Como recuperar a senha do Meu INSS? Confira o passo a passo
Saiba como retomar o acesso à plataforma digital de serviços do Instituto.
O Portal Meu INSS acabou se tornando a principal ferramenta de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social para os segurados e beneficiários de uma forma geral. Através desse site e do aplicativo específico do serviço, as pessoas conseguem encaminhar os mais variados tipos de solicitações, além de fazer consultas e verificar o andamento de processos.

Como estamos falando de um sistema bastante sensível, que concede acesso a uma série de informações sigilosas, ele é protegido por senha. E como, para a grande maioria das pessoas, esse não é um serviço acessado rotineiramente, é comum que os usuários esqueçam sua senha no momento do acesso.
Saiba como funciona o sistema de recuperação de senha do INSS e confira quais são os principais serviços e encaminhamentos que podem ser acessados através dessa plataforma.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é a plataforma digital criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social que tem como principal objetivo oferecer atendimento online para os segurados e cidadãos de uma forma geral. Atualmente, esse sistema pode ser acessado tanto através da internet, utilizando um navegador, como também através de um aplicativo próprio.
O sistema foi criado tendo como principal objetivo agilizar o atendimento das pessoas de uma forma geral, bem como reduzir as filas e o tempo de espera nas unidades presenciais, que durante muitos anos eram as únicas formas de encaminhar as mais variadas solicitações que poderiam ser feitas à entidade.
O Meu INSS permite que as pessoas encaminhem suas solicitações de forma autônoma, conferindo todos os requisitos para determinados encaminhamentos e também dando andamento para o processo e todas aquelas etapas que dispensam a visita física.
O Meu INSS é seguro?
O ambiente virtual criado para viabilizar os atendimentos junto ao INSS pode ser considerado como seguro para os usuários. Ele está interligado a uma série de outros sistemas de segurança digital utilizados pelo governo federal, para as mais variadas finalidades.
Para garantir essa segurança, o acesso ao ambiente acaba sendo apenas mediante identificação dos usuários, que devem informar login e senha. O login sempre será o número do CPF, que é o principal dado de identificação dos usuários. E a senha deve ser criada no momento do primeiro cadastro.
Como criar uma senha de acesso ao Meu INSS?
Seguindo uma tendência de unificação dos serviços e dos acessos digitais aos sistemas mantidos pelo governo federal, até mesmo como uma forma de facilitar a vida das pessoas, que já acabam tendo que lidar com muitas senhas no dia a dia, o acesso ao Meu INSS é feito através do cadastro feito no portal Gov.br.
Portanto, a senha para acessar o Meu INSS sempre será a mesma criada e cadastrada no portal Gov.br. Caso o usuário altere em algum momento essa senha, inclusive para acessar outro tipo de serviço, a mesma também vai ser alterada no portal do INSS.
Como recuperar a senha do Meu INSS?
O procedimento de recuperação de senha do Meu INSS acaba sendo basicamente o mesmo do cadastro Gov.br. São oferecidas algumas alternativas que podem ser utilizadas para essa recuperação, incluindo as seguintes:
Validação facial
Caso o acesso esteja sendo feito através de um smartphone e pelos aplicativos oficiais, os usuários poderão recuperar o acesso através de validação facial. Para isso, basta clicar na opção “Fazer reconhecimento facial”.
Depois, basta seguir as instruções que aparecem na tela. Os usuários deverão estar em um ambiente iluminado e sem pessoas e objetos ao fundo, deixando sempre o rosto bem visível. O celular deve ser mantido na altura do rosto. Ao iniciar o procedimento, basta manter o rosto sempre no círculo que aparece na tela.
Bancos credenciados
A recuperação do acesso também pode ser feita através de bancos credenciados. Para isso, basta seguir esses passos:
- Selecione o banco em que você possui uma conta;
- Insira os dados solicitados conforme seu banco e clique em “entrar”;
- Após a confirmação desses dados, o banco vai ser conectado ao aplicativo do Meu INSS e garantir o acesso.
Os usuários também podem recuperar seu acesso ao Meu INSS através do e-mail. Para isso, basta seguir esses passos:
- Confira se o seu e-mail corresponde com as letras que aparecem. (Por questão de segurança dos dados, não aparece o e-mail completo). Caso seu e-mail corresponda, clique em “enviar código”;
- Digite o código enviado para o seu e-mail e clique em “continuar”;
- Digite a nova senha e confirme. Depois clique em “continuar”.
SMS
Caso o número do celular do usuário esteja atualizado, também é possível retomar o acesso utilizando o SMS:
- Confira se o seu número de celular corresponde aos números mostrados. (Por questão de segurança dos dados, não aparece o número completo). Se sim, clique em “enviar código”;
- Digite o código que chegará no seu celular via SMS e clique em “continuar”;
- Insira a nova senha, confirme e selecione “continuar”.