7 aplicativos que ajudam a guardar dinheiro

Confira alguns apps disponíveis que podem ser muito importantes para quem quer criar uma reserva financeira.

Publicado em 24/05/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Guardar dinheiro é a meta e o objetivo de muitas pessoas. Algumas pensam nisso no momento em que decidem alcançar um objetivo que exija uma maior quantia financeira empregada, como adquirir um imóvel ou então se aposentar. Outras pensam que deveriam estar economizando a partir do momento em que se veem em uma situação financeira adversa.

7 aplicativos que ajudam a guardar dinheiro
Créditos: Divulgação

O fato é que, para muitos, guardar dinheiro exige uma importante mudança nos comportamentos que fazem parte do dia a dia. Com a grande quantidade de ofertas de produtos e serviços e com a facilidade com que as pessoas conseguem comprar praticamente de tudo sem sair de casa, esse controle se torna ainda mais difícil.

Mas a tecnologia, que muitas vezes acaba sendo apontada como a grande vilã do mundo moderno consumista, também pode ser utilizada como aliada. Existem diversos aplicativos que podem ser utilizados para organizar as finanças de uma forma geral e, como consequência, permitir que as pessoas consigam separar uma quantia todos os meses para guardar.

Toshl Finance

Começando por um aplicativo que propõe uma forma diferenciada de começar a organizar as finanças e mudar hábitos para, quem sabe, as pessoas consigam começar a guardar dinheiro na prática. Basicamente, ele oferece uma série de recursos, mas o passo a passo da organização acontece com a ajuda de um personagem.

O personagem funciona basicamente como um guia, que vai ajudando as pessoas a organizarem as finanças utilizando as mais variadas ferramentas disponíveis no aplicativo. Além disso, o app também permite que os usuários controlem carteiras de criptomoedas e também conta do PayPal.

GuiaBolso

Um sistema completo que permite que as pessoas controlem suas finanças não apenas através do smartphone, mas também acessando e alimentando os dados utilizando outros dispositivos, uma vez que o mesmo sistema pode ser acessado pelo computador, com as mesmas informações.

Além de diversas ferramentas para organizar as finanças como um todo, o GuiaBolso permite ainda que as pessoas consultem a sua situação do CPF externamente, nas bases do SPC e do Serasa.

Minhas Economias

Um aplicativo mais simples quando comparado com os outros sugeridos nesta lista, mas que pode ser interessante para as pessoas que não querem desculpas para deixar de controlar suas informações financeiras. Um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de adicionar dados mesmo quando o usuário não está conectado à internet.

Mas o app também conta com alguns recursos online que permitem que os dados sejam sincronizados com os servidores do app. Com isso, as pessoas garantem que as informações possam ser recuperadas.

Mobills

Outra opção de aplicativo gratuito e bastante completo para as pessoas que desejam não apenas organizar suas finanças, como também ter acesso a uma série de ferramentas para ajudar nas mudanças dos comportamentos que impedem a reserva financeira.

Um dos grandes diferenciais desse aplicativo não é apenas a facilidade com que as pessoas conseguem alimentar as bases de dados, mas também a possibilidade de cadastrar tudo em categorias. Com isso, fica muito mais fácil que as pessoas consigam ter acesso aos pontos de maior atenção que precisam ter com suas finanças.

Finance

O Finance é um aplicativo que acabou se tornando conhecido nesse segmento de organização financeira, especialmente pela sua interface muito intuitiva e simples de ser utilizada no dia a dia. Fora isso, a grande maioria dos recursos acaba sendo parecida com os que são encontrados nos demais apps.

Os clientes conseguem adicionar tanto contas nacionais quanto de outros países para fazer o controle financeiro. Outro recurso interessante que pode ser encontrado no mesmo app é a possibilidade de cadastrar listas de compras.

Organizze

O Organizze pode ser considerado como um verdadeiro campeão no segmento, já tendo mais de 2 milhões de usuários. Ele é um dos mais completos, permitindo que as pessoas consigam controlar não apenas as movimentações financeiras da sua conta, mas também dos cartões. Portanto, ele acaba sendo ideal especialmente para quem tem mais de um cartão e se perde nas faturas.

Um outro recurso muito interessante é o Metas, que permite que as pessoas criem objetivos e possam ir acompanhando o andamento, o que ajuda bastante a manter os usuários no mesmo caminho.

Wisecash

O Wisecash é outro sistema que pode ser acessado em dois tipos de plataformas diferentes: tanto através do seu aplicativo oficial para smartphones como também através do computador, a partir de qualquer navegador. Ele conta com um painel bastante completo nos dois casos, que permite visualizar gráficos e números com saldos e resultados financeiros.

A ferramenta também dispõe de um recurso de metas, que ajuda as pessoas a se manterem no controle dos objetivos. Ele também permite que os usuários gerenciem grupos e contas de uma forma muito simples.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.