e consiga oferecer um atendimento focado nas suas necessidades. E conseguir trazer as novidades e as tendencias “de fora” também pode ser uma forma de conseguir fidelizar novos clientes.

Academia

Junto com o segmento de beleza e estética, o de cuidados com a saúde e com o físico também está em alta em cidade de todos os tamanhos. E este é um nicho que ainda pode ser bastante explorado nas cidades pequenas. Enquanto as grandes metrópoles estão enfrentando uma quantidade até excessiva de academias, as pequenas ainda carecem de locais realmente preparados e bem equipados.

Por isso pode ser interessante investir pesado em uma academia bem equipada e que ofereça diferentes modalidades esportivas. Dependendo do seu tamanho ela pode acabar se tornando até mesmo um polo para outras cidades pequenas na região, atraindo pessoas de fora. Mas é importante também fazer uma boa pesquisa de mercado para entender quanto aquelas pessoas estão dispostas a pagar por esse serviço.

Farmácia

Outro segmento de primeira necessidade e que sempre vai encontrar espaço em qualquer local, incluindo cidades pequenas. Neste caso, o local pode acabar se tornando um ponto de venda de diversos itens, mas com foco nos medicamentos e também nos produtos que atendem necessidades relacionadas a qualidade de vida e bem estar.

Mesmo sendo um nicho mais complexo para atuar e que normalmente exige uma experiencia prévia e contatos com fornecedores, as farmácias podem prosperar bastante nas cidades pequenas. Uma dica é apostar na figura do farmacêutico que consegue atender as demandas das pessoas de uma forma simples e efetiva, bem como uma rede parceiros que garante que a quela farmácia tenha os medicamentos que podem ser necessários para as mais variadas pessoas que moram naquela cidade e também para quem chega de fora.

Construção/reformas

Outro setor muito importante que acaba se tornando necessário não apenas para atender as demandas de consumo da população de uma determinada cidade, mas que também acaba tendo importância até mesmo para a economia de uma determinada região. Afinal de contas, em muitos casos os empreendedores dependem da reforma ou da construção de um ponto de atendimento para iniciar o seu próprio negócio.

Além de conseguir garantir que a empresa tenha uma boa variedade de itens que normalmente são utilizados no segmento de reforma e construção, a loja também pode investir em determinados serviços relacionados, como assessoria para reformas e construções. Também é importante que o empreendedor busque parcerias com instituições financeiras para que as pessoas tenham crédito, uma vez que os gastos com estes produtos costumam ser mais elevados.

Costuras e consertos de roupas e acessórios

Diante de uma falta de variedade e até mesmo de uma maior restrição financeira para a compra de novas roupas e acessórios pela comunidade de uma cidade pequena, a procura por estabelecimentos e profissionais que consigam dar uma sobrevida aos itens que elas já possuem é grande. Por isso, estabelecimentos que ofereçam costuras e consertos de acessórios são fundamentais.

O segredo destes negócios é conseguir contar com o trabalho de profissionais que consigam entregar uma mão de obra qualificada, uma vez que isso ainda está muito relacionado a habilidades manuais. Além disso, estes locais também podem oferecer serviços um pouco mais focados, mas que de tempos em tempos também são necessários em cidades pequenas, como confecção de roupas especiais para determinadas ocasiões.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.