Quanto tempo demora para conseguir passaporte? Saiba como tirar o documento
Passaporte acaba sendo muito procurado nos períodos das férias.
Milhões de brasileiros viajam não apenas pelo país, mas também para outros países durante os meses de dezembro até março. Esse período é conhecido como alta temporada para a grande maioria dos destinos turísticos e também para todas as empresas que operam nesse segmento, sejam as companhias aéreas e de ônibus, os hotéis e demais opções de hospedagem, parques, museus, etc.
Mas também acaba se tornando um momento de “alta temporada” para aqueles serviços que atuam no mercado turístico de forma indireta, incluindo alguns órgãos públicos. No caso do Brasil, temos a Polícia Federal que acaba tendo um tipo de serviço, que é da sua responsabilidade, bastante demandado, que é a emissão de passaporte.
Apesar de ser um documento que pode ser obtido a qualquer momento ao longo do ano e também que possui uma validade de 10 anos, muitos turistas deixam para a última hora a emissão desse documento, que é considerado como obrigatório para conseguir a entrada em diferentes países.
Como tirar passaporte?
Reúna os documentos necessários.
Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto (CNH) ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.
CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome
Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
Passaporte antigo – se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.
Preencha o formulário de solicitação que está disponível no site da Polícia Federal. Ele está dividido em 4 telas, solicitando dados pessoais, documentos, dados complementares e confirmação de dados.
Pague a taxa de emissão do passaporte, com o valor atualizado sendo apresentado nessa mesma tela. O pagamento pode ser feito através do boleto, Pix ou cartão de crédito.
Depois que o pagamento for identificado, será possível agendar o atendimento na unidade da PF mais próxima.
Ao se apresentar na PF na data solicitada, é muito importante ficar atento a todas as orientações que aparecem na tela. É obrigatória a apresentação de todos os documentos originais que já foram enviados anteriormente através do formulário eletrônico.
Depois, basta aguardar o prazo solicitado pela PF para a emissão do documento.
Quanto tempo demora para o passaporte ficar pronto?
Essa acaba sendo uma informação muito importante, e que pode até mesmo preocupar bastante as pessoas que estão com toda sua viagem organizada e que dependem apenas da emissão do documento. De acordo com o prazo atual que é solicitado pela PF, a emissão do documento pode demorar entre 6 e 10 dias úteis.
Esse tempo depende de alguns fatores variáveis como tempo necessário para analisar as documentações para o passaporte, prazo para reconhecer o pagamento, espera pelo agendamento, produção física do documento, quantidade de demanda e outras variáveis.
Mas é importante ressaltar que, mesmo diante desse tempo máximo de dias indicado pela PF para emissão desse documento, em determinadas situações pode ser que ele demore mais para ser emitido. Já houve diversos casos nos quais a PF de alguns estados acabam demorando mais para conseguir o passaporte finalizado, em virtude de problemas com fornecedores e outras questões administrativas.
Como conseguir um passaporte mais rápido?
Caso as pessoas estejam com muita pressa para conseguir esse passaporte, como é o caso de quem já está com a viagem marcada em um período menor do que o solicitado para a emissão do documento, ou então para as pessoas que recebem uma solicitação de viagem em cima da hora, existe a possibilidade de solicitar um passaporte de emergência.
Nesse caso, os procedimentos são os mesmos, mas no momento da solicitação as pessoas devem marcar essa opção. Ela possui uma taxa mais cara e também tem uma validade menor do que aquela apresentada pelo passaporte convencional. Enquanto o tradicional pode ser utilizado por 10 anos, o passaporte de emergência possui validade de apenas um ano.