Quanto custa casar em 2025? Saiba quanto é cobrado pelo casamento civil

Casamento civil deve ser realizado em cartórios e possui taxas que devem ser pagas no momento.

Publicado em 04/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem diferentes formas de comprovar a união entre duas pessoas para a formação de uma família no Brasil nos dias de hoje. Mas o casamento civil ainda é uma das formas mais tradicionais, reconhecidas e procuradas pelas pessoas que estão interessadas em oficializar essa parceria.

Quanto custa casar em 2025? Saiba quanto é cobrado pelo casamento civil
Créditos: Luiz Paulo Socher Fotografia

Mesmo que as festas e as cerimônias religiosas sejam aquelas que as pessoas normalmente pensam quando idealizam um casamento, perante a lei, os registros públicos e burocráticos dessa união acabam sendo mais importantes e os que realmente importam para que essa unidade familiar, de fato, se concretize.

Mas, como basicamente tudo na nossa vida em sociedade, até mesmo o simples processo e procedimento de casamento para criação de uma unidade familiar exige um certo investimento. Saiba mais sobre como funciona o casamento civil no Brasil e confira quanto custa registrar essa união em cartório.

O que é o casamento civil?

O casamento civil pode ser considerado como a união entre duas pessoas perante a lei. Nele, é estabelecido por um contrato os direitos e deveres para ambas as partes, reconhecendo a formação de uma família. Existe também uma comparação muito frequente feita em relação a esse tipo de procedimento, que é justamente a de um contrato.

Esse registro civil acaba sendo feito em um cartório, assim como boa parte dos registros no mesmo estilo. A partir desse momento, o casal adquire uma série de direitos e deveres perante a lei.

Como casar no civil?

Existem algumas decisões que as pessoas precisam tomar a partir do momento em que decidem fazer esse casamento no civil. Uma delas é o local e a forma como esse casamento será oficializado. O mais comum é que isso aconteça diretamente no cartório. Nesse caso, as pessoas marcam uma hora, apresentam alguns documentos e assinam um compromisso diante de um juiz de paz e de um escrevente.

Mas, além disso, existem alguns outros tipos de casamento:

Casamento civil em diligência – Esse ocorre quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem (um buffet, restaurante, fazenda, praia, etc.) para realizar o casamento.

Casamento religioso com efeito civil – Os noivos devem comparecer ao cartório junto com duas testemunhas, levando os documentos e um requerimento da igreja, sinagoga, templo, etc., informando que o casamento será com efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante. Então, o cartório emitirá a Certidão de Habilitação, que os noivos devem levar ao celebrante antes do casamento, para que ele faça o Termo de Religioso com Efeito Civil. Depois do casamento, os noivos precisam levar esse último documento ao cartório em até 90 dias para registrar o casamento. Nesse caso, os noivos podem também se casar primeiro no religioso e depois registrar no civil.

Conversão de união estável em casamento – Esse pedido também pode ser feito diretamente em um cartório, quando já existe um registro de união entre essas duas pessoas.

Quais são os documentos necessários para casar no civil?

Pessoas solteiras:

  • Identidade dos noivos (RG, CNH, Passaporte, Carteira da OAB, CRM, CRECI, etc.) – Cópia original e autenticada
  • CPF original
  • Certidão de nascimento original de ambos, válida pelos últimos 6 meses

Noivos divorciados:

  • Identidade dos noivos (RG, CNH, Passaporte, Carteira da OAB, CRM, CRECI, etc.) – Cópia original e autenticada
  • CPF original
  • Certidão de nascimento original de ambos, válida pelos últimos 6 meses
  • Certidão de casamento anterior com averbação do divórcio
  • Cópia de sentença ou escritura pública de divórcio – É importante comprovar se houve ou não partilha de bens. Caso esse documento não esteja disponível, a separação de bens torna-se obrigatória.

Noivos viúvos:

  • Identidade dos noivos (RG, CNH, Passaporte, Carteira da OAB, CRM, CRECI, etc.) – Cópia original e autenticada
  • CPF original
  • Certidão de nascimento original de ambos, válida pelos últimos 6 meses
  • Certidão de casamento do primeiro casamento
  • Certidão de óbito do cônjuge falecido
  • Certidão de inventário e partilha, caso o falecido tenha deixado bens e filhos

Além disso, em todos os casos, os noivos devem levar pelo menos duas testemunhas ao cartório ou evento, que pode ser qualquer pessoa maior de 18 anos e que tenha, em mãos, seu documento de identificação.

Quanto custa o casamento civil?

O custo para esse registro do casamento no civil varia de acordo com o local e também com a forma de casamento. O registro simples feito no cartório acaba sendo considerado o mais barato, uma vez que as pessoas não realizam nenhuma cerimônia específica. Já os casamentos nos quais o juiz de paz é deslocado para um determinado evento festivo ou religioso tornam-se mais caros.

O valor normalmente varia entre R$ 200 e R$ 1.000.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.