Como acessar Meu INSS em 2025: como entrar, fazer cadastros e consultas

Aprenda como entrar no sistema e buscar atendimentos e ajuda.

Publicado em 30/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Milhões de brasileiros dependem do INSS de forma direta. Todos os brasileiros que trabalharam ao longo de toda sua vida e que conseguiram o benefício da aposentadoria, por exemplo, acabam se tornando dependentes do INSS. Além disso, os segurados que recebem algum tipo de pagamento, na forma de benefício ou de auxílio, também dependem desse sistema.

Como acessar Meu INSS em 2025: como entrar, fazer cadastros e consultas
Créditos: Divulgação

Durante muitas décadas, todo o sistema previdenciário brasileiro era manual e analógico, em um mundo ainda desconectado e sem acesso a tecnologia que utilizamos no nosso cotidiano. Todo o procedimento de controle dependia de papeis, protocolos, registros e muitas pessoas que tinham que atestar e confirmar a veracidade dos dados.

Anúncios

Hoje em dia vivemos em um cenário completamente diferente. Um mundo completamente informatizado e conectado facilita bastante a vida de todos, especialmente dos contribuintes. Muitas das operações e dos atendimentos necessários, que antes eram feitos apenas de forma presencial, acabaram se tornando online e digital.

Nesse cenário, o portal Meu INSS atualmente é o grande centro desse sistema para os beneficiários, segurados e trabalhadores de uma forma geral. São diversas as possibilidades de encaminhamentos que podem ser feitos pela internet, utilizando um computador ou no smartphone, evitando deslocamentos desnecessários e permitindo que as consultas sejam feitas de forma mais rápida se transparentes.

Entenda o que é o Meu INSS

O Meu INSS é um portal criado e administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social e que tem como principal objetivo concentrar uma série de serviços direcionados aos cidadãos brasileiros. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, mas também agilizar os processos internos, ao mesmo tempo reduzir custos da manutenção administrativa do sistema como um todo.

Anúncios

Atualmente a plataforma online oferece mais de 90 serviços diferentes, que podem ser acessados pelos contribuintes. Dentre as possibilidades que a plataforma oferece estão simulação de aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, entre outros.

Hoje em dia o sistema também está completamente integrado e disponível tanto por quem acessa o computador como também para quem prefere utilizar o aplicativo disponível para os smartphones.

Como acessar o Meu INSS?

Atualmente os cidadãos brasileiros podem acessar o sistema tanto através de um navegador de internet, para quem acessa pelo computador, como também através de um aplicativo oficial ao INSS, que pode ser encontrado tanto na loja oficial do sistema operacional iOS quanto do Android.

Independente da forma como o contribuinte opta por acessar esse sistema, a forma de autenticação que deve ser utilizada atualmente é a mesma: através do portal Gov.br.

O governo federal está unificando praticamente todas os sistemas informatizados controlados por ele, permitindo que as pessoas consigam utilizar o mesmo login e a mesma senha. Isso vale para o Meu INSS, para provas do Enem, para acessar serviços da Receita Federal, dentre outros.

Por isso, caso o contribuinte esteja acessando o Meu INSS pela primeira vez, será preciso criar um login no portal Gov.br antes. Para isso, basta seguir esses passos:

Acesse o portal do gov.br;

  • Clique em “acessar a sua conta gov.br“;
  • Clique em “crie sua conta“;
  • Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
  • Clique em “Não sou um robô” e, após ler os termos de uso, em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”;
  • Responda as questões realizadas pelo sistema para validar seus dados;
  • Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
  • Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio;
  • O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso;
  • Após isso, clique em “criar senha” e pronto! A conta no gov.br pode ser utilizada para o cadastro no Fies, assim como para outros serviços do governo federal.

Com esses dados, os contribuintes poderão acessar o Meu INSS. Entrando pela internet utilizando um navegador no computador, os contribuintes podem seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial do Meu INSS;
  • Aperte a opção “Entrar com gov.br”;
  • Na nova tela que abrir, digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
  • Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
  • Na página inicial aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.

Já para quem quer acessar o Meu INSS através do aplicativo, basta seguir esses passos:

  • Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
  • Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
  • Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
  • Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.