Posso acumular milhas pagando boletos? Vale a pena?
Entenda se é possível aumentar a quantidade de pontos acumulados nos pagamentos das contas do dia a dia.
Acumular milhas acabou se tornando o principal objetivo financeiro de muitas pessoas. Afinal de contas, com esses pontos é possível ganhar passagens aéreas completamente gratuitas, além de ter acesso a outros serviços que normalmente as pessoas utilizam e precisam durante suas viagens.

Durante muito tempo, o acúmulo de milhas era feito basicamente voando com uma determinada companhia aérea. Esses grandes programas de fidelidade acabaram sendo criados com o objetivo justamente de premiar aqueles clientes mais fiéis, que voavam com uma certa regularidade e que escolhiam, na maioria das vezes, uma única empresa.
Com o passar do tempo, esse programa de fidelidade acabou ganhando outro foco. As companhias aéreas passaram a ter uma maior proximidade com as operadoras de cartões de crédito, e isso acabou criando praticamente uma integração entre os programas de fidelidade criados pelos bancos e pelas financeiras e os programas de milhas das empresas que oferecem voos.
Além de começar a oferecer acesso a espaços específicos e exclusivos dentro dos aeroportos para usuários de cartões, os clientes também passaram a ter a oportunidade de utilizar os pontos dos cartões como milhas, tornando essa mais uma fonte de acúmulo de pontos.
Hoje em dia existe uma grande concorrência no mercado financeiro de uma forma geral, com muitos cartões de crédito disponíveis. Com isso, os bancos e as bandeiras tiveram que criar uma série de programas de fidelidade e incentivos para não apenas conseguir atrair mais clientes como também para manter as pessoas na sua base de usuários.
Para quem utiliza os cartões com foco justamente nessa possibilidade de acumular pontos e milhas, existem algumas estratégias que podem ser exploradas, incluindo a possibilidade de concentrar o pagamento de contas e boletos.
Saiba como fazer para aumentar a quantidade de pontos e milhas que são geradas pelo seu cartão de crédito com o pagamento de contas e boletos.
É legal acumular milhas através do pagamento de boletos?
Antes de mais nada, é importante entender se estamos diante de uma estratégia que possa ser considerada legal, ou seja, que está prevista nas regras e nos regulamentos dos programas de fidelidade tanto dos cartões como das milhas.
De uma forma geral, as pessoas podem fazer esse tipo de operação com foco no aumento do seu ganho de pontos, uma vez que as regras impedem somente que pagamentos de juros e multas não sejam convertidos nas unidades dos programas de fidelidade.
Mas é importante entender que as regras que o cartão de crédito aplica para a liberação dessa operação de pagamento de contas e de boletos utilizando um cartão de crédito nem sempre são as mesmas e seguem um padrão.
Como pagar boletos com cartão de crédito?
Existem diferentes formas de fazer essa operação, mas nem todas elas estão disponíveis em todos os bancos e em todas as operadoras de cartões. Afinal de contas, quando as pessoas pagam uma conta com cartão de crédito é como se elas estivessem obtendo um prazo a mais para o pagamento de uma conta que já vai vencer ou já venceu.
Portanto, o primeiro passo é descobrir se o cartão utilizado ara acumular pontos pode ser utilizado para o pagamento de boletos e contas. Essa é uma informação que pode ser buscada diretamente juto ao banco emissor do mesmo.
Quando os bancos liberam esse tipo de pagamento, normalmente os clientes possuem essa opção liberada diretamente no aplicativo, seja da agência ou do próprio cartão. Alguns cartões que oferecem essa funcionalidade são os seguintes:
- Cartões Banco do Brasil;
- Cartões Caixa Econômica Federal;
- BRB Card;
- Cartões Porto Bank (apenas pagamentos do IPVA).
Uma outa forma de pagar os boletos utilizando um cartão de crédito é utilizar uma empresa que vai atuar como intermediadora do processo de pagamento, como uma carteira digital (PicPay, RecargaPay, etc). Elas permitem que os clientes cadastrem cartões emitidos por outras instituições financeiras para o pagamento de diversas operações, incluindo as contas.
Mas, nesse caso, é importante ressaltar que a maioria delas cobra uma taxa por essa operação. Na verdade, essa acaba sendo uma operação de crédito, pois a carteira digital quita a conta do boleto no momento que o cartão de crédito autoriza o pagamento, mas vai receber esse valor dias depois. Por isso existe a cobrança de taxas.
Outra situação que deve ser observada é que esses intermediadores normalmente também oferecem a possibilidade de parcelar o pagamento do boleto no cartão. Nesse caso, além da taxa de transação ainda existem as cobranças dos juros, que variam de acordo com a quantidade de parcelas.
Mas, para saber se esses pagamentos de fato serão convertidos em pontos, é fundamental ler as regras do programa de fidelidade, pois muitas empresas vetam essa operação.