Como baixar E-título 2024? Saiba tudo sobre o app oficial das votações

Cidadãos contam com diversas informações e recursos dentro deste app.

Publicado em 14/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

2024 é ano de eleição no Brasil e, como todos sabem, esse é um compromisso obrigatório e muito importante para a manutenção da democracia em nosso país. Todo cidadão brasileiro a partir dos seus 18 anos de idade até seus 70 anos são obrigados a comparecer na sua sessão de votação ou então justificar sua ausência posteriormente, para não correr o risco de sofrer as mais variadas punições que estão previstas em lei.

Como baixar E-título 2024? Saiba tudo sobre o app oficial das votações

O sistema eleitoral é bastante complexo no Brasil e exige toda uma estrutura em funcionamento em tempo integral, e não apenas de dois em dois anos quando os brasileiros são convocados a escolher os seus novos representantes e aqueles que vão comandar o poder executivo.

Anúncios

Afinal de contas, para exigir que todos os brasileiros compareçam nas urnas, é preciso criar uma logística que permita com que essas pessoas de fato consigam exercer o seu direito e dever ao voto. O órgão responsável pelo sistema eleitoral brasileiro, o TSE, deve, em parceira com os tribunais regionais eleitorais, deve organizar para que todos os brasileiros tenham uma sessão próxima da sua residência, ou então garantir um sistema de transporte que permita com que as pessoas votem.

E esse é apenas um dos inúmeros procedimentos que devem ser organizados e arranjados para que uma eleição de fato aconteça. O atendimento às necessidades do eleitor, por exemplo, engloba uma série de ações, visando desde esclarecer dúvidas, até informar o local da votação, passando pelo próprio sistema que cria um Título de Eleitor, um dos documentos obrigatórios para todos os brasileiros maiores de idade.

Com a tecnologia disponível nos dias de hoje, muitos destes sistemas já estão completamente informatizados. O eleitor conta com um aplicativo muito importante para o dia da eleição, que é o E-Título. Saiba mais sobre o aplicativo, aprenda como baixar e atualizar e confira também algumas das principais funcionalidades:

O que é o e-Título?

Anúncios

O e-Título nasceu, em um primeiro momento, para ser a versão digital do Título de Eleitor. Este documento foi criado com o objetivo de ser o sistema de identificação do eleitor no momento que eles precisavam se apresentar na sessão eleitoral. Com o passar do tempo ele foi deixando de ter essa utilidade, uma vez que a identificação passou a ser feita a partir de qualquer documento de identificação oficial com foto.

Mesmo assim, o documento ainda mantinha uma função importante, que era justamente comprovar, nas mais variadas situações, que aquele cidadão estava em dia com os seus compromissos eleitorais, já que a votação é obrigatória. Por conta disso, este documento acabava tendo que ser apresentado pela pessoa em alguns momentos, como matrícula em determinadas instituições de ensino, obtenção de passaporte, assumir vaga em concurso público, dentre outros.

Além disso, este documento trazia uma informação muito importante para o eleitor nos dias de votações, que eram justamente os dados de localização da sessão eleitoral na qual aquelas pessoas estavam devidamente cadastradas. Mas como se tratava de um documento apenas físico, ele trazia alguns problemas.

Sempre que o eleitoral solicitava uma atualização de dados cadastrais ou ainda de troca de domicílio e de sessão, este documento precisava ser impresso novamente, justamente para ter os dados corretos que indicassem o local de votação. Mas com o e-Título, essas informações acabam sendo acessadas de uma forma muito mais fácil, bastando que as pessoas tenham acesso ao aplicativo instalado em um smartphone. E todas as atualizações acabam sendo disponibilizadas de forma automática.

Principais vantagens do e-Título

O sistema de título eletrônico eleitoral acaba estando em consonância com todos os recursos tecnológicos que os cidadãos utilizam no dia a dia. Ele traz uma série de vantagens para os cidadãos em relação ao seu sistema eleitoral. Confira algumas das principais:

Mais segurança para identificação – Esse documento digital conta com uma série de sistemas de segurança, os mesmos dispositivos que também estão disponíveis para o acesso a outros tipos de programas e sistemas do governo federal. Ele atualmente conta com um sistema de autenticação por biometria, acessando o banco de dados do sistema eleitoral que também está recolhendo as digitais dos eleitores em diversas cidades;

Menos chances de esquecimento – Um caso bastante comum no dia da votação era o eleitor que chegava diante do mesário e percebia que tinha esquecido o título de eleitor físico na sua casa. Isso podia trazer uma série de problemas, incluindo o eleitor se apresentando na sessão errada. Já com o e-Título, esse esquecimento acaba sendo mais difícil, já que as pessoas estão sempre munidas do seu telefone celular.

Fácil acesso – O aplicativo foi desenvolvido pelo TSE e pelos setores de tecnologia contratados e vinculados ao governo federal para que rode na grande maioria dos smartphones e tablets que estão disponíveis no mercado nos dias de hoje.

Principais recursos disponíveis no e-Título

Um dos principais recursos disponíveis no aplicativo e-Título é a possibilidade do eleitor obter a cópia digital do documento Título de Eleitor. Essa cópia autenticada acaba tendo a mesma validade do que a cópia física, inclusive devendo ser aceita da mesma forma. Dentro do app o eleitor conta com todos os dados do título e também um QR Code que permite com que ele tenha sua validade verificada.

Mas este aplicativo também conta com alguns outros recursos muito interessantes que podem ser utilizados pelo eleitor nos mais variados momentos, tanto no dia da votação como também em outros momentos, quando eles podem precisar de algum dado ou documento específico emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Confira alguns deles:

Verificação da situação eleitoral – Através do aplicativo os eleitores podem ter acesso a informações relacionada a sua situação eleitoral. É esperado que todos estejam com a situação regular, que basicamente indica que os eleitores compareceram a todos os seus compromissos com o sistema eleitora. Caso a situação apresente qualquer outro tipo de status, é fundamental que a pessoa verifique junto ao TRE o que pode estar acontecendo, pois isso pode causar uma série de problemas;

Justificar ausências – Atualmente os eleitores podem justificar suas ausências nos dias das votações diretamente através do aplicativo. Este é um procedimento considerado obrigatório sempre que a pessoa deixa de votar, mesmo que seja em apenas um dos turnos das eleições. O eleitor deve ficar apenas atento aos prazos nos quais as justificativas podem ser feitas e também a multa que ele poderá ter que pagar;

Obtenção de “nada consta” – O “nada consta” é um documento oficial do TRE e do TSE que basicamente indicam eu o eleitor está em dia com todas suas obrigações eleitorais. Esse documento conta com todos os dados do eleitor e também um código que permite com que ele seja autenticado. Ele pode ser apresentado nas situações nas quais os eleitores precisam dessa comprovação;

Emitir outras certidões – o e-Título também pode ser utilizado pelas pessoas que desejam obter outros tipos de certidões que são emitidas pelo TRE ou pelo TSE, como o de crimes eleitorais;

Orientações para local de votação – Além de contar com todas as informações atualizadas relacionadas ao local de votação, o eleitora também pode utilizar este aplicativo para obter orientações mais precisas para conseguir chegar até o local. Ele é integrado com o Google Maps, permitindo que as pessoas obtenham a rota em tempo real do seu local até onde ele precisa se apresentar para votar;

Identificação do eleitor no dia da votação – O título de eleitor físico não pode ser utilizado para identificação no momento da votação, já que ele não possui foto. Mas caso o eleitor já tenha passado pelo procedimento de coleta de biometria e já tenha o seu título de eleitor digital com foto ele pode utilizar o aplicativo para votar, sem a necessidade de apresentar o RG ou qualquer outra identificação.

Como baixar o e-Título?

O e-Título é um aplicativo que está disponível nas duas lojas oficiais dos sistemas operacionais utilizados pelos smartphones atuais: App Store e Google Play Store. Lembrando que o eleitor deve somente fazer a instalação deste aplicativo baixando ele diretamente das lojas, não buscando ele em qualquer outro tipo de site ou de link externo.

e-Título

Como se cadastrar no e-Título?

Para começar a utilizar o e-Título é muito simples. Confira o passo a passo:

Ao entrar no e-Título pela primeira vez depois que ele for instalado no telefone ou for atualizado, os usuários encontrarão um botão na parte de baixo com a opção “Começar no e-Título”. Basta clicar nele;

O aplicativo vai solicitar que os usuários leiam a política de privacidade, sendo que normalmente isso é solicitado apenas no primeiro acesso. Basta marcar a caixinha que indica o acordo e a leitura e depois clicar no botão “Continuar”;

Depois disso, os usuários serão enviados para uma tela que vai solicitar uma série de dados pessoais. Estes são os mesmos dados que constam no título de eleitor físico e que são informados no momento do cadastro: Nome do eleitor; Data de nascimento; Número do CPF ou Inscrição; Nome da mãe; Nome do Pai. Todos os dados devem ser preenchidos exatamente como consta no título de eleitor físico para que ele faça a liberação e autenticação;

Após essa tela, os usuários terão que responder a 3 perguntas de verificação. Elas são relacionadas a dados do eleitor e podem variar, mas geralmente pedem confirmações de números de telefones antigos, locais de trabalho registrados na carteira de trabalho, endereços cadastrados, etc;

Ao acertar todas as perguntas, o eleitor deverá cadastrar uma senha, seguindo as orientações apresentadas na tela. Caso não seja o primeiro acesso, deverá informar a senha antiga ou criar uma nova senha;

Por último, as versões atualizadas solicitam uma identificação facial e biométrica. A primeira será feita através de um vídeo feito neste momento através do smartphone, no qual a pessoa deve mostrar apenas o rosto e seguir as solicitações apresentadas na tela. E o cadastro biométrico utiliza os dados biométricos do telefone;

Pronto, seu e-Título está pronto para uso.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.