Por que o limite do meu cartão de crédito foi reduzido? Entenda alguns motivos
Saiba o que pode levar a operadora a diminuir o limite disponível no cartão.
O cartão de crédito é um dos serviços mais utilizados pelos clientes dos bancos e das instituições financeiras de uma forma geral. Como o próprio nome já acaba entregando, o cartão é uma linha de crédito, uma espécie de empréstimo a curto prazo, utilizado para fazer as compras do dia a dia, sejam elas as mais simples ou as parceladas.

Essas compras podem ser feitas somente mediante a linha de crédito que acaba sendo liberada pela instituição financeira. E esse limite acaba sendo decidido pelo próprio banco, através de uma análise cuidadosa do perfil financeiro e do histórico de pagamentos da pessoa, bem como da relação específica que ela já possui com esse banco.
Mas um erro que muitas pessoas cometem quando passam a utilizar o seu cartão de crédito no dia a dia é achar que o limite liberado é algo fixo e que não pode ser alterado. Da mesma forma que os bancos podem ir aumentando esse limite, oferecendo mais crédito para os seus clientes, o movimento contrário também pode acontecer.
Existem diversas situações que podem levar uma determinada instituição financeira a reduzir o limite disponível no cartão de crédito. E essa pode, até mesmo, ser uma decisão que pegará as pessoas de surpresa, uma vez que nem sempre essas mudanças são avisadas com antecedência.
Entenda os motivos que podem levar uma instituição financeira a reduzir o limite disponível no cartão de crédito e saiba o que fazer para evitar que esse tipo de problema aconteça.
Baixa utilização do valor disponibilizado
Um dos motivos que pode levar uma instituição financeira a reavaliar, por completo, o limite que foi disponibilizado como crédito em um determinado cartão é quando as pessoas ficam muito tempo sem utilizá-lo ou então têm uma média de faturas que fica muito abaixo do limite disponível.
O limite de um cartão de crédito pode ir sendo ampliado ao longo de um determinado período. Mas, caso ele não seja utilizado, esse valor pode acabar se tornando um risco para o banco, que entende que a média de gastos é o que o orçamento da pessoa suporta. Esse limite maior pode acabar sendo utilizado em uma determinada situação, mas a pessoa pode ter dificuldades para pagar essa fatura.
Mudança no perfil de renda
Um outro motivo que pode fazer com que as pessoas tenham uma redução no seu limite de crédito é a detecção de uma possível mudança no perfil de renda do cliente. No momento da solicitação de um cartão, normalmente o cliente informa sua renda naquele momento, ou então o próprio banco acaba buscando esses dados com base nas informações disponíveis.
Mas, com o passar do tempo, essa situação pode mudar. Isso acontece quando as pessoas deixam de trabalhar em um determinado emprego, conseguindo uma vaga que pague menos, ou então quando elas ficam desempregadas. Nesse caso, o banco pode escolher reduzir esse limite para diminuir os riscos da operação.
Dívidas em seu nome
As instituições financeiras estão, o tempo todo, acompanhando as movimentações financeiras que acontecem no nome do cliente. E isso, nos dias de hoje, se tornou ainda mais eficaz, já que os bancos possuem acesso a sistemas digitais atualizados em tempo real.
Quando as empresas identificam que os consumidores estão com muitas dívidas em seu nome, sejam aquelas que já estão atrasadas ou mesmo aquelas que estão sendo pagas, mas que estão tomando boa parte da renda do consumidor, elas podem optar por diminuir o crédito disponível, para reduzir as chances de inadimplência e também para que as pessoas não se endividem mais.
O que fazer quando meu limite do cartão for reduzido?
Caso identifique uma redução brusca no limite do cartão de crédito, a primeira medida que os consumidores precisam tomar é tentar buscar alguma informação sobre os motivos que levaram a empresa a fazer essa mudança. Normalmente, elas indicam que os sistemas fazem análises constantes, mas caso a pessoa seja correntista do banco e tenha acesso a um gerente, ele pode conseguir fazer uma análise mais detalhada da situação.
Posteriormente, os clientes podem tomar alguns cuidados com suas contas do dia a dia para conseguir voltar a ter acesso a uma linha de crédito maior no cartão:
Antes de assumir outras dívidas, vá pagando aquelas que foram assumidas, sempre em dia, para que os sistemas identifiquem que a pessoa não está passando por problemas de crédito;
Pague sempre a fatura em dia do cartão de crédito, evitando também pagar valores que fiquem abaixo do total ou então parcelando as contas;
Utilize mais o cartão de crédito, mas sempre com responsabilidade e garantindo que haverá dinheiro no final do mês para o pagamento da fatura,