Está com limite baixo nos cartões? Confira as melhores dicas para aumentar os limites em 2025

Saiba como ter uma linha de crédito maior para fazer suas compras.

Publicado em 28/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Uma das situações mais desagradáveis que os consumidores podem passar quando estão fazendo suas compras é ter o pagamento negado por falta de limite disponível no cartão de crédito. E nem todas as operadoras e os bancos liberam para os seus clientes recursos como a avaliação emergencial, que pode liberar um limite extra para essa operação.

Está com limite baixo nos cartões? Confira as melhores dicas para aumentar os limites em 2025
Créditos: Depositphotos

Um dos grandes atrativos para os consumidores é justamente buscar um cartão de crédito que ofereça um limite maior. Essa linha de crédito normalmente acaba sendo calculada levando em consideração uma série de critérios, incluindo a renda declarada do consumidor, bem como suas movimentações e o histórico financeiro de uma forma geral.

Anúncios

Os critérios mudam de acordo com o banco emissor, por isso nem sempre as pessoas conseguem ter um limite de crédito alto, mesmo se tornando titulares de um cartão de crédito que seja reconhecido no mercado por liberar valores mais interessantes para as compras.

Em contrapartida, muitas pessoas podem ter acesso a um cartão de crédito considerado de entrada que, em um primeiro momento, é de categoria mais baixa e oferece um limite mais baixo, mas que, com o tempo, vai ganhando um limite maior, acompanhando justamente um histórico de movimentações que seja condizente com essa alteração.

Confira algumas dicas interessantes para as pessoas que querem mais limite de crédito no cartão de crédito:

Concentre as compras em um cartão de crédito

Anúncios

Uma das dicas mais interessantes para conseguir ampliar o limite de crédito que está disponível em um determinado cartão é concentrar todas as compras nele. Mesmo que as pessoas comecem com um limite mais baixo nesse cartão de crédito, conforme ele vai sendo utilizado, os sistemas das operadoras podem identificar a necessidade de um aumento nesse limite, até mesmo para que as pessoas continuem utilizando o mesmo.

Mas é sempre importante salientar que os gastos devem ser feitos com responsabilidade, sempre de acordo com a capacidade financeira do cliente para que ele consiga pagar.

Pague todas suas contas em dia

Pagar a fatura do cartão de crédito em dia é um movimento básico para conseguir ter acesso a limites maiores. Mas as pessoas devem ficar atentas, pois não basta apenas pagar a fatura do cartão em dia, mas também todas as contas que estão em seu nome.

Hoje em dia, os sistemas de consulta são completamente integrados, especialmente para quem está com o seu Cadastro Positivo ativo. Esses pagamentos de todas as contas em dia passam uma imagem positiva do consumidor para o mercado, e isso normalmente é convertido em mais limite de crédito.

Evite os parcelamentos de fatura

Muitas operadoras e bancos acabam incentivando os clientes a aderirem aos planos de parcelamento das faturas. Afinal de contas, essa é uma operação de crédito nas quais essas instituições financeiras ganham uma quantidade considerável de dinheiro, especialmente devido às altas taxas de juros que são cobradas.

Mas esse tipo de operação acaba justamente comprometendo o perfil do consumidor de uma forma geral. Com isso, os clientes podem não apenas ter seus pedidos de aumento de limite negados como também ter parte do seu limite cortado. Afinal de contas, o parcelamento indica basicamente uma dificuldade de pagamento.

Foque no aumento do seu score

O score dos birôs de crédito, como o do Serasa, que atualmente é o mais popular, é uma pontuação que leva em consideração justamente todo o histórico financeiro do consumidor. Ele leva em consideração não apenas as dívidas e os pagamentos em atraso, como também os registros positivos, como o pagamento das contas em dia, chegando a uma nota final, que varia de acordo com as movimentações.

Ampliar esse score pode acabar se tornando uma das principais estratégias para ter acesso a linhas de crédito maiores, incluindo uma ampliação do limite de crédito. O próprio Serasa, por exemplo, oferece algumas dicas e assessorias para aumentar esse score.

Tenha mais de um cartão de crédito

Concentrar os gastos em um único cartão de crédito ajuda a ampliar o limite dele. Mas, no começo, especialmente quando as pessoas estão iniciando sua vida financeira, pode ser interessante ter mais de um cartão de crédito, de diferentes instituições financeiras. Isso ajuda justamente a ampliar o acesso dos bancos e das empresas às informações dos seus clientes.

Utilize o Open Finance

O Open Finance é um sistema que permite aos clientes de produtos e serviços financeiros o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Ele não é obrigatório e precisa ser autorizado pelo cliente em cada banco.

A partir do momento que os dados começam a ser compartilhados, as instituições financeiras conseguem ter mais dados para analisar os perfis de uma forma geral, o que ajuda bastante nessa análise e pode, até mesmo, ampliar esse limite.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.