Melhores bancos com contas que rendem em 2024
Conheça as instituições financeiras que oferecem aos seus clientes uma conta remunerada.
Um dos grandes diferenciais oferecidos pelos bancos digitais durante a sua fase de expansão e consolidação no mercado financeiro, dominado por empresas e instituições financeiras que atuam no segmento há décadas, é a possibilidade do cliente ganhar dinheiro apenas deixando ele parado na sua conta.
Essa é a conta com rendimento automático, um produto que não pode ser considerado como algo completamente inédito na vida dos clientes, mas que acabou sendo utilizado de uma forma muito mais contundente por estas fintechs. Os bancos convencionais, há muitos anos, contam com alguns serviços parecidos.
A conta poupança, por exemplo, que se tornou bastante conhecida na Caixa, era basicamente uma conta com rendimentos automáticos. Os clientes não tinham a necessidade de abrir uma caderneta específica de poupança, ao mesmo tempo que conseguia ter acesso ao dinheiro no dia a dia, seja para saques, para compras ou pagamentos de contas. E os rendimentos aconteciam de acordo com as referências utilizadas pela poupança.
Mas a conta poupança acabava trazendo alguns limites e recursos limitados quando comparado com as contas tradicionais. Nem sempre estes clientes tinham acesso a todo o sistema financeiro. Hoje em dia as contas, de uma forma geral, acabam permitindo o acesso aos mais variados serviços e produtos financeiros, e o rendimento automático acabou sendo incorporado.
Como funcionam as contas com rendimento automático?
Basicamente são contas correntes convencionais, devidamente integradas ao sistema bancário brasileiro e que permite com que os clientes dos bancos consigam fazer as mais variadas operações financeiras esperadas, tais como o depósito e o saque em dinheiro, o pagamento de contas, a transferência de recursos através de Pix, dentre outros.
Mas essa mesma conta também acaba sendo considerada como uma aplicação de investimento com liquidez diária. Isso significa que todo o dinheiro que fica parado nessa conta acaba rendendo como se estivesse em um investimento convencional, utilizando uma taxa pré-definida, que normalmente está vinculada ao CDI, que por sua vez sobre influencia direta da Taxa Selic.
Esses investimentos normalmente são Certificados de Depósito Bancário (CDB), que basicamente remunera o investidor para um dinheiro que ele, teoricamente, empresta para a instituição financeira. Neste caso, o dinheiro que o cliente deixa na conta acaba sendo considerado como parte do capital do banco, que pode ser estes valores para o seu próprio financiamento.
Mas a grande vantagem de manter o dinheiro em uma conta com rendimento automático ao invés de aplicar em uma conta de investimento específica é que as pessoas possuem livre acesso aos valores, a qualquer momento.
Conta com rendimento automático ou Poupança?
Durante algumas décadas a poupança acabou sendo vista como uma das principais formas de investimento que eram acessíveis ao público de uma forma geral. Mas, na grande maioria dos casos, as pessoas que abriam uma caderneta não estavam de olho na rentabilidade propriamente dita, mas sim em uma forma de guardar o dinheiro, separando da conta utilizada no dia a dia.
Hoje em dia a poupança ainda acaba sendo utilizada por muitas pessoas, especialmente por quem ainda não confia de fato em todas as mudanças que a tecnologia e a internet trouxeram para o sistema financeiro. Mas, na prática, a poupança acaba não sendo mais recomendada para guardar dinheiro, incluindo valores menores.
Isso acontece basicamente em função da baixa rentabilidade da poupança. São muitos os casos em que os ganhos financeiros obtidos com o dinheiro que fica parado nessas contas serem menores do que a inflação, por exemplo. E isso significa que os correntistas da poupança estão perdendo poder de compra na medida que o dinheiro fica parado na caderneta.
Isso não acontece com as contas com rendimento automático, pois elas oferecem uma rentabilidade maior, atrelada a Selic, que é a taxa de juros que o governo utiliza justamente para controlar a inflação no país. Isso garante que o dinheiro investido seja corrigido, pelo menos, com os valores médios da inflação.
Melhores contas com rendimento automático em 2024
PagBank
O PagBank é o banco digital do mesmo grupo do PagSeguro, que se tornou uma das opções mais interessantes para empreendedores de todos os tamanhos que precisavam de intermediadores para recebimento de pagamentos. A conta oferecida por essa instituição financeira é completamente gratuita para os clientes.
A conta digital, por si só, rende automaticamente 100% do CDI sem que o cliente tenha que fazer nada, apenas deixar o valor disponível. Mas o banco conta ainda com um CDB que rende 130% do CDI, além de transformar o valor em limite no cartão de crédito e oferece ainda 1% de cashback para as compras.
Sofisa Direto
Além de sérum banco digital criado com foco justamente nas opções de investimento, oferecendo diversas opções para os clientes, essa pode ser também uma das opções mais interessantes quando o assunto é guardar dinheiro e obter uma boa rentabilidade a partir de valores que ficam disponíveis na conta.
Com a conta digital do Sofisa, os clientes conseguem ter acesso a um rendimento que fica em 110% do CDI. Os clientes também podem aproveitar o aplicativo e a plataforma da Sofisa para escolher entre diversas opções de investimento, incluindo algumas opções que oferecem uma rentabilidade maior, de acordo com o seu perfil.
Neon
O Banco Neon foi criado como uma fintech independente. Ou seja, um banco completamente digital sem ligação com outras instituições financeiras convencionais. Ele se tornou conhecido por ser um dos primeiros bancos neste formato que conquistou uma sólida base de clientes, bem como pelo seu cartão de crédito, com limites interessantes mesmo sem comprovação de renda.
Mas o Neon também adotou a estratégia de oferecer aos novos clientes uma conta com rendimento automático maior do que o da poupança, visando justamente atrair estes clientes para guardar o seu dinheiro. Como a conta é gratuita, o cliente não precisa se preocupar com o pagamento de taxas. Atualmente o rendimento oferecido parte de 100% do CDI.
Mercado Pago
A conta digital do Mercado Pago também conseguiu conquistar uma grande quantidade de clientes rapidamente. Além de contar com toda a força da marca Mercado Livre, uma das maiores empresas de comércio online do Brasil, o banco chegou com algumas novidades interessantes, incluindo parcerias com serviços de streaming, possibilidade de pagamento utilizando o smartpthone com o app, dentre outras.
Do ponto de vista do investimento, o Mercado Pago também acabou conseguindo se tornar uma opção muito interessante para os clientes de uma forma geral. Atualmente ele permite que os valores rendam até 105% do CDI. O rendimento mínimo é de 100% do CDI, mas caso o cliente consiga trazer, todos os meses, no mínimo R$ 1 mil, o saldo completo vai render 105% pelo ciclo de um mês.
PicPay
A carteira digital brasileira começou seu modelo de negócios oferecendo um sistema de transferência de recursos entre clientes, integrado em um aplicativo com recursos de redes sociais que permite até mesmo a troca de mensagens entre os usuários. Hoje em dia a empresa evoluiu, completamente integrada com o sistema financeiro brasileiro e com uma conta completa e gratuita, além de uma série de outros recursos.
Dentre as possibilidades que os clientes encontram no aplicativo do PicPay está a possibilidade de fazer os mais variados tipos de investimento de uma forma simples e fácil. Até mesmo criptomoedas podem ser compradas rapidamente. Mas os clientes contam ainda com o rendimento automático do dinheiro que fica parado na conta, que atualmente está fixado em 102% do CDI.
99Pay
O serviço que nasceu como uma forma de integrar os sistemas de recebimento de pagamentos para os motoristas do aplicativo 99 acabou se tornando um banco digital completo, inclusive abrindo a possibilidade de qualquer pessoa abrir uma conta para movimentar recursos financeiros. Para aqueles que utilizam o aplicativo de transporte 99, ele oferece ainda algumas outras vantagens interessantes.
Essa conta digital também oferece rendimento automático para os seus clientes. Neste caso, ele pode chegar até 110% do CDI. Mas, para conseguir alcançar este rendimento, os clientes precisam atingir algumas metas e fazer algumas movimentações, de acordo com as orientações encontradas dentro do app.
Nubank
Aquele que se tornou o cartão predileto de milhões de brasileiros com pouco tempo de lançamento também acabou se tornando a opção de conta mais interessante de muitos clientes. O Nubank nasceu como uma empresa financeira completamente digital, no começo focando apenas em oferecer um cartão de crédito descomplicado, e agora oferecendo soluções financeiras completas.
Um dos diferenciais do Nubank, além de contar com um aplicativo muito simples de ser utilizado, é justamente a conta com rendimento automático disponível já a partir do momento que o novo cliente abre a conta. De acordo com as informações atuais que foram divulgadas pelo banco, 100% do CDI é oferecido como rendimento na conta. Os valores começam a ser disponibilizados a partir do 31º dia do dinheiro depositado.
Banco Inter
Mais um banco digital que oferece aos seus clientes uma série de soluções, mas todas elas concentradas dentro de um ambiente digital. O Banco Inter acabou se tornando o primeiro banco digital de muitos clientes, e até os dias de hoje conta com uma base muito interessante de usuários.
A variedade de opções de investimentos que podem ser encontradas neste banco digital é um dos seus grandes diferenciais. O banco não oferece uma opção de conta que rende de forma automática, mas oferece as opções de cofrinhos. Basicamente é um investimento no qual os clientes colocam valores que passam a render desde o primeiro dia útil. Os valores também podem ser resgatados de uma forma muito fácil, com uma transferência rápida para a conta principal.