Natal: dicas para economizar e celebrar
Saiba como aproveitar esse importante data sem comprometer as finanças.
O último mês do ano é conhecido por trazer algumas datas muito importantes e marcantes. Muitas pessoas realmente esperam bastante para conseguir chegar nesses momentos. Muitos conseguem sair de férias nesse período, por exemplo. Além disso, dezembro também acaba sendo o mês que as pessoas conseguem concluir algumas atividades e rotinas.
Um outro ponto marcante do mês de dezembro, para a grande maioria dos trabalhadores brasileiros, é o pagamento do 13º salário, esse valor extra que entra nas contas das pessoas e que se torna muito importante especialmente para movimentar a economia e para ajudar as pessoas a pagar por determinadas contas, ou ainda comprar algo.
E duas datas importantes do final de ano é o natal e também o réveillon. Esses dois momentos estão sempre envoltos em uma rotina e um conjunto de coisas que as pessoas fazem. E normalmente isso envolve gastos, especialmente no natal, que envolve ainda a tradicional troca de presentes. E isso faz com que as pessoas gastem, e nem sempre o 13º salário acaba sendo suficiente para conseguir pagar por tudo.
Um erro bastante comum que as pessoas cometem nesse período do final de ano é que as pessoas fazem contas, assumindo dívidas e prestações com os pagamentos das festas de final de ano. E isso faz com que as pessoas passem muito tempo pagando por esses momentos, tirando a capacidade de pagamento que pode fazer falta nos meses que ainda estão por vir.
Mas o fato das pessoas se preocuparem de uma forma mais efetiva com as finanças de uma forma geral, querendo manter uma certa responsabilidade, ainda existem as pessoas que efetivamente não conseguem fazer essas contas justamente por já estar com dívidas.
Confira algumas dicas interessantes para conseguir economizar durante as comemorações de natal sem comprometer as finanças.
Crie um orçamento para o natal
Muitas pessoas não gostam da palavra natal. Afinal de contas, essa é uma ferramenta que acaba limitando bastante as possibilidades, a partir do momento que existe um limite nos gastos diante de uma realidade que nem sempre as pessoas estão prontas para enfrentar.
Mas ter um orçamento definido é fundamental justamente para que as pessoas consigam controlar os gastos que estão sendo feitos, ao mesmo tempo comparar com os valores que as pessoas possuem disponível na sua conta. E criar um orçamento específico para datas ou momentos importantes, como o natal, acaba sendo muito mais importante e efetivo do que criar um orçamento mais genérico.
Afinal de contas, o natal acaba sendo basicamente um ponto fora da curva, no qual as pessoas precisam gastar mais não apenas com os preparativos para as festas como também na compra dos presentes. Mas, de uma certa forma, esses gastos podem acabar sendo deixados de lado, em casos de situações extremas de falta de dinheiro e endividamento. Os gastos também podem ser reduzidos, de acordo com a necessidade.
Na hora de montar um orçamento pensando apenas no natal, alguns passos podem ser interessantes e ajudam as pessoas que desejam economizar.
- Liste todas as despesas que estão previstas especificamente para a ocasião natalina, tais como os presentes que serão gastos, a ceia, a decoração que será feita, etc;
- Avalie o orçamento atual, que é basicamente uma análise da quantidade de dinheiro disponível, e defina um valor máximo que poderá ser gasto de forma específica para esse momento;
- Crie alguns limites que devem ser aplicados especificamente para cada uma das categorias citadas anteriormente, tais como os presentes;
- Anote todos os gastos que vão sendo feitos para o natal e vá acompanhando o orçamento.
Compre com antecedência
Essa é uma atitude que nem sempre as pessoas conseguem tomar diante da sua situação financeira, mas é muito importante, especialmente diante de uma necessidade maior de planejamento. Comprar as coisas com antecedência, na grande maioria dos casos, vai fazer com que os consumidores consigam economizar nas compras.
Mesmo com muitas lojas e empresas fazendo promoções durante o período natalino, em muitas categorias os preços aumentam consideravelmente nessa época, já que existe uma maior demanda. Isso vale também para os itens que serão adquiridos dentro da categoria de presentes como também na categoria ceia, sejam itens de alimentação ou sejam as bebidas.
O natal costuma ser um momento que as pessoas seguem determinadas tradições, e isso significa repetir basicamente as mesmas compras. Por isso acaba sendo muito mais fácil fazer um planejamento financeiro e uma lista de compras baseadas no que as pessoas normalmente compram todo os anos.
Dicas para economizar com presentes no natal
Faça uma lista de todas as pessoas que vão receber presentes, junto com algumas alternativas e opções;
Aproveite as ofertas do mês de novembro para adiantar as compras de natal. A Black Friday, por exemplo, acaba sendo uma alternativa muito interessante para as pessoas que estão interessadas em adquirir determinados itens de presente com um bom desconto. Mas isso será possível somente diante de um planejamento com antecedência;
Participe de amigos secretos ou organize um na sua família. Essa normalmente acaba sendo a melhor solução para promover uma troca de presentes entre as pessoas, ao mesmo tempo economizar, pois tira a necessidade de comprar um item específico para cada um que vai comparecer na ceia;
Dicas para economizar na ceia natalina
Fala uma lista de compras e pesquise os valores em diversos estabelecimentos, pois existe uma grande variedade. Atualmente alguns itens podem ser até mesmo comprados pela internet, mesmo que sejam destinados a ceia natalina;
Avalie a possibilidade da compra diretamente junto aos fornecedores ou grandes distribuidores. Quando as pessoas estão planejando fazer uma ceia para muitos convidados, pode ser interessante buscar fornecedores que consigam descontos diante da compra em quantidades maiores;
Compre apenas o necessário para servir os convidados, evitando desperdícios. Para isso, é muito importante pedir que as pessoas confirmem com uma certa antecedência;
Peça a contribuição de convidados. Normalmente a ceia de natal acaba sendo um momento mais em família, e o anfitrião não deve ter vergonha de pedir para as pessoas levarem alguma coisa para ajudar nas despesas e também para aumentar a variedade de pratos que estarão disponíveis.
Compre as bebidas com antecedência. Esses são itens que normalmente não estragam, ao mesmo tempo que aumentam consideravelmente os valores na medida em que a data se aproxima. Por isso, tentar compras espumante se outras bebidas tradicionais, especialmente durante o mês de novembro, antes que os mercados aumentem os valores.
Utilize aplicativos de controle financeiro
Uma dica interessante que ajuda a economizar e, ao mesmo tempo, ajuda também a controlar o orçamento é contar com a ajuda da tecnologia para fazer um controle mais preciso do orçamento e dos valores que estão sendo gastos. Esses aplicativos podem ser utilizados tanto ao longo de todo o ano, para o acompanhamento do orçamento nesse período, como também e modo específico durante o período natalino.
Uma das vantagens mais interessantes dos aplicativos de controle financeiro acaba sendo justamente a possibilidade de compartilhar as informações com outras pessoas. Essa ferramenta será interessante especialmente para que quer dividir as despesas com outros convidados de uma forma prática e transparente, inclusive com todo mundo acompanhando todas as compras e os gastos que vão sendo feitos.
Espere para comprar em janeiro
Voltando para a categoria de presentes, que acaba sendo uma das mais onerosas dentro do orçamento do natal, para as pessoas que não conseguem comprar com antecedência, uma dica é esperar deixar passar o período natalino e comprar as coisas ao longo do mês de janeiro.
É possível fazer apenas uma troca de presente simples e simbólicos durante o período natalino e depois comprar aqueles presentes que são considerados mais caros durante o primeiro mês do ano. Essa possibilidade é interessante especialmente para os presentes destinados às crianças, que recebem um bom desconto nesse período.
Fuja dos shoppings
Os shoppings são escolhas muito interessantes para as pessoas que buscam segurança e praticidade. Além disso, para as pessoas que trabalham e que acabam não tendo muito tempo disponível durante o período comercial, os shopping são alternativas interessantes, justamente por ficarem abertos até mais tarde.
Além disso, nem todo mundo gosta de comprar pela internet, justamente pela demora na entrega. Mas para quem quer economizar e coloca isso como principal objetivo, os shoppings devem sempre ser evitados. Todos esses benefícios acabam sendo cobrados, de alguma forma. Os valores dos itens costumam ser muito mais caros do que nas lojas de rua e também na internet.
Além disso, o shopping acaba sendo construído justamente para incentivar as pessoas a gastarem mais do que elas de fato estão reparadas para investir nas compras de presentes. Por isso as visitas nesses locais podem se tornar mais onerosas e acabar com o orçamento natalino.
Pesquise muito antes de comprar
Diante da grande concorrência que existe entre as lojas, que, nos dias de hoje, competem não apenas com as concorrentes físicas como também com as concorrentes online, o consumidor pode encontrar boas variações de preços e oportunidades interessantes.
Por isso, acaba valendo muito a regra da pesquisa de preços nos mais variados locais e estabelecimentos. Diante de uma lista pré-definida essa comparação acaba se tornando ainda mais fácil. Mas a internet também ajuda bastante nesse processo, já que existem aplicativos e sites criados especificamente para que as pessoas consigam obter informações da variação dos preços em diferentes locais.
Além disso, muitos destes serviços ainda fornecem algumas informações adicionas que podem ser muito úteis para quem não quer gastar demais. Por exemplo, o histórico de preços do item ao longo de um determinado período, para saber quanto ele aumentou de valor na proximidade do período natalino ou quanto ele reduziu em uma determinada promoção.