Como pagar boleto atrasado do Banco do Brasil?
Saiba como atualizar esse documento atrasado para que ele possa ser pago.
Os boletos seguem sendo os principais documentos para pagamentos das mais variadas contas. Ele existe há algumas décadas e está devidamente consolidado em todos os sistemas, permitindo que as pessoas consigam fazer os pagamentos e tê-lo devidamente reconhecido pelo credor. Mesmo diante do surgimento de alternativas, como o Pix, o boleto segue em pleno funcionamento.

Uma das principais características do boleto é ter data de vencimento. Ou seja, a partir do momento em que uma determinada dívida acaba sendo emitida em nome da pessoa, ela passa a ter uma data máxima para pagamento. Alguns boletos aceitam que o mesmo documento seja utilizado para pagamento depois da data de vencimento, com juros, taxas e multas sendo aplicados em um próximo boleto.
Mas existem muitos documentos que não aceitam esse tipo de pagamento atrasado, especialmente aqueles que são emitidos para o pagamento de contas que não são consideradas como recorrentes, como as de consumo.
Para quem não consegue fazer esses pagamentos de boletos atrasados, existem alguns procedimentos que devem ser feitos junto aos bancos emissores para atualização da data do mesmo. Como o Banco do Brasil é um dos bancos que mais emitem boletos, muitos clientes têm dúvidas sobre como fazer essa atualização.
Saiba mais sobre como funciona a atualização de boletos do Banco do Brasil.
Como funciona o boleto?
O boleto é um documento reconhecido pelo sistema bancário brasileiro e que, na prática, é uma ordem de pagamento. O sistema que gera os boletos aceitos pelos bancos e demais instituições financeiras que atuam no Brasil são emitidos em um único sistema, garantindo que suas informações possam ser reconhecidas pelos sistemas próprios das empresas.
Um boleto deve conter uma série de informações que serão utilizadas justamente para que ele possa ser devidamente reconhecido e também consiga direcionar o pagamento para a conta da empresa que o emitiu. O principal dado é o número único de identificação para cada documento emitido, que também pode ser identificado através do código de barras.
Além disso, existem outros dados que também devem ser devidamente registrados no documento e no sistema de boletos como um todo, incluindo valor do pagamento, data do vencimento, condições de desconto, nome completo do pagador, CPF ou CNPJ, identificação da instituição destinatária, entre outros.
Quais são os tipos de boleto que existem no mercado?
Oficialmente, seguindo as regras do Banco Central, que regulamenta todo esse mercado e controla o sistema de emissão de boletos, existem basicamente três tipos diferentes de boletos que podem ser emitidos:
- Boleto de cobrança: esse tipo de boleto é utilizado para a cobrança e o pagamento de dívidas decorrentes de obrigações de qualquer natureza;
- Boleto de proposta: é usado para permitir o pagamento se alguém aceitar a oferta de produtos, serviços ou um contrato;
- Boleto de depósito e aporte: este tipo de boleto é usado para colocar dinheiro em uma conta de depósitos ou em uma conta de pagamento pré-paga. Ele só pode ser emitido no nome do dono da conta e só pode ser pago por essa pessoa.
Como pagar um boleto?
Para fazer o pagamento de um determinado boleto, tudo o que os pagadores precisam é encontrar um sistema que faça a devida leitura dos dados que constam no boleto, bem como receba o valor em questão. Atualmente esse sistema está presente nos mais variados locais.
Além dos tradicionais pontos de atendimento, como agências bancárias, lotéricas e outros, atualmente esse sistema também está disponível online, para as pessoas que acessam seus bancos através de aplicativos, por exemplo.
As formas de pagamento também acabam sendo bastante variáveis. Tradicionalmente, as pessoas antigamente faziam o pagamento em dinheiro, levando os valores em espécie até o banco ou lotérica e fazendo o pagamento do boleto. Mas hoje, a grande maioria das pessoas paga através de transferências eletrônicas.
Como atualizar boletos do Banco do Brasil?
Para aqueles boletos que não aceitam o pagamento dos valores após a data de vencimento, os devedores podem procurar a instituição financeira responsável pela emissão do mesmo. Essa é uma informação que pode ser encontrada diretamente no documento.
No caso dos boletos emitidos pelo Banco do Brasil, existe uma ferramenta disponibilizada pela própria instituição financeira que atualiza a data de vencimento, para que a pessoa consiga fazer o pagamento do mesmo.
Para atualizar um boleto vencido do Banco do Brasil, acesse o site oficial do banco e localize a opção relacionada a boletos, como “Emissão de 2ª via de boleto”. Insira os dados do boleto vencido, como número do documento ou linha digitável.
Para gerar a segunda via do boleto BB com linha digitável ou número do banco, o procedimento é o mesmo. Veja a seguir:
- Acesse o site do BB;
- Role até o final da página, na opção “Seu dia a dia com mais facilidade” e clique em “2ª via de boleto”;
- Selecione a opção “Linha Digitável do Boleto ou Nosso número (sem DV)”;
- Preencha as informações “Linha Digitável do Boleto ou Nosso número (sem DV)”, que é o número do boleto sem o Dígito Verificador e “CPF/CNPJ do Pagador”;
- Selecione “Não sou um robô”;
- Leia as informações com atenção e clique em “Confirmar”;
- Siga as demais instruções e finalize a emissão do seu boleto.