O que é o golpe do falso emprego? Confira dicas para não cair
Criminosos utilizam até mesmo a falta de emprego para tentar aplicar os mais variados tipos de golpes nas vítimas.
O desemprego é um problema latente do Brasil, com períodos de altas e períodos de baixas nos índices que medem a quantidade de pessoas adultas que não possuem uma ocupação profissional e, portanto, não teriam condições de sustentar nem a si e nem às outras pessoas que são suas dependentes diretas.

Na grande maioria dos casos estamos falando de pessoas pobres que acabam tendo em um contrato de trabalho formal, seguindo as regras da CLT, não apenas a garantia do recebimento de um determinado pagamento recorrente que vai ajudar nos pagamentos das contas, mas também outras seguranças e benefícios garantidos por lei.
E, mesmo estando diante de uma população que está passando por uma grande dificuldade financeira sem uma entrada de dinheiro recorrente, muitos criminosos ainda preferem mirar nelas na tentativa de aplicar os mais variados tipos de golpes, sempre focando em alguma possível vantagem financeira.
Existe até mesmo uma denominação para isso: Golpe do falso emprego. Entenda como ele funciona de uma forma geral e também confira algumas dicas para conseguir identificar o golpe com antecedência e tentar escapar.
O que é o golpe do emprego?
Esse golpe pode acabar sendo aplicado das mais variadas formas, uma vez que os criminosos costumam adaptar e mudar suas estratégias para conseguir continuar fisgando a maior quantidade de possíveis vítimas. Mas, de uma forma geral, estamos falando de tentativas de crimes que utilizam falsas promessas envolvendo o mercado de trabalho.
Para isso, os criminosos acabam utilizando os mais variados recursos que estão disponíveis, incluindo anúncios falsos e também contatos diretos com as possíveis vítimas, sempre focando na oferta de um emprego ou de alguma oportunidade que possa vir a se transformar em uma fonte de renda.
Mas, por trás de tudo isso, o que os criminosos realmente querem é conseguir ter acesso a determinados dados pessoais e sensíveis das pessoas, o que vai ajudar em outras tentativas de golpes. Além disso, muitos também acabam sendo mais diretos, tentando obter pagamentos dessas pessoas justamente em troca dessas falsas promessas.
Além disso, existem também os golpes mais complexos. Nesse caso, a vítima até mesmo pode ser remunerada e contratada para fazer alguma atividade. Mas enquanto elas pensam que estão fazendo algo que está previsto na lei, na verdade elas estão ajudando os criminosos a cometer outros crimes.
Principais tipos de golpes de empregos
Mesmo que exista uma grande variedade na forma como esses golpes são aplicados no dia a dia, as autoridades já conseguiram identificar alguns que acabam sendo os mais comuns, a partir justamente das denúncias e dos registros que as vítimas fazem:
- Curso com falsa promessa de emprego: Esse é um dos golpes mais comuns, que foi criado no mundo offline, mas que acabou ganhando muitas versões no mundo online. Basicamente a pessoa que está procurando emprego recebe a oferta de fazer algum tipo de curso pago. Junto, ela também recebe a promessa de que será contratada ao final do processo, o que nunca acontece.
- Golpe da taxa de participação: Muitos criminosos também acabam criando sistemas nos quais eles prometem entregar para as pessoas determinados serviços, como a recolocação profissional em um período de tempo menor do que a média, em troca do pagamento de uma taxa. Mas isso nunca acaba acontecendo de fato.
- Golpe do reenvio: Nesse caso acaba sendo oferecida uma posição de emprego para as pessoas, que são contratadas para receber, reembalar e enviar pacotes para o exterior. Mas, na verdade, elas estão fazendo parte da cadeia logística de produtos que são comprados com cartões de crédito roubados.
- Golpe da empresa multinível: Esse tipo de golpe ficou tão popular e se tornou tão prejudicial para a economia de uma forma geral que acabou ganhando até mesmo leis específicas para criminalizar a chamada pirâmide financeira. Basicamente são golpes nos quais as pessoas são cooptadas a criar uma grande rede de colaboradores, com a promessa de ganhar muito dinheiro, o que não acontece.
- Golpe do preenchimento de envelopes: Mais um golpe que acabou se tornando muito comum e bastante conhecido antes mesmo do mundo se tornar online, mas que ganhou versões mais modernas e adaptadas aos tempos atuais. São recrutadores que oferecem uma remuneração para um trabalho que pode ser feito em casa, apenas preenchendo envelopes. Mas também não passa de um esquema de pirâmide, no qual se ganha dinheiro apenas recrutando outras pessoas.
Dicas para identificar golpes de emprego
- Desconfie sempre de ofertas muito tentadoras;
- Pesquise informações na internet sobre a empresa que está oferecendo a proposta;
- Desconfie sempre dos serviços que exigirem algum tipo de pagamento com antecedência.