Banco digital que rende mais que poupança: confira as melhores em 2024

Veja quais são as opções de instituições financeiras que conseguem oferecer uma conta com rendimento acima do oferecido pela caderneta.

Publicado em 19/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As contas com rendimento automático acabaram se tornando um dos principais diferenciais oferecidos pelos bancos digitais, que começaram a surgir nos últimos anos tentando ocupar o lugar ocupado, há décadas, pelos bancos que atuam de forma tradicional. Essas empresas surgem basicamente a partir de uma evolução do sistema bancário e financeiro de uma forma geral, a partir da consolidação de possibilidades tecnológicas.

Banco digital que rende mais que poupança: confira as melhores em 2024

Os bancos digitais são basicamente produtos e serviços que nascem a partir de um modelo de negócios que se tornou muito comum nos dias de hoje, as fintechs. Basicamente são empresas que provocam e se utilizam de inovações no mercado financeiros, com um modelo de negócios com uma forte base tecnológica e com capacidade de escalabilidade, o que aproxima elas bastante das startups.

Anúncios

A partir do momento que os bancos são digitais, por exemplo, eles acabam deixando de lado algumas limitações que fazem com que nem sempre os bancos tradicionais consigam expandir sua base de clientes. A necessidade de uma agência física com atendimento presencial, por exemplo, faz com que as empresas tenham que ter esse espaço físico, além de profissionais para atendimento.

A partir do momento que os bancos digitais não contam com atendimento físico presencial, elas conseguem expandir seus negócios de uma forma muito mais fácil e efetiva.

Mas mesmo com todas as inovações que foram criadas para garantir a segurança e a eficácia das operações financeiras pela internet, utilizando aplicativos instalados em smartpthones, essa é uma mudança que encontra resistência. Muitos clientes dos bancos convencionais ainda ficam desconfiados em confiar todo o seu patrimônio em uma empresa que, pelo menos do ponto de vista de atendimento físico, não pode ser acessada.

Anúncios

Para convencer as pessoas a começarem a utilizar esses serviços, as fintechs acabaram tendo que criar uma série de estratégias para conseguir atrair essa base de consumidores. Boa parte dessas estratégias foram possíveis justamente a partir do momento que que essas empresas abrem mão de alguns gastos fixos que são bem importantes para a manutenção de um banco convencional, por exemplo.

E um dos benefícios que se tornou padrão nesse tipo de conta é justamente remuneração de forma automática. Essas contas não apenas permitem que o dinheiro renda apenas ficando parado como também consegue render mais do que algumas outras aplicações consideradas muito conhecidas e clássicas, tais como a poupança.

Como funcionam as contas que rendem automaticamente?

O rendimento automático do dinheiro que está em uma conta em banco digital rende a partir de uma aplicação de investimento. Isso significa que, na prática, a partir do momento que os clientes incluem um determinado valor na sua conta digital, eles estão fazendo uma espécie de investimento, disponibilizando esse valor para fazer parte do capital da empresa de uma forma geral.

Mas, ao mesmo tempo, esse dinheiro segue completamente disponível para os correntistas. Ou seja, mesmo que ele receba uma determinada aplicação em investimento que vai fazer com que comece a render, os valores podem ser movimentados de forma livre, tanto para o pagamento de contas como para transferências e até mesmo saques em espécie.

Uma outra vantagem deste tipo de investimento é que ele conta com o que pode ser chamado de liquidez diária. Ou seja, todos os dias úteis, de funcionamento do mercado, os correntistas recebem depositados na sua conta os rendimentos proporcionais do período. Em alguns casos, esses valores começam a ser liberados a partir do momento que o dinheiro completa 30 dias depositados.

O que é e como funciona o CDI?

Um termo que acabou se tornando bastante conhecido pelas pessoas que utilizam os serviços de contas digitais é o CDI. Essa é uma sigla que significa Certificado de Depósito Interbancário e que basicamente acaba sendo utilizado como referência para definir os rendimentos que são oferecidos para esses valores depositados em conta.

O CDI é uma taxa que os bancos usam como referência para definir o quanto os rendimentos e empréstimos entre instituições financeiras irão render. Portanto, é um índice que acaba sendo utilizado em todo sistema financeiro e que atua de forma interna, para fazer com que essas empresas funcionem dentro desses modelos modernos de economia.

Diferenças entre CDI e poupança?

Uma das diferenças do CDI, em termos de investimento, quando comparado com os valores que são colocados em uma caderneta de poupança, é a forma como esse rendimento funciona e libera os ganhos para os investidores. Ao invés de ser um investimento com rendimento mensal, como acontece com a poupança, o CDI oferece um rendimento diário, com os valores sendo depositados todos os dias úteis. Já os valores da poupança acabam sendo liberados sempre quando o dinheiro completa 30 dias depositados. Caso o valor seja sacado um dia antes de completar esse ciclo, o investidor não consegue receber nenhum tipo de valor extra.

Uma outra diferença entre CDI e poupança são os valores referentes a taxas e impostos que são cobrados. A poupança contra com total isenção de Imposto de Renda, não sendo cobrado nenhum tipo e valor sobre os rendimentos que vão sendo obtidos. Já o CDI não conta com essa vantagem, sendo que, a partir do momento que o valor é disponibilizado, acaba sendo descontado um valor entre 15% e 22,5% de IR.

Mas, mesmo com esse desconto, os valores pagos como rendimento através do CDI conseguem ser superiores ao pagos pela poupança, uma vez que a caderneta, atualmente, não consegue, na grande maioria dos casos, cobrir nem mesmo as perdas da inflação.

Bancos digitais que rendam mais do que a poupança em 2024

PagBank

O PagBank é uma empresa do mesmo grupo do Pagseguro e que oferece aos seus clientes um banco digital completo, com muitas funcionalidades também de uma carteira digital. Esse banco também conta com diversos recursos interligados com o sistema de recebimento de pagamentos da mesma empresa, com as maquininhas sendo utilizadas por empresas e profissionais autônomos.

De acordo com as regras adotadas atualmente pelo banco, os clientes podem ter um rendimento de até 130% do CDI, para os novos clientes e também para os usuários que estão sem investir na plataforma há mais de 6meses. Para começar a fazer o seu dinheiro render mais que a poupança você deverá começar a investir pelo menos R$ 1 na conta.

Sofisa Direto

Mesmo sendo uma instituição financeira com um foco maior nas pessoas que desejam ter acesso a diversas opções de investimentos na palma da sua mão. Mas essa empresa também conta com um banco completamente digital e gratuito, incluindo uma conta que oferece todas as funções de uma conta em banco convencional.

Esse também acabou se consolidando como um dos melhores bancos digitais para os clientes que estão buscando uma boa opção para rendimento de valores de forma automática. De acordo com as regras atuais adotadas pela empresa, o rendimento começa partindo de 110% do CDI, com os valores ficando disponíveis para os cientes a qualquer momento.

Neon

Considerado como um dos melhores bancos digitais para os clientes que buscam serviços financeiros mais tradicionais, como conta bancária gratuita e um cartão de crédito com limite mais elevado, o Neon também oferece aos seus clientes uma conta que rende automaticamente. Inclusive com algumas condições promocionais muito interessantes para fazer os valores renderem ainda mais.

Atualmente o banco Neon oferece uma condição para os seus clientes que permite que os valores rendam até 150% do CDI. Mas, para isso, os clientes precisam conferir as regras e também as condições do CDB Planejado, válida apenas para os novos clientes. Nessa condição promocional, os clientes podem resgatar os valores apenas a partir de 2 meses do depósito.

Mercado Pago

O Mercado Livre conta com uma série de serviços financeiros, tanto para s clientes que pretendem utilizar apenas o serviço financeiro como a conta digital gratuita como também para os clientes que utilizem os serviços de recebimento de pagamentos utilizando as maquininhas da empresa.

De acordo com as informações atuais que são fornecidas pela empresa, para os novos clientes e também para os que já tinham algum dinheiro investido, os valores que estão na sua conta rendem até 105% do CDI. O banco oferece anda uma liquidez diária e também não cobra nenhum tipo de taxa de manutenção. Para manter essas condições, os clientes devem depositar, no mínimo, R$1 mil todos os meses.

PicPay

O PicPay é uma carteira digital completa, que oferece uma série de recursos para os seus clientes, incluindo serviços financeiros próprios e também a possibilidade de utilizar, de forma integrada, outros serviços financeiros, como cartões de crédito que são emitidos por outros bancos e instituições financeiras de uma forma geral.

Atualmente a empresa conta uma conta completa e gratuita que permite a transferência de dinheiro utilizando Pix, saques em espécie, pagamento de contas, e uma série de outros serviços. E todo o valor que fica, parado na conta acaba rendendo também de forma automática. Atualmente o banco oferece 102% de rendimento a partir do CDI, com liquidez diária.

C6 Bank

Outro banco que nasceu já com esse DNA digital é o C6, oferecendo uma conta gratuita e uma série de outros serviços financeiros. Um dos principais destaques desse banco acaba sendo o cartão de crédito oferecido, com um limite que vai aumentando conforme o cliente vai utilizando essa forma de pagamento.

Esse banco também oferece uma conta com rendimento automático. Atualmente os valores podem render entre 00% e 109% do CDI. Para conferir as condições, os clientes devem conferir, no aplicativo, as condições ofertadas para os investimentos disponíveis.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.