Como funciona o empréstimo com garantia de veículos do Santander?
Entenda as vantagens e desvantagens dessa operação de crédito.
O Santander conta com diversas opções de linhas de crédito para seus clientes. No segmento de empréstimos, por exemplo, os correntistas contam desde os pessoais pré-aprovados, para quem já possui um relacionamento com o banco, até aqueles que liberam valores maiores e que exigem algum tipo de garantia.

Uma das opções mais interessantes disponíveis para as pessoas que possuem um veículo em seu nome é o chamado empréstimo UseCarro, que basicamente é o nome comercial criado pelo banco espanhol para identificar uma opção de empréstimo que toma como garantia justamente o carro do cliente.
Existem muitas opções de empréstimos que podem ser encontrados no mercado com essas mesmas características. No caso do Santander, ele opta pelo chamado refinanciamento de veículo, que basicamente é o mesmo tipo de contrato que pode ser encontrado no mercado financeiro com o nome de empréstimo com garantia de veículo.
Para quem está precisando de uma quantia maior de dinheiro sendo liberada na forma de empréstimo, e que possui um veículo registrado em seu nome para que possa ser incluído no negócio, entenda como esse empréstimo funciona na prática.
O que é um refinanciamento de veículo?
Mas antes de analisar especificamente essa opção de empréstimo oferecida pelo Santander, é muito importante entender como o refinanciamento funciona na prática. Basicamente, é um tipo de empréstimo que é liberado mediante a apresentação, por parte do cliente, de um bem como garantia. Nesse caso, o item é um veículo que esteja em nome da pessoa que vai assinar o contrato.
Muitos empréstimos são liberados sem que o cliente tenha que apresentar garantias. Mas, nesse caso, o valor varia muito de acordo com a análise que o banco faz do perfil financeiro do indivíduo. Os sistemas levam em consideração uma série de informações que estão disponíveis para consulta, tanto internas quanto externas.
Já no caso do empréstimo com garantia de veículo, ou do refinanciamento do veículo, o valor vai sempre variar de acordo com o valor do bem que está sendo indicado no contrato, somado com a capacidade comprovada de pagamento do cliente.
Principais vantagens do refinanciamento de veículo
- Crédito liberado para qualquer uso: Diferentemente de um financiamento feito para que as pessoas consigam adquirir um determinado bem, como um veículo, o refinanciamento permite que as pessoas tenham dinheiro caindo na conta para que o cliente possa fazer o que quiser, como se fosse um empréstimo pessoal.
- Juros reduzidos: Na maioria dos casos, o empréstimo com garantia de veículo acaba sendo encontrado no mercado financeiro com taxas de juros que ficam abaixo em relação aos demais empréstimos. O mercado entende que o veículo que aparece no contrato como garantia acaba justamente reduzindo bastante o risco do negócio de uma forma geral.
- Mais dinheiro liberado: Os empréstimos pessoais, na maioria dos casos, acabam tendo um limite em relação à quantidade de dinheiro que pode ser disponibilizada. Já os empréstimos com garantia acabam justamente permitindo que os bancos disponibilizem mais dinheiro, levando em consideração o valor do bem.
- Maior possibilidade de parcelamento: Em comparação com os empréstimos pessoais, o refinanciamento do veículo normalmente também acaba oferecendo um tipo de contrato que pode ser pago em uma maior quantidade de meses no parcelamento.
Principais vantagens do UseCarro do Santander
Além dos benefícios citados anteriormente, a opção específica do refinanciamento do Santander ainda conta com algumas outras vantagens muito interessantes para quem busca esse tipo de empréstimo:
Juros mais acessíveis quando comparado até mesmo com outras opções de empréstimos que podem ser encontradas no mesmo banco ou de outros refinanciamentos de veículos disponíveis na concorrência. De acordo com as informações atuais sobre esse empréstimo, as taxas de juros partem de 1,43% ao mês.
Em relação ao valor que será liberado no momento do empréstimo, o Santander leva em consideração as avaliações feitas do veículo. A empresa pode fazer tanto uma avaliação própria, mas também pode levar em consideração algumas informações públicas, como o valor da tabela Fipe do modelo e do ano do carro. O Santander libera até 70% desse valor na forma de empréstimo, com o dinheiro sendo depositado diretamente na conta do solicitante.
Além disso, o parcelamento do empréstimo pode ser feito em até 60 meses, o que representa 5 anos, e o contrato aceita veículos com até 10 anos de fabricação.
Como fazer o refinanciamento de veículos no Santander?
Diferentemente de outros tipos de empréstimos que podem ser solicitados diretamente pelo aplicativo oficial, o UseCarro ainda depende de uma conversa com o gerente da conta. Por isso, os interessados deverão se dirigir até sua agência do banco.