O que é um investimento com liquidez diária? Entenda as principais características
Entenda o que acontece com investimentos desse tipo.
Existem diversas opções de investimento, e elas se tornaram mais comuns e presentes no dia a dia das pessoas com os bancos digitais. O que antes exigia um certo interesse de parte do cliente, que deveria ir até uma agência do banco, conversar com algum gerente e analisar as opções, ou então procurar uma corretora especializada. Hoje em dia, pode ser feito com alguns poucos toques nos aplicativos dos bancos na tela do smartphone.

Mas essa grande quantidade de opções também pode ser uma desvantagem para quem tem interesse em investir o seu dinheiro. Afinal de contas, sem o conhecimento necessário, nem sempre os clientes vão conseguir identificar quais são as opções mais interessantes de acordo com o seu perfil e as suas expectativas.
Por exemplo, para as pessoas que estão criando uma reserva de emergência e buscam um investimento que traga uma certa rentabilidade mais segura, é importante que esse dinheiro esteja disponível sempre que a pessoa precisar, e essas opções de investimento pertencem a um determinado grupo. Agora, caso o foco do investimento seja o médio ou o longo prazo, existem opções de investimento melhores, e as pessoas poderão encontrar alternativas em outros grupos.
O que a liquidez de um investimento interfere nos valores disponíveis?
Por mais que os investimentos sejam registrados e negociados na forma de dinheiro, inclusive com esses valores sendo levados em consideração para o cálculo do patrimônio de alguém, na prática um investimento não é dinheiro. Significa basicamente que o dinheiro “de verdade” está aplicado em algo que poderá vir a ser convertido em dinheiro novamente.
A liquidez é basicamente a capacidade que um determinado investimento acaba tendo de ser convertido novamente em dinheiro. Ou seja, na prática, significa a possibilidade de resgate financeiro daqueles investimentos, convertendo os papéis em valores depositados na conta.
De acordo com as regras de funcionamento do mercado financeiro como um todo, quanto mais líquido for um investimento, mais fácil será convertê-lo em dinheiro.
Investimentos com alta liquidez, como a poupança e ações de grandes empresas, podem ser convertidos em dinheiro de forma rápida e a preços próximos ao valor de mercado. Já investimentos de baixa liquidez, como imóveis ou alguns tipos de fundos, podem demorar mais tempo para serem vendidos ou resgatados e podem sofrer variações de preço nesse processo.
O que é liquidez diária?
Quando um determinado investimento é classificado como tendo liquidez diária, significa que os investidores podem resgatar ou vender os mesmos a qualquer momento, garantindo a rentabilidade que foi garantida até o momento do resgate. Atualmente, a maioria desses investimentos permite que as pessoas consigam ter acesso ao dinheiro de forma imediata, mas o tempo médio é de 24 horas, sempre levando em consideração os dias úteis.
Esse tipo de liquidez é comum em investimentos de baixo risco, como a Poupança e alguns Fundos de Renda Fixa, assim como os títulos do Tesouro Direto. Uma característica desses investimentos é que, na maioria deles, os investidores podem ir acompanhando, em tempo real, os rendimentos, e os valores são disponibilizados para o resgate.
Todos os investimentos com liquidez diária podem ser resgatados a qualquer momento?
Mesmo que os investimentos sejam classificados como tendo liquidez diária, existem algumas condições e informações que devem ser levadas em consideração antes do investimento. É fundamental verificar as condições de cada opção de investimento disponível.
Alguns deles realmente permitem que as pessoas resgatem os valores disponíveis, que basicamente é a soma do valor investido e da rentabilidade e a diminuição de despesas, taxas e impostos, a qualquer momento. Normalmente, as instituições financeiras liberam o saque nos dias úteis.
Mas existem determinados investimentos que começam a liberar a rentabilidade apenas depois de um período que o dinheiro for depositado, como os 30 dias que normalmente são exigidos pelas contas com rendimento automático. Já outras opções podem ter cobrança de impostos e juros quando o resgate acontece antes de um determinado período.
Tipos de investimentos com liquidez diária
Confira algumas opções:
- Ações: é possível comprar e vender a maioria das ações da Bolsa de Valores no mesmo dia.
- Fundos Imobiliários: as cotas de boa parte dos FIIs também são facilmente negociadas na B3 com D+2.
- ETFs: o investidor também pode adquirir cotas de ETFs na Bolsa com D+2 no prazo de liquidação.
- Tesouro Direto: alguns títulos do Tesouro Direto possuem liquidez diária, possibilitando o resgate em caso de necessidade.
- CDBs: os CDBs têm variados prazos em relação à liquidez, inclusive a imediata. Consulte as características na hora de investir.
- Fundo de Investimentos: alguns dos melhores Fundos de Investimentos também possibilitam a retirada do investimento no D+0, de acordo com o regulamento do Fundo.