Brasileiros devem ficar sem acesso a saques extraordinários do FGTS em 2025

Governo deve ter um controle maior sobre os valores que serão liberados.

Publicado em 31/01/2021 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ao longo dos últimos anos, os brasileiros tiveram acesso a uma série de situações extraordinárias que permitiram que tivessem acesso aos chamados saques extraordinários do FGTS. Na maioria dos casos, essas situações ocorreram devido a calamidades públicas causadas por questões climáticas ou de saúde, como foi a pandemia. Mas este ano de 2025 deve ser diferente em relação a essas possibilidades de acesso ao dinheiro.

Brasileiros devem ficar sem acesso a saques extraordinários do FGTS em 2025
Créditos: Divulgação

Como funcionam os saques extraordinários do FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um sistema criado com o principal objetivo de proteger os trabalhadores. Basicamente, valores vão sendo depositados em uma conta ao longo do período de trabalho. Esse dinheiro pertence ao profissional, mas o governo libera o acesso apenas em determinadas situações.

Anúncios

A principal forma de ter acesso aos valores é quando o trabalhador é demitido do seu emprego por iniciativa da empresa. Nesse caso, os valores disponíveis na conta servem para que ele consiga se manter ao longo de um determinado período.

Mas existem ainda algumas outras situações nas quais os profissionais podem acessar esses valores. Quando os trabalhadores estão adquirindo o seu primeiro imóvel próprio, por exemplo, podem utilizar o saldo do seu FGTS para abater parte do valor que será destinado à entrada.

Os saques extraordinários definidos pelos governos são aqueles autorizados pelo governo federal, que atingem um grupo específico de pessoas, normalmente aquelas afetadas por uma situação extraordinária. Um exemplo, em 2024, foi a situação de calamidade pública causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com praticamente todos os trabalhadores das cidades atingidas tendo acesso ao saque do FGTS.

Anúncios

No ano de 2022, o Governo Federal criou uma ação de saque extraordinário mais ampla, liberando até R$ 1 mil aos trabalhadores, dependendo do valor em suas contas vinculadas ao FGTS. O objetivo era ajudar a movimentar a economia de uma forma geral, permitindo que as pessoas tivessem esse valor disponível para pagar algumas contas ou fazer compras.

Essa foi uma situação considerada temporária, para tentar movimentar a economia. Neste ano de 2025, a situação deve ser diferente, já que o governo federal precisa tomar mais cuidado com os impactos que esses saques podem ter no sistema de proteção ao trabalhador como um todo.

Por que não deve haver saque extraordinário do FGTS em 2025?

O governo está preocupado com os valores disponíveis nas contas do sistema do FGTS de uma forma geral. Se ocorrerem muitos saques, o sistema pode acabar sofrendo para conseguir manter os pagamentos para os trabalhadores que, de fato, necessitam dos valores.

Mesmo que esse dinheiro seja depositado nas contas, os valores acabam caindo em um orçamento mais complexo, que cobre o sistema previdenciário de uma forma geral. Por isso, o FGTS também conta com um orçamento específico, que é aprovado ao longo do ano.

O governo ainda pretende continuar liberando o saque do FGTS em situações consideradas extraordinárias, mas apenas em casos locais específicos.

Como ter acesso antecipado ao FGTS?

Mesmo que, em diversos momentos, integrantes do atual governo federal tenham demonstrado interesse em revogar a possibilidade do saque-aniversário do FGTS, criado durante a pandemia para que as pessoas tenham acesso a uma parte do valor depositado na conta todos os anos, ele deve ser mantido para o ano de 2025.

Dessa forma, as pessoas seguem tendo acesso às parcelas pagas todos os anos, sempre no mês de aniversário. Para que esse valor seja liberado para os beneficiários, é preciso ter aderido a essa modalidade, através do sistema do FGTS.

A partir do momento em que o trabalhador escolhe essa modalidade, sempre no mês do seu aniversário, é liberado um percentual do FGTS, sendo enviado diretamente para a conta do beneficiário no Caixa Tem. Esse valor pode ser sacado ou transferido.

Além disso, os trabalhadores ainda podem acessar outra forma de antecipar esse valor, que é justamente a antecipação do saque-aniversário do FGTS, um tipo de empréstimo que se tornou bastante comum no sistema financeiro.

A antecipação do FGTS é um tipo de empréstimo pessoal que toma como garantia o FGTS do trabalhador, seguindo os limites definidos pelas regras do saque-aniversário. Dessa forma, as pessoas conseguem ter acesso aos valores sem precisar esperar os depósitos.

Como estamos falando de uma operação de crédito, essa é uma operação cobrada com juros e taxas, o que diminui um pouco o valor que a pessoa teria direito, de fato. Mas esse empréstimo acaba tendo juros mais baixos do que outros tipos de empréstimos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.