O que é o comprovante do PIS/PASEP? Como emitir em 2025
Entenda como obter os documentos com todos os dados referentes a esses pagamentos que beneficiam milhões de pessoas.
O abono salarial do PIS/PASEP é um benefício concedido anualmente a milhões de brasileiros, sendo considerado por muitos como uma espécie de 14º salário. Ele permite uma entrada extra de recursos que pode ser muito interessante para encaminhar pagamentos de determinadas contas ou simplesmente para um alívio financeiro.

Existem alguns critérios que devem ser considerados para que uma pessoa tenha acesso ao pagamento do PIS ou do PASEP, incluindo uma quantidade mínima de meses trabalhados ao longo do período, bem como um valor máximo de salário registrado como renda principal.
No entanto, muitas pessoas acabam tendo dúvidas se realmente possuem o direito de receber esses valores e não conseguem identificar os dados e as informações sobre o pagamento, incluindo o valor e a data em que será disponibilizado.
Para esses casos, inclusive para quem está interessado em verificar se o PIS e o PASEP estão ativos, é possível obter um documento chamado de comprovante do PIS/PASEP, justamente com o foco em tirar todas as dúvidas que podem pairar sobre o pagamento.
O que é o PIS?
Antes de mais nada, é importante entender as origens desses recursos, justamente para que as pessoas consigam compreender se possuem direito ao recebimento desses valores. PIS é a sigla para Programa de Integração Social, criado em 1970, que institui aos trabalhadores de empresas privadas o acesso a alguns benefícios definidos por lei.
As empresas devem fazer contribuições regulares ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e esse dinheiro é utilizado para diversas finalidades, incluindo o financiamento do seguro-desemprego e o pagamento desse abono anual.
O cadastro do funcionário na base de dados do PIS é de responsabilidade do empregador. Uma vez que o cadastro tenha sido feito, o trabalhador permanecerá com a numeração específica do PIS/PASEP/NIT/NIS mesmo que haja troca de emprego.
Qual a diferença do PIS para o PASEP?
O PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e, basicamente, é o mesmo programa do PIS. A diferença é o público que acaba sendo beneficiado pelos recursos que são armazenados e repassados. Enquanto o PIS é direcionado aos trabalhadores privados, o PASEP atende às pessoas que são funcionárias públicas.
Além disso, existe uma diferença em relação à instituição financeira que é utilizada para administrar todos esses recursos. Enquanto os pagamentos do PIS são feitos pela Caixa Econômica Federal, o PASEP é pago através do Banco do Brasil.
O que é o comprovante do PIS/PASEP?
Esse é basicamente um documento que pode ser utilizado especialmente para comprovar a inscrição do trabalhador no respectivo programa, de acordo com sua situação profissional. Ele pode ser útil para consulta de saldos e direitos trabalhistas, saque de valores e comprovação de vínculo empregatício.
Como emitir o comprovante do PIS/PASEP?
Antes de mais nada, os trabalhadores que estão vinculados a determinado programa e que querem comprovar seu vínculo devem, primeiramente, garantir que terão acesso a uma lista de documentos pessoais que permitam sua identificação.
Normalmente, são documentos fáceis de serem acessados e apresentados, incluindo:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF
- Carteira de Trabalho Digital ou física
- Número de inscrição do PIS/PASEP (se já tiver)
Com esses documentos reunidos, os interessados podem imprimir o comprovante do PIS pessoalmente, dirigindo-se diretamente a uma das agências da Caixa, ou pelo celular, através do aplicativo Caixa Trabalhador ou do site Caixa PIS.
Pelo celular, atualmente, é a forma mais fácil e também a mais recomendada para que as pessoas tenham acesso a esses documentos, uma vez que elas conseguem evitar o deslocamento e também o tempo de espera nas agências da Caixa, que pode demorar bastante.
Para isso, basta seguir esses passos:
- Caso ainda não tenha disponível em seu smartphone, busque pelo aplicativo Caixa Trabalhador na loja de aplicativos do seu sistema operacional e faça a instalação.
- Ao entrar no aplicativo pela primeira vez, clique em “acessar” e espere carregar.
- Informe o número do seu CPF.
- Ao acessar a tela inicial do aplicativo, busque pela opção “Meu NIS” na barra inferior.
- Logo em seguida, aparecerá seu cadastro e você poderá salvar o comprovante. Esse documento poderá ser mantido no telefone ou impresso.
Já para emitir o comprovante do PASEP, a melhor forma é acessar o Portal do Cidadão. O site oferece acesso online, permitindo que o trabalhador emita o documento sem complicações. Os interessados também podem obter esse comprovante diretamente em uma agência física do Banco do Brasil.