Água, luz, internet e outros: confira dicas de como economizar nas contas básicas

Saiba como reduzir os gastos naqueles gastos que normalmente as famílias não conseguem cortar por completo.

Publicado em 30/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para quem está buscando fazer alguns cortes no orçamento ou mesmo iniciar um planejamento financeiro, é muito importante ter, de uma forma muito cara, as informações sobre o quanto está sendo gasto nas mais variadas contas que existem dentro de uma casa.

Água, luz, internet e outros: confira dicas de como economizar nas contas básicas

São aquelas contas de consumo de produtos e serviços considerados indispensáveis, que inclusive normalmente acaba sendo classificada como despesa fixa em determinados planejamentos financeiros. O fato delas serem chamadas de fixas indicam que elas são recorrentes, ou seja, estão sempre presentes nas contas mensais, o que não acontece com um financiamento ou o parcelamento de uma determinada compra, que uma hora vai terminar.

Anúncios

Por outro lado, por mais que estejamos falando de despesas que estão sempre presentes no dia a dia de uma família, essas despesas podem ser administradas e até mesmo reduzidas.

Confira algumas dicas que podem ajudar a reduzir algumas das principais contas de consumo mensais:

Dicas para economizar na conta de luz

Uma das contas de consumo que pode acabar se tornando mais onerosa para os consumidores pessoa física é a da luz, especialmente para as classes mais baixas. O preço cobrado acaba variando bastante, e está se tornando mais caro na medida em as condições climáticas do país se tornam desfavoráveis para a produção de energia elétrica.

Anúncios

Também pode acabar se tornando uma conta mais complicada de ser controlada, especialmente nas casas que existem mais pessoas fazendo parte do mesmo núcleo familiar, já que uma residência está sempre consumindo luz, mesmo que não existe ninguém dentro da casa.

Mas existem algumas dicas e estratégias que podem ajudar bastante na economia de luz:

Substitua lâmpadas

Uma das primeiras medidas que devem ser tomadas para quem quer focar na economia de luz, caso as pessoas ainda não tenham investido neste tipo de substituição, é a troca das lâmpadas que ainda podem estar presentes na casa e que são das mais antigas por aquelas que possuem tecnologia LED. Elas acabam sendo muito mais eficientes, consumindo muito menos energia.

Prefira as cores mais claras

Para as pessoas que estão interessadas em trocar as cores das paredes da sua casa, ou então para quem está na sua fase de reformas possui o foco justamente na economia de luz, é realmente escolher os tons mais claros. Cores como o branco ou tons mais próximos ao claro acabam ajudando a pegar uma quantidade de luz menor e iluminar um espaço e um ambiente maior. Isso é importante especialmente para as pessoas que estão interessadas em ficar mais tempo na residência, como aquelas que trabalham no esquema home office.

As cores mais claras também vão ajudar as pessoas a evitar que elas tenham necessidade de acender as lâmpadas durante o dia, pois isso, em muitos casos, acontece justamente em função da má distribuição da luz pelos cômodos.

Cuidado ao adquirir eletrodomésticos

Os eletrodomésticos costumam ser vilões quando o assunto é economia de energia elétrica. Alguns deles, inclusive, acabam tendo que ser mantidos ligados durante o tempo inteiro, mesmo que as pessoas não estejam em casa. É o caso do refrigerador, por exemplo. Alguns outros são conhecidos por consumir uma grande quantidade de energia elétrica quando estão ligados, como o ar condicionado.

Nestes casos, pode ser interessante investir na compra dos eletrodomésticos que recebem o Selo Procel de Economia de Energia. Considere também as instruções da etiqueta laranja, que indicam o consumo médio mensal. Elas normalmente indicam o consumo e também recebem uma classificação em relação a sua eficiência.

Reduza o tempo do banho

Mesmo que muitas residências, especialmente os apartamentos, tenham um sistema de gás para o aquecimento da água utilizada em chuveiros e algumas torneiras, o que normalmente acaba sendo muito mais barato, a grande maioria dos brasileiros ainda dependem de eletricidade na hora de tomar banho.

Por isso, é muito importante que as pessoas controlem o tempo do banho, justamente para que as pessoas não aumentem o consumo apenas por ficar com a água quente correndo. Além disso, pode ser interessante evitar os banhos naqueles horários considerados como de pico, como das 17h e 22h, pois muitas distribuidoras cobram mais caro pela energia consumida neste momento.

Dicas para economizar na conta de água

A conta de água também pode ter um impacto importante no orçamento doméstico. Mesmo que, na grande maioria dos casos, ela seja mais barata do que a conta de luz, o consumo de água também está diretamente relacionado com uma conscientização ambiental, já que a água potável pode ser considerada como um bem que pode terminar.

Para economizar água, as dicas são as seguintes:

Monitore o hidrômetro

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas se certifiquem que sua instalação hidráulica está em dia. Encontrar vazamentos de água nem sempre é fácil, e muitas vezes um pequeno furo em um dos canos pode acabar fazendo com que a conta de água acabe ficando muito acima do valor de consumo. Para começar a investigação, basta desligar todas as saídas de água e monitorar o hidrômetro. Caso ele siga se movimentando, é sinal de existe algum vazamento.

Reduza o tempo do banho

A hora do banho pode ser considerada como uma vilã tanto no consumo de luz quanto no consumo de água. O volume de água correndo durante o banho é grande, ainda mais quando existem diversas pessoas dentro de uma determinada residência que ficam muito tempo no banho. O tempo ideal e recomendado para um bom banho é entre 5 e 7 minutos.

Identifique oportunidades de reaproveitamento de água

Existem algumas oportunidades de reaproveitamento de água que podem ser encontradas no dia a dia das nossas casas. Por exemplo, a máquina que é utilizada pela máquina de lavar pode acabar sendo reaproveitada, inclusive com algumas delas tendo um sistema que permite com que as pessoas reutilizem a água em um determinado ciclo de lavagem. Mas essa água também podes ser utilizada para lavar o pátio, por exemplo.

Acumule mais roupa para lavar

Além disso, o momento que as pessoas vão levar a roupa acaba sendo um dos que mais consome água no dia a dia dos afazeres domésticos. Por conta disso, é muito importante evitar utilizar a máquina para lavar uma pequena quantidade de roupa. As máquinas mais modernas também contam com sistemas que ajudam a controlar a quantidade de água. Neste caso, a opção deve ser sempre pelo nível suficiente somente para lavar a roupa que está colocada lá dentro.

Não lave a calçada com mangueira

Um péssimo hábito, do ponto de vista de gasto financeiro e também em relação ao gasto de água desnecessário, é lavar a calçada com as mangueiras. Por mais que elas realmente acabem sendo muito uteis para deixar o espaço mais limpo, as mangueiras comuns gastam uma grande quantidade de água. Por isso, neste caso, o ideal é utilizar apenas baldes de água ou a boa e velha vassoura.

Como economizar com planos de telefone, celular e internet

No segmento de telefonia e comunicação, o perfil de consumo acabou mudando consideravelmente nos últimos anos. Se antes as pessoas tinham que ter um plano completo que permitisse ligações por voz e afins, hoje em dia o foco acaba sendo a internet.

Confira algumas dicas para economizar no pagamento destas contas:

Avalie o perfil de consumo

Antes de mais nada, é muito importante fazer uma boa avaliação do perfil de consumo da família. Como as características principais destes serviços mudaram consideravelmente nos últimos anos, pode que as pessoas estejam pagando ainda por um tipo de serviço que elas não estão utilizando. Avalie o consumo de internet e os planos disponíveis, junto com os planos de telefonia móveis disponíveis, para identificar as melhores opções.

Utilize sempre o Wi-Fi

Seja dentro de casa como também em determinados estabelecimentos que liberam o acesso ao Wi-Fi, é sempre muito interessante dar prioridade para esta conexão, que é mais barata e também mais estável.

Aproveite alguns recursos offline

Uma outra dica importante é aproveitar os recursos que muitos serviços de assinatura oferecem e que permitem com que as pessoas utilizem o modo offline. Muitos serviços de streaming, por exemplo, permitem que os usuários baixem os arquivos de vídeo e de áudio utilizando uma determinada conexão Wi-Fi, e depois acesse este mesmo conteúdo no modo offline.

Como economizar nas compras no supermercado

Uma outra conta fixa é a de supermercado. Afinal de contas, as pessoas realmente precisam comer todos os dias. Essa compra também costuma estar entre as que mais pesam em um orçamento doméstico de uma forma geral, especialmente em períodos de inflação, já que os itens alimentares podem acabar sofrendo uma grande variação nos preços.

Confira algumas dicas para conseguir economizar nas compras feitas de alimentos no dia a dia:

Faça uma lista de compras com base em um cardápio

Fazer uma lista de compras é o básico para conseguir economizar nas compras de alimentos e outros itens do mesmo gênero. Ela também é muito importante para que as pessoas não esqueçam de comprar algum item. Mas ela também pode ser muito efetiva na economia, especialmente quando ela são criadas a partir de um determinado cardápio.

Aproveite os dias de promoções

Se antes valia a pena as pessoas fazerem uma grande compra no começo do mês, garantindo grande parte dos itens que seriam consumidos ao longo do período, hoje em dia vale mais a pena dividir as compras e aproveitar os diferentes dias de promoções oferecidos pelos supermercados, mas sempre com foco em comprar apenas o que é necessário.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.