7 meios de pagamento para implementar no seu e-commerce

Saiba como garantir uma variedade de formas de recebimento para o seu negócio digital.

Publicado em 30/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Definir os meios de pagamento que serão aceitos é um dos pontos sensíveis e estratégicos da gestão de um negócio, especialmente quando estamos falando da venda de produtos e serviços pela internet. No e-commerce, os clientes buscam uma forma prática de adquirir os seus produtos, mas também se preocupam muito com a segurança dos seus dados.

7 meios de pagamento para implementar no seu e-commerce
Créditos: Divulgação

Hoje em dia, estamos passando por um momento de digitalização das formas de pagamento, que foi bastante acelerado com a implementação do sistema Pix no Brasil. As pessoas passaram a dar ainda mais prioridade para os pagamentos que não envolvem dinheiro em espécie, utilizando seus aparelhos de telefone e outros dispositivos eletrônicos para fazer os mais variados tipos de pagamentos no dia a dia.

Mas outro benefício que os sistemas de pagamentos eletrônicos acabam trazendo para o dia a dia das empresas é que eles podem ser mais facilmente integrados nos mais variados pontos de venda. Ou seja, as empresas que possuem atendimento físico e digital podem compartilhar basicamente os mesmos sistemas para receber pelas suas vendas.

As transações físicas ainda podem ser feitas com a utilização da moeda física, em papel, o que está caindo cada vez mais em desuso. Já nas vendas feitas pela internet, os empreendedores contam com uma grande variedade de formas de receber pelas vendas, cada uma com suas próprias características, mas que se complementam.

Conheça 7 meios de pagamento que são considerados essenciais para todo negócio que vende online:

Pix

Uma das formas mais recentes de pagamento digital e também uma das mais impactantes, o Pix conseguiu, em alguns anos, se tornar a forma mais utilizada pelos brasileiros para transferência de valores. Ele pode ser utilizado das mais variadas formas e foi criado como um sistema complementar, que está sempre se expandindo.

Nas vendas online, o Pix funciona com a geração de um QR Code junto com uma linha de código única que pode ser informada ao cliente no momento em que ele fecha a venda. O QR Code pode ser lido na tela por um smartphone com câmera, enviando diretamente a pessoa para o seu banco de pagamento. Já a linha de código pode ser copiada e colada diretamente na área correspondente dentro do app do banco.

Cartão de crédito

O cartão de crédito foi adotado como a forma padrão de pagamentos feitos pela internet há muitos anos e segue sendo a preferida tanto dos clientes quanto dos lojistas. Uma das suas principais vantagens é justamente contar já com um sistema robusto e validado, facilitando bastante o processo de integração de sistemas e cobrança de uma forma geral.

Para os clientes, os cartões de crédito também acabaram se tornando muito conhecidos pela possibilidade de realizar as mais variadas compras, tanto em sites quanto em aplicativos. Mas os empreendedores devem administrar os custos de taxas envolvidas nas vendas utilizando cartões, especialmente quando a compra é parcelada.

Boleto bancário

O pagamento por boleto bancário sempre foi uma alternativa bastante utilizada pelas empresas que vendem online de uma forma geral, sendo basicamente uma alternativa aos métodos envolvendo cartões. Ele sempre foi disponibilizado para quem gostaria de pagar o valor da compra à vista, com transferência de dinheiro imediata.

Para as empresas, o boleto sempre foi interessante por ter uma taxa muito mais baixa do que o cartão de crédito. Normalmente, as empresas pagam apenas o custo de emissão desse documento, permitindo a oferta de descontos para os clientes. Mas, atualmente, o boleto está sendo deixado de lado, pois o Pix está sendo mais utilizado nesse tipo de compra.

O boleto segue sendo uma alternativa especialmente para as empresas que vendem para outras empresas.

Débito online

Outro método de pagamento que está basicamente caindo em desuso com a ascensão do Pix como a forma mais utilizada e preferencial para os pagamentos feitos eletronicamente. Ele era disponibilizado para as pessoas que preferiam utilizar seus cartões de débito no momento da compra, preferindo o desconto direto do valor da sua conta, sem depender do limite do cartão.

Transferência bancária

Mais uma vez estamos diante de um método de pagamento que foi incorporado pelo Pix. Apesar de o sistema bancário nacional ainda manter outras formas de transferência para as pessoas que ainda não possuem o Pix, a tendência é de que todos esses movimentos passem a ser concentrados para que o dinheiro caia na conta do recebedor de forma mais rápida.

Carteiras digitais

São sistemas que permitem que os clientes utilizem qualquer forma de pagamento que estiver disponível nas suas carteiras digitais, incluindo algumas linhas de crédito que podem ser disponibilizadas.

Link de pagamento

O link de pagamento não é especificamente uma forma de pagamento, mas sim um método de levar as pessoas diretamente para o checkout de uma forma simples e fácil. Esses links podem ser enviados através de mensagens, e o cliente cai em um ambiente seguro para realizar o seu pagamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.