PIX Automático já é obrigatório em todos os bancos: entenda como funciona
Prazo para as instituições financeiras implementarem esse recurso para os clientes terminou no último dia 13 de outubro.
A partir do último dia 13 de outubro, de acordo com o Banco Central, todos os bancos que estão inseridos dentro do sistema Pix devem oferecer, obrigatoriamente, o recurso do Pix Automático. O sistema começou a ser implementado no meio desse ano, mas os bancos e as carteiras digitais e demais fintechs ainda tinham um período de tempo para realizar essa implementação nos seus aplicativos e sistemas.

O recurso foi criado com o objetivo de facilitar o pagamento de contas que possuem cobranças que são consideradas como recorrentes. A ideia é que, com o passar do tempo, esse sistema substitua as cobranças que são feitas através de débito automático em conta, que segue basicamente o mesmo modelo.
Dentre as contas recorrentes que podem aderir ao Pix Automático para iniciar as cobranças de forma automatizada estão de serviços como energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas de uma forma geral.
Para os que ainda não entenderam como funciona o Pix Automático no dia a dia, conheça as principais características desse novo recurso que está sendo implementado dentro do sistema Pix.
O que é o Pix Automático?
Basicamente o Pix Automático é um serviço que permite que os clientes de empresas que fazem pagamentos recorrentes automatizem as cobranças diretamente na sua conta. O sistema acaba sendo muito parecido com o débito automático em conta, mas utilizando o Pix, ao invés de outros sistemas de transferências.
O Pix Automático garante que as cobranças automáticas dos boletos que são emitidos em nome dos clientes sejam feitos utilizando toda a tecnologia do Pix, incluindo o pagamento acontecendo no mesmo instante, conferindo mais agilidade para os processos como um todo.
Quem pode começar a utilizar o Pix Automático?
O Pix Automático é um recurso que deve ser utilizado, em um primeiro momento, pelas empresas que fazem as mais variadas cobranças recorrentes para os clientes de uma forma geral. A partir do momento que essas empresas aderem, os clientes podem ter a opção justamente de começar a pagar automaticamente ou seguir no manual.
Uma boa diferença quando comparado com o débito automático é que o Pix Automático pode passar a ser utilizado também pelas empresas pequenas, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). Nesse caso, elas devem contratar o serviço diretamente junto a uma instituição financeira. Além disso, a empresa também deve estar ativa há mais de 6 meses.
Lembrando que o Pix Automático, assim como o Pix de uma forma geral, não possui nenhum tipo de cobrança para os clientes pessoas físicas. Já as pessoas jurídicas que adotam esses recursos podem ter que pagar determinadas taxas.
Como o cliente pode iniciar a pagar através do PIX Automático?
Para iniciar a fazer os pagamentos das cobranças utilizando o Pix Automático, antes de mais nada o cliente deve aguardar que a empresa de pagamentos recorrentes envie a solicitação. A partir desse momento o cliente poderá fazer essa adesão, através do aplicativo do próprio banco.
As empresas poderão enviar essa solicitação através de um QR Code, que poderá estar disponível nas próprias contas e faturas. Ao fazer a leitura dessa imagem os clientes serão remetidos diretamente ao aplicativo de pagamentos, para confirmar o interesse pelos pagamentos sendo feitos de forma automática.
O que acontece quando o cliente autoriza a cobrança utilizando o Pix Automático?
A partir do momento que o cliente escolhe aderir a esse tipo de pagamento, ele segue recebendo a fatura com todas as informações, incluindo o valor que será cobrado. Além disso, esse documento terá a data de agendamento, que basicamente é o momento que a conta será paga, normalmente no vencimento.
Nesse momento o cliente também poderá confirmar se a conta que faz o Pix terá saldo suficiente para confirmar a operação.
Quais são as principais vantagens do Pix Automático?
Existem uma série de benefícios para aqueles clientes que estão interessados em começar a utilizar o Pix Automático. Uma das principais é a simplificação dos pagamentos e a redução das chances de pagamento de taxas e tarifas adicionais, como as multas que são aplicadas pelos atrasos.
Além disso, determinadas empresas podem oferecer alguns benefícios para os seus clientes, uma vez que colocando a conta no Pix Automático a chance de atrasos e inadimplência acaba sendo bem menor.