Vai pedir um empréstimo pessoal? 5 cuidados que devem ser tomados antecipadamente

Saiba o que deve ser considerado antes de pedir dinheiro emprestado em qualquer instituição financeira.

Publicado em 01/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito mais acessadas pelos brasileiros. Esse é um tipo de linha que acaba se tornando um dos principais serviços oferecidos pelos bancos e pelas instituições financeiras de um modo geral, já que ele acaba sendo oferecido para uma quantidade maior de pessoas e a única garantia tomada é o próprio nome e o histórico financeiro.

Vai pedir um empréstimo pessoal? 5 cuidados que devem ser tomados antecipadamente
Créditos: Depositphotos

Os critérios utilizados para definir os valores que serão liberados de empréstimo pessoal variam de acordo com cada banco. Além de toda a análise do histórico financeiro e do perfil de pagador, as instituições financeiras também levam em consideração o histórico que as pessoas possuem com elas mesmas.

Hoje em dia, com os sistemas interligados e com algoritmos avançados, os perfis são analisados de forma individual. Sendo assim, um determinado cliente pode ter acesso a oportunidades de empréstimos pessoais muito diferentes de outros, mesmo que ambos estejam com o seu nome limpo.

Outra característica do empréstimo pessoal é sua facilidade de tomada. E com os aplicativos dos bancos disponíveis, tudo pode ser feito em alguns minutos, com o dinheiro caindo diretamente na sua conta na mesma hora. Mas isso também aumenta o risco da tomada de empréstimo por impulso.

Confira alguns cuidados que todo mundo deve tomar antes de solicitar um empréstimo pessoal:

Faça um planejamento de como o dinheiro será gasto

Antes de solicitar um empréstimo, independentemente do valor, é muito importante que as pessoas tenham clareza em relação à forma como esse dinheiro será utilizado. Caso contrário, vai acabar se tornando mais um valor adicional entrando na conta, que pode ser gasto de forma irresponsável.

Portanto, se as pessoas estão precisando de uma determinada quantidade de dinheiro para comprar algo, o valor do empréstimo deverá ser suficiente para fazer essa compra, de preferência já levando em consideração um possível desconto que pode ser aplicado nos pagamentos à vista.

Dessa forma, o valor do empréstimo deve ser específico para essa compra, reduzindo a quantidade de juros que será paga durante toda a operação.

Pesquise antes de fazer a contratação

Na maioria dos casos, as pessoas acabam solicitando o empréstimo que for mais fácil e que já estiver pré-aprovado. Para os clientes que possuem uma conta em determinado banco, normalmente a opção de empréstimo acaba sendo encontrada nessa mesma empresa. Mas existem algumas alternativas que podem ser mais baratas.

Hoje em dia existem muitos bancos digitais que permitem que as pessoas abram contas gratuitas e tenham acesso a propostas de empréstimos. Em determinados casos, nessas empresas, a linha de crédito pode sair mais barata. Por isso, prefira sempre os bancos e as instituições financeiras que oferecem simuladores, para saber exatamente quanto será pago ao final do contrato.

Confira sempre todas as condições de pagamento

Mesmo que o cliente tenha uma opção de empréstimo pré-aprovado no aplicativo do seu banco, que permite que as pessoas solicitem o mesmo com apenas alguns toques na tela, é muito importante tentar segurar esse impulso e solicitar apenas o valor depois de conferir, com cuidado, todas as condições de pagamento.

Dentre as condições que devem ser observadas está o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo – que inclui todos os encargos e despesas envolvidos – e também a possibilidade de obter algum desconto caso seja possível adiantar os pagamentos das parcelas. Além disso, também é importante verificar as multas que serão cobradas caso o pagamento atrase.

Não pegue empréstimos de empresas para pagamento de contas pessoais

Hoje em dia, as pessoas estão conseguindo ter acesso ao CNPJ de uma forma muito mais fácil. Uma das principais iniciativas criadas para regularizar a atuação de profissionais autônomos foi a criação da modalidade MEI. E isso acabou abrindo outras opções de empréstimo e de crédito para as pessoas no dia a dia.

Mas as pessoas devem evitar confundir as contas e solicitar empréstimos que são destinados às pessoas jurídicas para o pagamento das contas pessoais. Essas linhas de crédito acabam sendo liberadas justamente para que as pessoas consigam encaminhar os pagamentos do negócio e manter a empresa em funcionamento, ou então para investir e garantir o crescimento dela.

Solicite empréstimos somente de instituições seguras

A grande maioria dos bancos digitais que estão disponíveis no mercado brasileiro está devidamente autorizada para operar. Mas, com o aumento das movimentações eletrônicas, também aumentaram muito os golpes sendo aplicados nos clientes, incluindo as ofertas de empréstimos de empresas utilizadas como fachada para golpes.

Inicialmente, sempre que as pessoas se depararem com uma oferta de empréstimo que seja muito boa, mas que esteja exigindo algum tipo de pagamento adiantado, os consumidores não devem seguir, pois isso não é uma operação autorizada. O mesmo vale para as ofertas de consignado feitas por telefone, WhatsApp e outros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.