Bolsas de estudo no exterior: Confira algumas dicas para conseguir
Saiba como obter oportunidades para estudar fora do país;
Estudar no exterior é o sonho de milhões de brasileiros, e pelos mais variados motivos. Existem aqueles que estão buscando uma qualidade de ensino melhor do que aquelas oportunidades que podem ser encontradas no Brasil. Isso realmente acaba sendo muito comum, especialmente em determinada áreas que contam com universidades muito mais tradicionais e renomadas em outros países.
Existe também a questão da experiência de vida em morar em um país completamente diferente do seu. O período de estudos, além da formação técnica e teórica que está sendo buscada, também acaba sendo um momento de contato com culturas que, em muitos casos, acabam sendo completamente diferentes das origens do estudante. E isso pode ajudar, principalmente, em outro aspecto da formação, que é a da vida.
Um outro motivo que normalmente aparece entre os principais motivadores para que os estudantes deixem o seu lar e o seu país de origem para estudar um tempo fora é a busca pelo reconhecimento na volta. Justamente pelos pontos citados anteriormente, as empresas e instituições brasileiras acabam reconhecendo bastante as pessoas que estudam fora, fazendo com que isso seja considerado como um diferencial nos processos seletivos.
Mas, dentre todas as dificuldades que surgem a partir da ideia de estudar fora, um dos maiores impedimentos para grande parte das pessoas acaba sendo justamente o dinheiro que precisa estar disponível. Além dos custos com passagens, aluguel, alimentação e afins, na grande maioria dos casos os alunos ainda precisam pagar para estudar nessas instituições que são destaques em determinadas áreas. Em muitos casos, esse valor acaba se tornando indisponível para os brasileiros, ainda mais quando eles estudam em países cuja moeda é mais valorizada do que a nossa.
Por isso, uma das principais alternativas para essas pessoas acaba sendo justamente buscar algum tipo de bolsa de estudos no exterior. As universidades estrangeiras oferecem diversas oportunidades para quem deseja uma ajuda nos estudos, com diferentes tipos de bolsas. Mas, para os brasileiros, nem sempre essas oportunidades acabam estando disponíveis ou acessíveis, especialmente em relação a informação sobre como se candidatar.
Confira algumas dicas interessantes que podem ajudar especialmente os estudantes que estão buscando por uma oportunidade de estudos no exterior.
Foque no desempenho escolar
Antes de mais nada, esse deve ser um objetivo definido cedo. Quanto antes o estudante decidir que deseja estudar um tempo fora do país, mais tempo ele terá para conseguir alguns diferenciais que podem ajudar bastante no processo de busca por um determinado tipo de bolsa no exterior. E algo que realmente pode ajudar é o desempenho escolar obtido ao longo dos anos de formação inicial no Brasil, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
As universidades que normalmente os estudantes brasileiros, que estão em países desenvolvidos como os que estão na América do Norte e na Europa, acabam valorizando bastante o desempenho que os alunos tiveram até o momento da sua aplicação. Inclusive, tradicionalmente, esse desemprenho acaba sendo levado em consideração justamente como parte do processo seletivo, ao invés de contar apenas com uma prova, como acontece no Brasil.
Amplie sua participação em atividades extracurriculares
Uma outra tradição que acaba sendo muito forte no exterior, especialmente nas escolas dos Estados Unidos, é a participação dos estudantes em atividades que sejam consideradas como extracurriculares. Isso ajuda muito a ampliar o currículo dos estudantes, também contando pontos para os processos seletivos das universidades.
No Brasil essa tradição acaba não sendo muito forte nas escolas, especialmente na rede pública de ensino. Por isso, caberá aos estudantes conseguirem encontrar formas de ampliar seu currículo, buscando atividades que podem ser tanto dentro das escolas como também fora delas. Voluntariado, grupos de escoteiros, grupos políticos, atividades esportivas e projetos sociais são apenas alguns exemplos de atividades que podem contar nesse aspecto.
Atinja a proficiência no idioma estrangeiro
Caso os estudantes estejam pensando em sair do país para estudar uma outra língua, esse passo acaba não sendo tão importante. Será preciso apenas dominar o básico que vai permitir com que os alunos comecem um determinado curso. Mas caso o objetivo seja uma universidade para um curso tradicional de graduação ou de qualquer outro nível, é fundamental que os estudantes dominem a língua do local.
Existem diferentes formas de buscar esse entendimento comunicacional em um país completamente diferente, mas quando estamos falando de um curso de graduação é necessário um domínio mais avançado no idioma, especialmente leitura e escrita. E isso costuma ser um dos principais pontos avaliados nas seleções que concedem bolsas de estudos.
Saiba onde buscar as oportunidades
Não adianta nada se preparar para as bolsas se o estudante não conseguir encontrar e identificar essas oportunidades. Estando em um país completamente diferente, na grande maioria dos casos essas informações não vão chegar diretamente para os alunos, exigindo uma busca que seja mais ativa. Por isso, é importante aprender onde buscar os dados dos processos seletivos.
Uma dica é sempre ficar de olho e acompanhar todas as informações que são postadas nas páginas e redes sociais oficiais das universidades que o aluno deseja cursar. Normalmente elas possuem páginas específicas que reúnem as oportunidades de bolsas para alunos estrangeiros. Também vale a pena buscar pelas páginas recebem nomes como Scholarships & Financial Aid ou outras variações como Tuition Fees & Scholarships e Scholarships, Loans and Funding.
Entre em contato direto com a Universidade
Uma outra dica que pode ajudar bastante é entrar diretamente em contato com a universidade. Como mencionado anteriormente, as instituições de ensino superior estrangeiras acabam tendo alguns outros critérios para selecionar os alunos, tentando avaliar o conjunto como um todo para identificar possíveis valores compartilhados. E isso vale também para as oportunidades de bolsas de estudos.
São muitas as histórias de pessoas que conseguem ganhar uma bolsa de estudos através de formas que nem sempre estão descritas como um processo seletivo convencional. Ao entrar em conta e contar a sua história, os estudantes podem acabar recebendo uma resposta mais personalizada, com os melhores caminhos que eles podem trilhar para conseguir uma bolsa que seja mais específica para a sua situação.
Tenha cuidado na hora das inscrições
A partir do momento que os estudantes conseguem identificar uma oportunidade de seleção para bolsa que seja do seu interesse e que tenha critérios que ele possa se encaixar, é muito importante prestar atenção redobrada em todos os detalhes e todas as exigências para inscrição. Como estamos falando de uma instituição estrangeira, muitas vezes os pedidos de documentos e certificados tenham exigências diferentes daquelas seleções que acontecem no Brasil.
Portanto, antes do envio de qualquer coisa, é fundamental fazer uma avaliação completa do formulário que está sendo preenchido, para se certificar de que está tudo em ordem. O mesmo vale para os documentos que acabam sendo solicitados pela universidade. É importante verificar também se algum dos documentos deve ganhar algum tipo de certificação ou validação internacional.
Reserve dinheiro para o processo seletivo
Em muitos casos os estudantes já terão que desembolsar um determinado valor durante o processo seletivo, sem saber se ele, de fato, terá a oportunidade de concorrer. Por isso, é muito importante que os estudantes separem um dinheiro que deverá ser aplicado apenas para esses momentos. Esses valores podem ser cobrados, por exemplo, já no momento da aplicação, como uma taxa para avaliação dos documentos.
Além disso, existem alguns outros gastos que também podem acabar surgindo ao longo do processo, incluindo a emissão de determinados documentos, ou a validação dos mesmos para que eles sejam reconhecidos fora do Brasil. Outros gastos que são comuns neste tipo de processo estão relacionados as traduções de documentos, que em muitos casos precisam ser feitas por profissionais devidamente habilitados para esse tipo de trabalho.
Busque bolsas que levem em consideração a sua realidade
Existem diferentes oportunidades que são oferecidas pelas instituições de ensino. As bolsas normalmente valorizam determinado critérios, colocando alguns deles como prioridade. Os estudantes devem buscar justamente as seleções que acabem fazendo mais sentido de acordo com sua realidade.
Por exemplo, para os estudantes carentes, é importante buscar aquelas oportunidades de bolsas que tenham esse caráter social, com projetos que buscam oferecer oportunidades que não poderiam ser acessadas por essas pessoas de uma forma fácil.
Outro critério, como mencionado anteriormente, é o desempenho escolar. Algumas bolsas acabam apontando esse como principal na concessão de uma bolsa. Caso o estudante tenha conseguido excelentes notas ao longo do seu ensino fundamental e médio, além de ter conseguido diversas atividades complementares, essas bolsas podem acabar sendo mais acessíveis.
Por último, existem aquelas bolsas que são oferecidas para desempenhos acima da média em determinadas atividades correlatas ao ensino e a formação de uma forma geral. É o caso das bolsas de estudos que são oferecidas para os atletas que conseguem se sair muito bem em determinados esportes, por exemplo. Mas existem também oportunidades em outras áreas, incluindo teatro, artes plásticas e visuais, música, trabalho comunitário e social, dentre outras.
Fique atento aos prazos de inscrições
De nada adianta estar com tudo pronto para preencher o formulário e confirmar a aplicação e participação de um determinado processo seletivo de bolsas quando o estudante não consegue preencher o requisito básico: organização e atenção para respeitar o prazo indicado. E isso acontece com uma certa frequências, muitas vezes pela falta de atenção mas também pela dificuldade em conseguir determinado documentos.
Por isso, é muito importante que os estudantes monitorem o surgimento destes editais de forma ativa. E assim que eles forem publicados, já comecem a providenciar todas os documentos e as informações que serão necessárias. Nada de deixar essas coisas para última hora, especialmente quando os candidatos não tiverem experiências anteriores para que eles tenham noção do tempo que demora a