Contas digitais para menores de 18 anos: confira as melhores

Conheça algumas boas instituições financeiras que permitem a abertura de contas para menores de idade.

Publicado em 10/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A abertura de contas em instituições bancárias é liberada apenas para as pessoas consideradas como maiores de idade, de acordo com a atual legislação brasileira. Somente a partir dos 18 anos que as pessoas podem assumir as devidas responsabilidades pelas tomadas de decisões que estão atreladas a finanças.

Contas digitais para menores de 18 anos: confira as melhores

Mas, nos últimos anos, a partir de uma série de mudanças no comportamento dos consumidores e também nos perfis dos clientes, os bancos começaram a oferecer outros tipos de contas e serviços destinados aos clientes menores de idade. A demanda pelo acesso a formas de pagamento alternativas se tornou muito mais frequente, como cartões de crédito e Pix.

Anúncios

A partir dessa demanda surgiram as contas destinadas aos menores de idade. Elas possuem basicamente os mesmos serviços, mas possuem algumas características e particularidades que devem ser entendidas. Entenda melhor como essas contas funcionam:

Como funcionam as contas bancárias para menores de idade?

Basicamente as contas oferecidas pelos bancos para menores de idades são contas vinculadas a uma pessoa maior de idade. Por isso, o procedimento de abertura deve ser feito por esse adulto, que deve fornecer todos os seus dados e também documentos que comprovem que ele esteja apto.

O adulto que aparece como titular da conta também assume as responsabilidades por todas as movimentações que acontecem nelas, bem como as possíveis dívidas que podem surgir. Mas essa conta acaba sendo atribuída a uma outra pessoa, que neste caso é o menor de idade, que também terá que ser identificado através do seu CPF.

Anúncios

Esse menor de idade será autorizado a fazer todas as operações e movimentações que são liberadas para esse perfil. Os menores de idade acabam sendo autorizados a fazer transferências, pagamentos, e também receber valores utilizando a sua conta. Além disso, eles também podem ter acesso a determinadas opções de investimentos, variando de acordo com cada banco em termos de estratégia e modelo de negócio.

Menores de idade podem ter cartões de crédito?

Essa é uma dúvida bastante comum a partir do momento que adultos e menores de idade buscam uma opção de conta bancária. Os cartões de crédito acabam se tornando uma das opções de serviços bancários mais buscadas pelos clientes, e muitos jovens, especialmente adolescentes, acabam utilizando bastante esse método de pagamento nos dias de hoje, especialmente para as compras online.

Mas a legislação impede que um menor de idade seja considerado como titular de um cartão de crédito, mesmo que ele esteja vinculado a uma conta que esteja no nome do jovem. Somente maiores de 18 anos ou adolescentes que sejam considerados, pela lei, como emancipados, podem se tornar titulares destes cartões.

Mas existe um tipo de cartão de crédito que pode ser liberado para os jovens, que normalmente são oferecidos juntos com as contas bancárias, que são os cartões pré-pagos. Nessa modalidade, é feito um pagamento, em dinheiro ou através de transferência eletrônica, de um determinado valor que passa a ser considerado como limite daquele cartão. Isso permite que os jovens façam as compras online ou mesmo em estabelecimentos físicos.

Como não existe nenhum tipo de crédito pré-aprovado, os jovens podem utilizar esses cartões somente até o limite disponível e que foi previamente pago. E como não existe nenhum compromisso assumido pelo jovem para que ele coloque valores de forma recorrente, a compra parcelada acaba se tornando indisponível.

Principais vantagens em abrir uma conta para menores de idade

Independência – Uma das maiores vantagens deste tipo de conta destinada aos menores de idade é a independência oferecida para estes jovens. Com isso, eles passam a ter mais autonomia para realizar as operações, mesmo que essa conta possa ser acompanhada pelos adultos em tempo real;

Educação financeira – Essa pode ser uma oportunidade muito interessante para que as crianças e os adolescentes aprendam um pouco mais sobre educação financeira aplicada no dia a dia. Muitos jovens acabam não tendo noção do real valor do dinheiro, a partir do momento que as pessoas não acabam pagando pelas coisas que usa e que possui. Isso pode fazer com que os jovens se tornem mais conscientes e se preparem de uma forma mais responsável para a vida adulta;

Menos acesso aos recursos dos adultos – Muitas vezes os pais e outros responsáveis acabam tendo que manter o acesso liberado aos seus cartões de crédito ou mesmo a sua conta bancária para que eles possam fazer determinadas compras. Mas isso pode acabar fazendo com que os adultos corram uma série de riscos, especialmente se dados sensíveis forem parar nas mãos de bandidos. A conta bancária para os jovens acabam conseguindo separar mais esses serviços.

Aprender a lidar com limites – A partir do momento que os jovens possuem uma conta bancária especifica para eles, mas que seja algo controlado e financiado por algum adulto, eles poderão aprender a lidar com os limites que são estabelecidos por essas próprias pessoas. Dessa forma, eles poderão administrar estes recursos da forma como achar melhor, inclusive aprendendo a fazer determinadas escolhas.

Cuidados na abertura das contas para menores de idade

Taxas – Antes de mais nada, é muito importante que os adultos confiram os valores dos juros e das taxas que são cobrados para a abertura dessa conta. Além disso, existem algumas outras cobranças que podem acabar surgindo, na medida em que esses jovens vão utilizando alguns serviços;

Ferramentas de monitoramento – É importante que os adultos também tenham acesso a essa conta. Alguns bancos permitem que os adultos tenham acesso a essa conta através de um aplicativo próprio, mas acabam exigindo que esse mesmo adulto tenha uma conta no mesmo banco.

Regras de concessão de crédito – Alguns bancos acabam oferecendo maior autonomia para os jovens, inclusive oferecendo acesso a determinadas opções de crédito, como empréstimos. Mas o responsável pelo pagamento será o adulto titular da conta. Por isso, é fundamental verificar como essa liberação é feita;

Segurança – Também é muito importante dar prioridade para aqueles bancos que oferecem ferramentas avançadas de segurança, especialmente com aplicativos que façam as devidas verificações antes de liberar qualquer tipo de transação.

Melhores bancos para abrir contas para menores de idade em 2024

Conta para seus filhos BTG Pactual

Essa é uma boa opção de conta destinada aos menores de idade que pode ser interessante para os adultos que desejam educar financeiramente os jovens, já inserindo eles no mundo de possibilidades dos investimentos e afins. Mas as opções de investimento podem ser acessadas apenas para jovens a partir dos 16 anos, mas a abertura de conta é liberada antes,

A conta oferece acesso a cartão de débito e de crédito pré-pago, saques e transferências feitas pelo Pix, além de acesso a possibilidade de adquirir alguns tipos de gifts cards para compras virtuais sendo feitas diretamente pela loja do app do banco.

Conta BB Cash

O Banco do Brasil é um dos bancos mais tradicionais do mercado financeiro brasileiro, e um dos mais confiáveis. Para os adultos que já possuem contas tradicionais, é possível solicitar a abertura de uma conta especifica para os menores, chamada de BB Cash. Ela está disponível para crianças a partir de 8 anos, mas alguns recursos também são liberados apenas para jovens a partir dos 16 anos.

Os clientes também possuem acesso a um aplicativo próprio que permite pagar contas, fazer transferências e receber dinheiro via Pix, sacar dinheiro em pontos de atendimento físico, além de ter acesso a compra de gifts cards e recarga de telefones. O aplicativo do Banco do Brasil também conta com conteúdos de educação financeira.

Conta NextJoy

Essa é a conta destinada aos menores de idade do banco digital Next, instituição financeira atrelada ao Bradesco, mas que funciona de uma forma completamente independente. Como é uma conta digital, ela é completamente gratuita para os adultos. Mas a abertura do NextJoy pode ser feita somente pelos adultos que já possuem uma conta válida.

Os menores de idade que acessam essa conta ganham um cartão nominal, que pode ser utilizado tanto na modalidade débito quanto na modalidade crédito, mas pré-pago. Além disso os jovens possuem acesso ao aplicativo da Next, considerado um dos melhores entre os bancos digitais, que permite o acesso a diversos benefícios e mimos.

Conta PicPay Família

O PicPay é uma carteira digital que permite aos clientes acessar um banco completo que também pode ser vinculado aos serviços financeiros de outros bancos. Em uma mesma conta, por exemplo, os clientes podem utilizar não apenas os cartões emitidos pelo próprio PicPay como também por outros cartões de crédito emitido por terceiros. E existe uma opção de conta bancária família, que permite que mais pessoas utilizem a mesma conta para as mais variadas operações.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição financeira, essa conta está disponível menores de 0 a 17 anos. Oferece boa parte dos produtos da conta comum, como Pix, cartão de débito, rendimento acima do CDI e a função Cofrinhos para guardar dinheiro separadamente da conta. Essa é uma das melhores opções com controle parental, permitindo total acesso do responsável, desde a abertura até o bloqueio ou encerramento do serviço, caso necessário.

Click Conta Bradesco

Mais uma conta disponível para menores de idade que é oferecida por uma das instituições financeiras mais tradicionais e importantes do sistema financeiro brasileiro, o Bradesco. Essa também é uma conta que aceita a inscrição de jovens entre 0 e 17 anos de idade.

Ela está associada à poupança, permitindo que o dinheiro que fica ali parado renda alguma coisa. Os menores de idade também podem começar a investir já nesta conta, inclusive em um sistema de previdência privada, para que os menores já comecem a pensar na aposentadoria.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.