5 mudanças que você deve fazer para usar melhor o cartão de crédito em 2025

Confira algumas alterações no comportamento dos consumidores para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito.

Publicado em 27/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cartão de crédito faz parte da vida de milhões de consumidores ao redor do mundo. Hoje em dia, muitas pessoas preferem concentrar todos os seus gastos nesses cartões, não apenas aquelas compras mais caras, como também os pequenos gastos do dia a dia. Com isso, é possível ter um certo controle, com tudo sendo concentrado em um mesmo lugar.

5 mudanças que você deve fazer para usar melhor o cartão de crédito em 2025
Créditos: Depositphotos

Muitos consumidores acabam buscando, no cartão de crédito, apenas um fôlego maior para conseguir pagar suas contas. Em outros casos, a organização financeira acaba se tornando o principal benefício desses cartões, para que as pessoas consigam ir acompanhando as contas de uma forma mais efetiva.

Anúncios

Mas existem também aqueles consumidores que buscam justamente aproveitar todos os benefícios que os cartões de crédito oferecem para os seus consumidores. Ou seja, ao invés de gastar dinheiro vivo, as pessoas utilizam seus cartões e vão participando de programas de fidelidade, acumulando milhas e pontos, etc.

Mas é muito comum que, por falta de informações, as pessoas deixem de ter acesso a esses benefícios por não conseguirem utilizar os cartões de crédito de uma forma mais efetiva.

Para quem quer ganhar ainda mais benefícios ao longo do ano de 2025, confira algumas dicas e estratégias que devem ser aplicadas:

Tenha um objetivo

Anúncios

Diante da grande variedade de cartões de crédito que os clientes acabam tendo acesso nos dias de hoje, bem como os diversos programas de fidelidade e benefícios que podem ser acessados através desses métodos de pagamento, para conseguir aproveitar melhor tudo o que eles oferecem, é interessante definir um objetivo.

Os programas de milhas, por exemplo, podem ajudar as pessoas a realizar o sonho de viajar para um determinado local de uma forma muito mais simples e barata. Mas é importante definir um objetivo justamente para conseguir concentrar os gastos em um cartão que, de fato, possa proporcionar essa experiência.

Por exemplo, se o titular do cartão de crédito deseja fazer uma determinada viagem internacional com os pontos que vão sendo acumulados no cartão de crédito, é muito interessante verificar, antes de mais nada, quais são companhias aéreas parceiras do cartão que está sendo utilizado. Também é importante verificar se essa companhia aérea oferece o voo desejado.

Acompanhe a relação custo-benefício da anuidade

Grande parte dos cartões de crédito que oferecem os melhores benefícios acabam cobrando anuidade dos seus clientes. Essa taxa, em muitos casos, pode afastar os consumidores de uma forma geral. Em alguns casos, a taxa pode valer a pena, desde que as pessoas consigam utilizar os benefícios e que os mesmos possam ter um valor agregado a mais do que a anuidade que está sendo paga.

Mas é sempre importante lembrar que a anuidade não costuma ser fixa. De tempos em tempos, os cartões de crédito acabam promovendo determinados ajustes nos valores que estão sendo cobrados dos consumidores. E isso pode tornar um cartão, que antes era interessante na relação custo-benefício, inviável.

Por isso, é sempre importante ir acompanhando essas mudanças de valor e analisar os benefícios oferecidos. Além disso, é fundamental negociar com as operadoras sempre que acontecer algum tipo de aumento nos preços cobrados.

Informe-se sobre as mudanças nos benefícios

Assim como o valor da anuidade pode ir mudando à medida que o tempo de uso vai avançando, os próprios benefícios também vão sendo alterados. Muitos cartões de crédito acabam tendo esse histórico de ir mudando os benefícios muito frequentemente. E, o que no começo poderia ser algo vantajoso, pode ir perdendo essas vantagens.

Por isso, é fundamental que as pessoas fiquem de olho sempre nas mudanças que vão sendo feitas nas regras dos benefícios e nas próprias vantagens que são oferecidas. E, caso o cartão de crédito deixe de oferecer as vantagens que seriam mais interessantes para o cliente, o ideal é procurar outro tipo de cartão, pois dificilmente os bancos e as operadoras vão retomar uma determinada vantagem apenas em virtude da solicitação de um cliente.

Acompanhe a novidade

Mesmo que a fidelidade acabe sendo a chave para conseguir alcançar determinados objetivos, como chegar em um determinado número de milhas para conseguir trocar por uma passagem, é muito importante que os consumidores acompanhem as novidades do mercado, especialmente quando eles ficam tempo demais como clientes de um mesmo cartão.

Como a demanda é alta, e também a concorrência, de tempos em tempos surgem novos cartões de crédito com vantagens muito mais interessantes do que os que estão sendo utilizados naquele momento. O ideal é justamente fazer as contas e verificar se vale a pena trocar de cartão de crédito, em busca justamente dessa vantagem adicional.

Utilize comparadores de cartões

Hoje em dia, existem diversos serviços disponíveis justamente para conseguir comparar as vantagens e características dos mais variados tipos de cartões de crédito. Com base nesses dados, fica mais fácil encontrar o cartão de crédito ideal.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.