Como aumentar meu score em 7 dias? Confira dicas
Aprenda como aumentar sua pontuação de crédito em uma semana.
O score de crédito se tornou uma das informações mais importantes da vida de um consumidor. Esse número vai acabar definindo se uma pessoa pode ter acesso ou não a determinadas ofertas e linhas de crédito. Mais do que isso, ela também poderá acabar tendo acesso a determinadas condições de crédito apenas pelo número indicado pelo birô de crédito.

Por isso, existe uma grande preocupação com o score de crédito e a variação que ele pode apresentar. Quando o consumidor está se preparando para fazer uma compra grande, como o financiamento de um veículo ou de um imóvel, por exemplo, ela se torna ainda mais presente, pois realmente pode interferir negativa ou positivamente no negócio.
Mas para conseguir aumentar esse número, é muito importante que os consumidores entendam, antes de mais nada, o que é o score e como ele funciona dentro do mercado financeiro brasileiro atual.
O que é o Score?
O score acabou se tornando o nome popularmente utilizado para definir uma pontuação que acaba sendo concedida para os consumidores pelas instituições que atuam como birôs de crédito. Basicamente é a materialização, em um número, de uma análise feita da vida financeira do consumidor.
O score de crédito é uma metodologia adotada em diversos países com o objetivo de fornecer informações para o mercado financeiro que ajudem a entender os riscos financeiros para as empresas a partir do momento que eles concedem crédito para um determinado cliente ou consumidor.
Atualmente o score que acabou sendo adotado pelo mercado financeiro brasileiro como o principal é o do Serasa, uma empresa privada que atua na proteção ao crédito, seguindo uma série de leis e regras previstas na legislação brasileira, incluindo o Código Brasileiro do Consumidor. Mas isso não significa que exista apenas um score atribuído aos clientes e consumidores.
Na verdade, existem diversas outras pontuações que podem acabar sendo utilizadas para indicar um aumento ou uma redução nos riscos dos negócios. Algumas delas são privadas e internas, enquanto outras são públicas.
Como funciona o Score do Serasa?
Como o sistema de pontuação do Serasa acabou se tornando o mais importante dentro do mercado financeiro brasileiro, é importante entender como ele funciona. Esse score é um número que varia entre 0 e 1000 pontos, sendo que quanto mais alta a pontuação, maiores serão as chances dessa pessoa pagar suas contas em dia, consequentemente menor será o risco do negócio.
Para chegar nesse número, o Serasa utiliza um algoritmo que leva em consideração uma série de informações sobre o comportamento financeiro da pessoa. A conta precisamente acaba não sendo informada pelo Serasa, mas a composição atual desse dado é feita da seguinte forma:
- Contas pagas em dia – 55%
- Registro de dívidas – 33%
- Consultas ao CPF – 6%
- Evolução financeira – 6%
Ou seja, o pagamento das contas em dia acaba sendo um dos principais critérios levados em consideração para chegar no número final. Quando uma conta fica atrasada e o nome do cliente é negativado, por exemplo, o score acaba caindo. Já quando as pessoas conseguem manter um histórico de bons pagamentos, esse score sobe.
Como aumentar o Score rapidamente?
O Serasa criou esse score com o objetivo de passar para o mercado uma informação precisa sobre o histórico daquela pessoa como consumidora. Apesar das informações atuais serem as mais importantes para o mercado, o score também leva em consideração dados do histórico, que possuem um peso menor no resultado final.
Para quem precisa aumentar o score mais rapidamente, em um prazo como o de 7 dias, por exemplo, antes de mais nada será preciso fazer uma análise das contas do consumidor e da sua situação em relação ao histórico de crédito. Mas existem alguns movimentos que podem ser feitos justamente pensando em uma forma de ampliar o score mais rapidamente.
- Negocie todas as contas negativadas: Negociar todas as dívidas que estão atualmente apontadas como negativadas, que são aquelas que deixam o nome do consumidor sujo, é o passo mais importante para aumentar o score. Não é necessário o pagamento das dívidas completas, mas a partir do momento que o consumidor negocia e encaminha o pagamento da primeira parcela o nome já deve ser limpo, e o score aumenta.
- Negocie as dívidas mais antigas: O 2º passo é negociar aquelas dívidas que são as mais antigas, que estão registradas no CPF do cliente mas que não estão mais negativando o seu CPF. Essas são as dívidas que já possuem mais de 5 anos. Apesar do peso ser menor, elas também podem ajudar a aumentar o score rapidamente.
- Atualize seus dados: Atualize todas as informações do cadastro do consumidor junto ao Serasa e também junto às instituições financeiras.
- Mantenha os pagamentos das contas em dia.