Como pesquisar processos do INSS? Confira opções de consulta
Informações sobre os processos podem ser obtidas de algumas formas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão, classificado como uma autarquia, que é controlado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social, que tem como principal objetivo a administração do Regime Geral da Previdência Social. Com isso, os trabalhadores e demais segurados acabam tendo que apresentar uma série de requerimentos administrativos para ter acesso aos seus benefícios, pagamentos etc.

Cada solicitação que o cidadão faz ao INSS acaba se convertendo em um processo interno. Existem desde os processos mais simples, como quando o cidadão precisa tirar alguma dúvida que necessita de uma análise um pouco mais atenta por parte dos funcionários, como também existem aqueles mais complexos, como solicitações de aposentadorias, auxílios-doença etc.
Apesar de o INSS ainda ter postos de atendimento presenciais espalhados pelo Brasil inteiro, para conseguir garantir um atendimento global para todos os brasileiros, independentemente das suas condições financeiras e das suas habilidades com computadores e afins, a grande maioria dos atendimentos hoje são encaminhados pelo site ou pelo aplicativo.
Essas solicitações demoram um determinado tempo para serem respondidas, seguindo os critérios estabelecidos pelo próprio INSS. Por isso, para que os cidadãos tenham acesso ao acompanhamento do andamento das suas solicitações, e mesmo para ter uma prova de que elas foram feitas em determinado período, acabam sendo gerados números de processos.
Como é gerado um processo do INSS?
Sempre que um cidadão faz um determinado requerimento junto ao INSS, ele acaba iniciando um processo administrativo. Esse processo pode ser aberto para a solicitação de um primeiro benefício, ou ainda para solicitar uma determinada revisão, ou ainda para pedir algum tipo de alteração e até mesmo rever alguma decisão que tenha sido tomada anteriormente.
Esse processo pode ter diversas etapas. Normalmente, começa com o cidadão preenchendo um determinado formulário, fornecendo algumas informações básicas, que variam de acordo com o tipo de solicitação. Depois disso, o processo deve aguardar uma resposta dos profissionais envolvidos na análise, que podem solicitar mais documentos ou encerrar o processo com alguma resposta.
Tipos de processos abertos junto ao INSS
O INSS conta com uma grande variedade de benefícios oferecidos para aquelas pessoas profissionais que são considerados segurados. Dentre os mais comuns estão os seguintes:
- Solicitação de auxílio-acidente;
- Solicitação de isenção de Imposto de Renda;
- Solicitação de perícia hospitalar ou domiciliar;
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência;
- Benefício assistencial ao idoso;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Além disso, há também uma listagem dos principais benefícios concedidos pelo INSS. Entre eles, podemos citar:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como consultar processos do INSS?
Atualmente, a forma mais simples e fácil de conseguir acompanhar um determinado tipo de processo acaba sendo pela internet, através dos sistemas do INSS, que podem ser acessados tanto pelo site como também pelo aplicativo próprio do Instituto.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem basicamente dois tipos de processos que podem envolver o INSS:
- O administrativo é o processo inicial junto ao Instituto, como o pedido de um benefício, por exemplo.
- Já o processo judicial ocorre quando há uma negativa por parte do INSS e o solicitante entra com ação judicial para questionar a decisão e pedir uma reavaliação.
Dentro da plataforma do INSS, os cidadãos conseguem acompanhar apenas os processos que são considerados administrativos, ou seja, aqueles que envolvem diretamente os procedimentos que devem ser feitos pelo próprio Instituto.
No momento do envio do procedimento de abertura de um determinado processo administrativo no INSS, as pessoas recebem um número, que acaba se tornando o protocolo de acompanhamento do mesmo. Esse dado pode ser utilizado tanto nos atendimentos eletrônicos quanto nos atendimentos telefônicos.
Mas, atualmente, todos os processos acabam estando diretamente atrelados ao CPF do cidadão. Por conta disso, essa consulta pode acabar se tornando muito mais fácil a partir do momento que a pessoa entrar no Meu INSS, utilizando os seus dados de acesso, como Login e Senha.
Para isso, basta seguir esses passos:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login com seus dados cadastrados ou crie uma conta para acessar;
- Clique em “Meus benefícios”;
- Selecione o pedido em questão para verificar o andamento;
- Em “detalhes do benefício”, aparecerá o número da sua solicitação, a espécie de pedido e a situação do mesmo.
Como consultar processos judiciais envolvendo o INSS?
Já quando as pessoas estão com algum tipo de processo que já está envolvendo algum órgão da justiça, a consulta deverá ser feita diretamente no site do Tribunal Regional Federal (TRF) da região onde o processo em questão foi aberto.