Cartão consignado vale a pena? Conheça as principais vantagens

Opção normalmente é oferecida a aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

Publicado em 15/05/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O empréstimo consignado acabou se tornando uma das operações de crédito mais conhecidas do mercado. Mesmo aquelas pessoas que não possuem acesso direto ao benefício sabem como funciona o empréstimo no qual as parcelas acabam sendo descontadas diretamente da folha de pagamento, benefício, aposentadoria ou pensão.

Cartão consignado vale a pena? Conheça as principais vantagens
Créditos: Divulgação

Mas existem algumas outras operações de consignado menos comuns e que também podem ser utilizadas pelas pessoas que estão interessadas em obter crédito com juros mais baixos, e também aquelas que desejam ter uma quantidade de dinheiro maior disponível para pagamentos em um número maior de meses.

O cartão de crédito consignado, por exemplo, pode ser uma solução interessante para as pessoas que possuem margem consignável e que buscam um cartão que tenha uma quantidade maior de limite disponível para compras. Inclusive, parte da margem acaba sendo reservada justamente para esse tipo de operação.

Entenda como funciona o cartão de crédito consignado e saiba se vale a pena ter esse tipo de linha de crédito disponível para as compras do dia a dia:

O que é o cartão de crédito consignado?

Basicamente, é um tipo de cartão de crédito oferecido para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares. Na prática, esse cartão de crédito acaba funcionando de uma forma muito parecida com os cartões de crédito convencionais. Ele é emitido por uma determinada bandeira e pode ser utilizado para compras em todos os estabelecimentos com maquininhas que aceitem essa forma de pagamento.

Além disso, esse cartão de crédito pode ser utilizado nas compras online e nas compras recorrentes. Todas as compras feitas em um determinado período são lançadas em uma fatura, com um dia específico para pagamento. Mas o que acaba se tornando diferente é justamente a forma como o pagamento dessa fatura é feito.

Normalmente, os cartões de crédito convencionais possuem um valor mínimo que pode ser pago. Isso permite que as pessoas utilizem o limite rotativo do cartão, com o pagamento do saldo restante sendo jogado para a próxima fatura. No caso do cartão consignado, esse mínimo acaba tendo o pagamento garantido através do desconto em folha.

O restante do valor das compras pode ser pago na fatura gerada, basicamente da mesma forma que os cartões convencionais. Com isso, parte do pagamento acaba sendo garantido para a emissora do cartão, que normalmente recompensa os seus clientes com um aumento de limite e outras condições favoráveis.

Cartão Consignado INSS e Cartão Benefício são a mesma coisa?

Uma dúvida que muitos aposentados e pensionistas podem acabar tendo é com relação aos dois tipos de cartões que aparecem como possíveis de serem feitos utilizando a margem consignável: cartão consignado e cartão benefício. Eles basicamente são a mesma coisa e ambos geram descontos em folha.

O primeiro é um cartão de crédito emitido por bancos e financeiras com um determinado limite para que seja possível fazer compras, tendo o pagamento do valor mínimo diretamente descontado em folha. E o cartão benefício do INSS também acaba tendo basicamente as mesmas características, permitindo que essas pessoas tenham acesso a mais uma opção de linha de crédito.

No entanto, é importante que os aposentados e pensionistas do INSS acabem não confundindo o cartão habilitado na modalidade crédito com o cartão específico emitido pelo instituto, que pode ser utilizado apenas para identificação do beneficiário e saque do dinheiro nos pontos autorizados.

Principais vantagens do cartão de crédito consignado do INSS

Disponível para negativados – Mesmo as pessoas que estão com o seu nome sujo normalmente acabam tendo acesso a esse tipo de cartão de crédito, uma vez que os bancos acabam tendo pelo menos alguma garantia de pagamento da fatura;

Dispensa de renda adicional – Esse cartão acaba tendo o seu limite construído basicamente a partir da renda informada pelo INSS em relação ao benefício ou à aposentadoria. Os clientes dos bancos não precisam se preocupar em ter que comprovar renda de outras formas;

Mais barato – As taxas de juros para os clientes que utilizam o crédito rotativo dos cartões consignados acabam sendo menores do que as da maioria dos cartões de crédito convencionais. Isso acaba ajudando as pessoas que precisam de uma folga nas contas a não criar uma grande bola de neve com sua dívida;

Saque emergencial – Muitos cartões de crédito consignado do INSS acabam permitindo que os clientes façam o que é chamado de saque emergencial, que basicamente permite que as pessoas convertam parte do seu limite em dinheiro, podendo ser sacado ou então transferido para qualquer conta;

Gratuito – O cartão consignado do INSS é gratuito, ou seja, não possui cobrança de anuidade.

Vale a pena ter um cartão de crédito consignado?

Se o beneficiário estiver inserido em um grupo que possa solicitar essa forma de crédito e tenha margem, o cartão consignado pode acabar sendo muito mais interessante do que os cartões de crédito convencionais, justamente por ser gratuito, oferecer taxas de juros mais baixas e também por normalmente oferecer um limite compatível com o que a pessoa pode gastar.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.