Tempo de contribuição do INSS: saiba como consultar pelo CPF
Aprenda como ter acesso a essas informações atualizadas sobre a situação do trabalhador.
As contribuições que acontecem ao longo da vida dos trabalhadores para o INSS são os pagamentos que garantem o vínculo da pessoa com o sistema de previdência do país. As coberturas e os seguros que são garantidos para essas pessoas por lei ficam disponíveis com essas contribuições. Além disso, os pagamentos contam para a aposentadoria.

Atualmente existem diversos critérios que precisam ser atingidos para que uma pessoa consiga a tão esperada aposentadoria. Eles levam em consideração não apenas o tempo de contribuição, mas também a idade, e as regras variam de acordo com a modalidade ou o tipo de aposentadoria.
Durante a fase ativa do profissional, quando ele está trabalhando, uma parte do seu salário acaba sendo descontada, somada a uma parte que é paga pelo empregador. Esses depósitos vão contribuindo para o sistema como um todo, sendo os valores utilizados para o cálculo de quanto a pessoa vai receber de aposentadoria quando concluir o processo.
Por isso, é muito importante acompanhar os registros desses pagamentos, tanto para saber se os repasses estão sendo feitos quanto se todos os valores estão corretos, pois isso poderá impactar diretamente no pedido e no resultado final. Hoje em dia esse controle está muito mais simples de ser feito, através tanto do site quanto do aplicativo do INSS.
Aprenda como acompanhar as contribuições feitas para o INSS utilizando o CPF como dado identificador.
O que significa o tempo de contribuição no INSS?
O período contabilizado como tempo de contribuição no INSS nada mais é do que o tempo em que o trabalhador é considerado como um segurado do sistema de previdência social e também o tempo total de pagamentos que foram registrados. Esse dado é levado em consideração para que as pessoas tenham determinados direitos, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e outros benefícios oferecidos pelo INSS.
Cada mês trabalhado deve gerar uma contribuição junto ao INSS. Portanto, cada contribuição que é devidamente registrada no sistema equivale basicamente a um mês de trabalho que será contabilizado para os períodos que são previstos em lei para ter acesso a determinados benefícios e serviços.
Acompanhar o tempo de contribuição junto ao INSS é muito importante para que os trabalhadores consigam entender, de fato, quanto tempo ele ainda precisa contribuir para conseguir se aposentar e também se já atingiu o tempo mínimo exigido para acesso a outros direitos e coberturas.
Quem pode fazer contribuições para o INSS?
As contribuições para o INSS acabam sendo feitas de forma obrigatória por todas as pessoas que trabalham dentro das regras da CLT ou em qualquer outra modalidade de contratação formal. Ou seja, ela é obrigatória para todas as pessoas que exercem uma atividade que seja considerada como remunerada.
Mas algumas outras categorias que trabalham utilizando outros tipos de contratos ou de sistemas podem contribuir também. No caso dos profissionais autônomos que trabalham como MEI, por exemplo, acabam contribuindo de forma automática a partir do momento que eles realizam o pagamento da contribuição mensal obrigatória, junto com outros impostos.
Já pessoas que trabalham como autônomas sem registros, empregados domésticos, rurais, empresários e sócios de empresas também podem contribuir mensalmente no INSS, para garantir que elas também tenham acesso aos seguros, coberturas e até mesmo à aposentadoria.
Como acompanhar o tempo de contribuição do INSS?
Para quem está interessado em acompanhar o seu tempo de contribuição já registrado junto ao INSS, existem diversas formas de fazer isso online, ou seja, sem ter a necessidade de comparecer em qualquer local para algum tipo de atendimento presencial.
A forma mais simples e prática é utilizar o aplicativo do Meu INSS. Ele foi criado para replicar basicamente todos os recursos que estão disponíveis no sistema acessível via navegadores em um app que pode ser instalado em qualquer smartphone ou tablet.
Para conseguir acessar todas as informações do segurado, o cliente deve, antes de mais nada, utilizar o sistema do gov.br, que libera o login para uma série de serviços de órgãos públicos. Essa identificação é feita através do CPF do cidadão, junto com uma senha que deve ser cadastrada no momento da criação desse primeiro cadastro.
Como consultar a contribuição do INSS através do aplicativo?
1. Baixe o app: Procure o aplicativo "Meu INSS" na sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) e instale-o.
2. Faça login: Abra o aplicativo e clique em "Entrar com gov.br" para acessar sua conta.
3. Insira seus dados: Digite seu CPF e a senha da sua conta gov.br.
4. Acesse o extrato: Na tela principal, procure e clique na opção "Extrato de Contribuição (CNIS)".
5. Visualize e baixe: O extrato de contribuições será exibido com as informações de seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias. Você pode baixar o documento em PDF para ter um registro oficial.