6 dicas e estratégias para aumentar a produtividade no home office

Confira algumas dicas que podem ajudar os profissionais a conseguirem mais resultados trabalhando de casa.

Publicado em 21/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O home office acabou se tornando uma realidade mais presente na vida dos trabalhadores brasileiros. Mesmo que a pandemia não tenha causado a grande revolução que muitos acharam que iria acontecer, com todas as grandes companhias incentivando esse tipo de regime, existe uma maior flexibilidade em relação à possibilidade de o trabalhador desempenhar suas atividades de outro local que não seja o seu escritório.

6 dicas e estratégias para aumentar a produtividade no home office
Créditos: Depositphotos

Mas, se muitas pessoas preferem trabalhar em suas casas, evitando ter que enfrentar o terrível trânsito da grande maioria das cidades brasileiras, ainda existe uma boa parcela da população que não consegue exercer suas atividades fora do ambiente profissional.

Além das dificuldades de trabalhar de casa, já que, em muitos casos, as pessoas precisam dividir espaço com outras pessoas que não estão trabalhando naquele momento, existem ainda as questões relacionadas à forma como as empresas irão avaliar o desempenho desses profissionais.

Com o funcionário longe dos olhos e dos comandos dos gestores, muitas empresas adotam outros critérios para avaliar se o profissional está, de fato, cumprindo suas tarefas. Os índices de entrega e de produtividade, de uma forma geral, estão entre esses critérios.

Para quem trabalha de casa e está preocupado em manter o seu bom desempenho, confira algumas dicas e estratégias que podem ser aplicadas no home office.

Tenha um espaço de trabalho

Essa acaba sendo uma das principais dificuldades que as pessoas que começam a fazer home office enfrentam, inclusive levando muitas a preferirem retornar ao escritório. Só consegue, de fato, criar uma rotina de trabalho home office quem consegue ter um espaço de trabalho dedicado.

É muito importante conseguir separar um cômodo da casa no qual os profissionais estabeleçam alguns limites para as demais pessoas que moram na mesma residência. Além disso, é importante que esse espaço tenha um maior controle dos barulhos e das demais distrações.

Mantenha uma rotina estruturada

De nada adianta sair de um ambiente profissional, no qual os funcionários precisam seguir uma rotina, e ir para o home office sem qualquer preocupação com a mesma. É fundamental que as pessoas consigam manter horários e tarefas sendo executadas durante um determinado período, como se estivessem no escritório físico.

Marcar outras atividades para o horário de trabalho, atender outras pessoas que visitam a casa, aproveitar o espaço de trabalho para fazer as atividades de casa não contribui em nada para a produtividade. Mas também é importante que as pessoas criem seus horários de pausa e descanso.

Tenha metas diárias

Caso o profissional que esteja trabalhando em home office não tenha um gestor que cobre entregas diárias ou um sistema que registre suas atividades durante o horário de trabalho, é importante criar suas próprias metas diárias, até mesmo para que o funcionário consiga ir acompanhando suas próprias entregas e tenha base para justificar o seu trabalho, em caso de cobranças externas.

Uma dica é dividir suas tarefas em metas, que podem ser tanto diárias quanto semanais, sempre criando prioridades.

Reduza as possibilidades de distrações

Quando as pessoas estão trabalhando dentro de suas casas, a quantidade de distrações e também a força que elas podem ter é enorme. Por isso, é muito importante que os funcionários que estão trabalhando em home office consigam ter discernimento, identificar e minimizar essas distrações.

Isso pode ser feito de diversas formas. Se o smartphone for a principal fonte de distração, pode ser interessante desligar as notificações. Se forem as pessoas, é importante conversar com a família e com os demais moradores da casa para avisar sobre seu horário de trabalho. Se for o barulho externo, pode ser útil investir em fones de ouvido.

Utilize algumas ferramentas de produtividade

Muitas empresas que conseguem institucionalizar o home office em sua rotina acabam adotando uma série de ferramentas focadas justamente em manter a produtividade dos seus funcionários, mesmo trabalhando à distância. Mas, caso a empresa não tenha tanta preocupação com isso, os funcionários podem tomar a iniciativa e buscar suas próprias ferramentas de produtividade.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia dos profissionais, incluindo aqueles que estão trabalhando home office, tais como Slack, Zoom e Google Workspace. Mas é importante buscar aquelas ferramentas que são fáceis de usar, para que os profissionais não percam muito tempo aprendendo sobre as suas principais funcionalidades.

Faça pausas

Na grande maioria das empresas que trabalham com regime home office, o controle das pausas é feito pelos próprios funcionários. Por isso, é muito importante que as pessoas consigam criar um cronograma para, justamente, agendar essas pausas.

Elas são fundamentais para que os funcionários consigam manter a sua produtividade ao longo do dia.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.