E-Consignado: entenda a nova plataforma de empréstimo consignado privado

Ferramenta foi criada pelo governo para facilitar a vida dos trabalhadores interessados em conseguir um crédito consignado.

Publicado em 15/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Recentemente, o governo federal anunciou algumas mudanças e novidades para oferecer mais uma modalidade de crédito para os trabalhadores. O empréstimo consignado público já se tornou bastante popular por oferecer empréstimo com juros e taxas mais baixas. Agora, a ideia é permitir que os funcionários de empresas privadas também tenham acesso a oportunidades nesse sentido.

E-Consignado: entenda a nova plataforma de empréstimo consignado privado
Créditos: Internet

Uma das estratégias para conseguir aumentar a quantidade de contratos de consignado disponíveis para os trabalhadores da iniciativa privada é concentrar as ofertas em um sistema online. Com isso, os empréstimos deixam de estar disponíveis somente para os trabalhadores de empresas que possuem convênios com os bancos e as instituições financeiras.

A plataforma E-Consignado vai ser a grande responsável por centralizar e oferecer essas ofertas para os trabalhadores que possuem sua carteira assinada em empresas privadas. Entenda como ela vai funcionar e saiba mais sobre como o empréstimo consignado privado está mudando ao longo do ano.

O que é o E-Consignado?

O E-Consignado foi recentemente anunciado e lançado pelo governo, tendo como principal objetivo modernizar a oferta de crédito consignado para os trabalhadores que fazem parte da iniciativa privada. Atualmente, a oferta de empréstimo com desconto em folha pode ser feita pelos profissionais que atuam dessa forma, mas eles dependem de um convênio específico entre as empresas e os bancos.

A plataforma visa servir como intermediária entre os trabalhadores que estão interessados em obter esse tipo de empréstimo e as instituições bancárias que oferecem essa operação. O governo visa, com isso, fazer com que as pessoas não tenham mais que depender de um contrato específico, o que restringia bastante as pessoas que podiam ter um empréstimo com desconto em folha.

Como funciona o E-Consignado?

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, essa será uma plataforma que estará integrada ao eSocial. Esse é o sistema que já reúne informações trabalhistas dos funcionários de empresas privadas. Isso permitirá um processo mais simples e automatizado para a liberação de crédito.

A plataforma poderá ser acessada pelo trabalhador que possui atualmente vínculo com uma determinada empresa, com sua carteira assinada. Os dados são os mesmos utilizados pelos usuários para que eles consigam acessar outros tipos de sistemas, como a carteira digital, por exemplo.

As instituições financeiras poderão cadastrar suas propostas de empréstimo consignado, de acordo com o perfil exigido em cada proposta. Sendo assim, com as informações cruzadas em relação aos rendimentos dos profissionais, elas serão liberadas de forma individual, de acordo com o acesso feito no sistema.

Os trabalhadores poderão encontrar diferentes ofertas, seguindo um modelo de marketplace financeiro que já pode ser encontrado na web. Com isso, além de acessar os empréstimos de uma forma mais simples, sem depender de um contrato específico com um banco, será possível comparar informações como valores liberados, parcelamento, taxas, etc.

Como contratar empréstimos através do E-Consignado?

Uma outra característica desse sistema será permitir que os trabalhadores escolham a oferta que mais lhes interessa e encaminhem a contratação de forma imediata, mais ou menos como acontece com os aplicativos de instituições financeiras, como os bancos digitais.

O sistema terá uma área específica na qual os trabalhadores poderão fazer uma simulação completa das condições de contratação do empréstimo. E a contratação também poderá ser feita através do mesmo sistema.

A partir da aprovação pela instituição financeira, os descontos das parcelas vão começar a ser feitos diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Caberá ao contratante deixar de fazer o pagamento do valor na conta do contribuinte e repassar para as instituições financeiras, como forma de quitar as parcelas.

Ainda de acordo com o governo federal, nesse sistema criado não será mais preciso a intermediação do procedimento pelo empregador. Será preciso apenas registrar o desconto na guia do eSocial.

Quem poderá acessar as ofertas de empréstimo do E-Consignado?

A plataforma foi criada com o principal objetivo de atender às demandas dos profissionais que trabalham com sua carteira assinada, no regime CLT. O público-alvo será justamente esses profissionais que dependem apenas das opções de empréstimo privado no momento em que eles necessitam de um crédito.

Portanto, para acessar a plataforma e encaminhar um pedido, é preciso cumprir esses requisitos:

  • Ter um contrato de trabalho ativo registrado na CTPS digital;
  • Possuir margem consignável disponível (limite máximo de comprometimento do salário);
  • Estar adimplente com outras obrigações financeiras dentro das regras do sistema.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.