Instabilidade financeira: entenda o que é e como evitar
Saiba como identificar esse tipo de problema na vida financeira familiar ou no dia a dia de uma empresa.
O fluxo de dinheiro, que indica os movimentos de entrada e de saída de valores, pode ser considerado como um dos principais desafios enfrentados não apenas pelas empresas, mas também pelas famílias. E isso acaba se refletindo diretamente nos dados que surgem nas mais variadas pesquisas feitas sobre o tema.

Quando estamos falando da saúde financeira de uma empresa, por exemplo, é possível identificar a grande quantidade de negócios que fecham todos os anos no Brasil por falta de dinheiro. E muitas dessas empresas encerram suas operações com dívidas, sejam contas em aberto com os fornecedores, ou então dívidas trabalhistas que acabam sendo feitas durante a operação e que nem sempre são quitadas.
Já quando estamos falando dos problemas financeiros que acontecem dentro das famílias e do orçamento pessoal de uma forma geral, os problemas acabam tendo justamente esse impacto na vida das pessoas, que podem ter dificuldades de conseguir cumprir com todos os seus compromissos, atrasar dívidas, perder acesso ao crédito e, em determinadas situações, perder bens.
Essas crises financeiras podem ser identificadas em diversos momentos e etapas. Quando os problemas estão começando ou quando as pessoas conseguem identificar problemas financeiros intermitentes, com altos e baixos ao longo de um determinado período, pode ser que a situação possa ser considerada como uma instabilidade financeira. Entenda melhor o que significa essa situação, e aprenda também como lidar com ela.
O que é uma instabilidade financeira?
Essa é uma situação que basicamente indica que as pessoas ou as empresas estão passando por um momento no qual estão tendo dificuldades para conseguir manter suas finanças organizadas. Também pode indicar um momento no qual existe uma maior dificuldade de conseguir prever as despesas e as entradas financeiras, gerando um cenário de dúvidas e incertezas.
Essa instabilidade financeira pode se manifestar tanto de forma individual, que é quando uma pessoa ou uma família enfrenta dificuldades para pagar contas básicas, quanto em um nível que possa ser considerado macro, em relação à situação econômica de um país e que pode impactar a sociedade como um todo.
Principais consequências da instabilidade financeira
Existem diversas consequências que podem surgir a partir de um cenário que seja considerado de instabilidade financeira. Elas vão variar justamente de acordo com a quantidade de pessoas e instituições envolvidas.
Quando essas situações acabam se estabelecendo por um maior período de tempo, uma situação de instabilidade financeira dentro de um núcleo familiar pode acabar comprometendo bastante a qualidade de vida de todos os envolvidos. Em muitos casos, as pessoas envolvidas acabam tendo uma série de consequências na sua saúde mental.
Já quando estamos falando de empresas, a instabilidade financeira pode acabar criando uma série de dificuldades para que o negócio consiga projetar suas contas, inviabilizar investimentos, causar cortes nos gastos e, nos casos mais graves, a empresa pode acabar fechando, deixando todos os funcionários sem emprego.
Como identificar a instabilidade financeira?
Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração no momento em que as pessoas acreditam estar diante de uma instabilidade financeira.
- Aumento do endividamento: Quando existe um aumento considerável nas dívidas é um sinal de que as contas podem estar saindo de controle. Quando as pessoas ou as empresas precisam recorrer a uma série de linhas de crédito para conseguir manter as operações do dia a dia, caso não exista um aumento na arrecadação, esse será um sinal de que a instabilidade financeira está próxima.
- Dificuldade para manter o padrão de vida: Um outro indício muito claro para as pessoas e famílias identificarem possíveis instabilidades financeiras é uma certa dificuldade para conseguir manter o seu padrão de vida atual. Nesse caso, isso pode acontecer em virtude de uma redução nas entradas financeiras ou então um aumento no custo de vida de uma forma geral.
- Volatilidade de rendimentos: Quando as famílias dependem de determinados investimentos para manter sua entrada de rendimentos ou, no caso de empresas, a instabilidade dos retornos financeiros pode acabar causando essa instabilidade.
Dicas para tentar sair de uma situação de instabilidade financeira
- Elabore um orçamento detalhado, registrando despesas e receitas, para ter uma visão muito clara da situação financeira;
- Utilize ferramentas e estratégias para controle de gastos, o que fica muito mais fácil dentro de um planejamento financeiro;
- Identifique os custos e os gastos que possam ser cortados para que exista um maior fluxo financeiro dentro do orçamento doméstico ou familiar;
- Busque diversificação nas fontes de renda para buscar maiores entradas financeiras e conseguir ter maior margem para negociação;
- Busque o gerenciamento das dívidas, criando um planejamento para os pagamentos das contas de acordo com uma ordem de prioridade;
- Invista na construção de uma reserva de emergência, aplicando dinheiro em opções seguras.