As 10 melhores carteiras digitais para usar em 2024

Conheça alguns dos serviços mais interessantes para guardar dinheiro e fazer compras online.

Publicado em 18/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mas carteiras digitais foram criadas com o objetivo de facilitar as transações comerciais dentro de um ambiente digital. Podemos afirmar, hoje, que muitas delas acabaram se tornando os protótipos para o surgimento dos bancos digitais completos, que hoje em dia oferecem os seus serviços sem a necessidade de ter qualquer tipo de agência física.

As 10 melhores carteiras digitais para usar em 2024

Hoje em dia as carteiras digitais estão completamente integradas com o sistema financeiro e bancário brasileiro, pelo menos a grande maioria das empresas que atuam neste segmento. E isso permite que elas sejam utilizadas inclusive como um banco digital semelhante as grandes instituições financeiras.

Anúncios

Para quem utiliza mais de uma empresa neste segmento financeiro, as carteiras digitais podem acabar se tornando até mais completas, pois permitem a completa integração de diferentes formas e métodos de pagamentos, o que nem sempre acontece com uma conta digital convencional.

O que é uma carteira digital?

Uma carteira digital basicamente é um serviço que permite com que as pessoas tenham diversos métodos diferentes de pagamentos reunidos em um único local. Além disso, estes serviços também foram criados com o objetivo de permitir a transferência de recursos e moedas na sua forma digital.

O seu contexto de criação antecede a digitalização universal dos bancos e dos sistemas financeiros atuais. Com o crescimento da internet e das operações comerciais online, muitos consumidores não conseguiam comprar pela web ou adquirir determinados serviços se o seu banco não tivesse os métodos adequados.

Anúncios

As carteiras digitais foram criadas e pensadas justamente para atender todas as novas demandas que surgiram com a internet, inclusive explorando as possibilidades, como permitindo o envio de dinheiro de forma digital muito tempo antes dos bancos habilitarem essas funcionalidades nos seus sites.

Hoje em dia as carteiras digitais acabaram se tornando agências financeiras online, mas que também conseguem oferecer diversos outros recursos reunidos em um único local, como utilizar cartões de crédito de diferentes bancos e bandeiras para pagar pelas compras, fazer recargas para celular, adquirir serviços online, etc.

Melhores carteiras digitais para usar no Brasil em 2024

PicPay

O Picpay é uma carteira digital completa, que oferece aos seus clientes uma série de funcionalidades e que conseguiu conquistar a confiança dos usuários, especialmente a partir das grandes campanhas de marketing que foram criadas. Antes, a plataforma já permitia a transferência de recursos para usuários do sistema de uma forma muito simples e rápida. Agora isso acontece para todo o sistema bancário.

Mas hoje em dia ela oferece uma série de novos recursos que deixam a carteira ainda mais interessante. Começando pela possibilidade de fazer Pix parcelado utilizando qualquer cartão de crédito cadastrado no aplicativo. Além disso, a mesma permite o pagamento de contas e boletos também da mesma forma. Outro diferencial é o seu programa de cashback, com retornos em dinheiro depositado diretamente na conta do cliente para compra em centenas de parceiros.

PayPal

O PayPal pode ser considerado como a primeira carteira digital criada no mundo, quando permitia que as pessoas enviassem dinheiro para usuários cadastrados em qualquer parte do mundo apenas por e-mail. Hoje em dia a carteira digital acabou se tornando menos utilizada, até mesmo pelo surgimento de diversos concorrentes, mas segue sendo relevante.

Para quem trabalha pela internet, por exemplo, e recebe pagamentos e transferências vindas de outros países, o PayPal ainda é um dos serviços mais interessantes, já que é amplamente aceito e reconhecido fora daqui. Mas para quem quer utilizar apenas os recursos nacionais, o PayPal também funciona como uma conta digital, permitindo a transferência de dinheiro via Pix, a possibilidade do pagamento de boletos em geral, dentre outros recursos.

Pagbank

Tendo iniciado dentro de um modelo mais focado de carteira digital, hoje em dia o Pagbank acaba adotando uma estratégia de marketing para se tornar mais reconhecido como um serviço de banco digital. Mas ele ainda conta com algumas características que o diferenciam de uma conta convencional na qual os clientes apenas administram seus recursos através de um aplicativo.

Um dos diferenciais do Pagbank é a sua completa integração com os demais serviços da empresa, incluindo o Pagseguro, que acabou se tornando como uma das empresas mais utilizadas do Brasil no segmento de recebimento de pagamentos, com maquininhas liberadas até mesmo para pessoas físicas e profissionais liberais cadastrados como MEI. Além disso, a sua conta digital é gratuita e rende de forma automática. O cliente pode ainda utilizar o Pagbank com outros tipos de cartões, cadastrando todos eles no aplicativo para fazer pagamentos e compras.

Mercado Pago

O Mercado Pago segue a mesma linha do Pagbank, pegando carona em um serviço popular de recebimento de pagamentos, que por sua vez foi lançado no rastro do sucesso de um dos sites de comércio eletrônico mais populares do país. Através deste serviço os clientes possuem acesso a uma conta digital completamente gratuita e que também conta com rendimento automático.

Uma das grandes vantagens do Mercado Pago é, através de algumas assinaturas que estão disponíveis para os clientes, ter acesso a recursos que podem ser aproveitados para as compras no Mercado Livre e também em parceiros. Um programa de fidelidade, por exemplo, garante frete grátis, descontos em determinadas compras e ainda por cima descontos em alguns serviços de streaming, cujo valor já acaba batendo o cobrado pela assinatura. Além disso o aplicativo oferece uma série de opções de crédito para os clientes, incluindo um cartão que é aceito em milhões de estabelecimentos.

Iti

O Iti foi criado para ser o braço digital do Itaú, para que ele conseguisse oferecer aos clientes uma opção de conta digital independente, mas ao mesmo tempo amparada por um dos maiores bancos da América Latina. Apesar de se vender como conta digital, o Iti também conta com alguns recursos de carteira digital.

Os clientes possuem acesso a uma conta completa e gratuita, integrada ao sistema financeiro, o que permite a transferência via Pix e o pagamento de contas e de boletos. Os clientes também podem ter acesso a algumas opções de linhas de crédito, como empréstimos e cartões. Fora estes, alguns recursos não estão presentes em outras contas digitais do Itaú, como a possibilidade de emitir cobranças para outas pessoas. O Iti conta ainda com um sistema de indicações que garante pagamento em dinheiro para novos clientes.

BanQi

Essa é uma carteira digital que foi criada de uma forma específica por uma empresa cujo negócio principal não está relacionado com o sistema financeiro, mas sim com as vendas de produtos para os consumidores. O sistema é da Via Varejo, dona de marcas conhecidas de redes de lojas, como as Casas Bahia. A ideia era criar uma carteira digital própria que facilitasse as compras nestes estabelecimentos.

Mas o BanQi acabou crescendo, e hoje em dia também permite que os clientes criem uma conta bancária, para que seja possível fazer transferências e receber dinheiro através do Pix. Além disso, os clientes podem ainda pagar conta se boletos através do aplicativo, bem como fazer recargas para celular e outras funcionalidades. Os clientes contam ainda com alguns pontos de atendimento físicos, que permitem depósitos em dinheiro na conta, nas próprias lojas do grupo Via Varejo, ou então nas casas lotéricas.

RecargaPay

O foco dos serviços oferecidos por essa empresa, em um primeiro momento, era apenas permitir que os clientes das operadoras de telefonia conseguissem fazer recargas sem precisar sair de casa e com os pagamentos sendo feitos via cartão de crédito. Mas, hoje em dia, o RecargaPay também acabou ganhando recursos de carteira digital, ampliando consideravelmente as possibilidades.

Um dos principais diferenciais, especialmente para quem utiliza bastante o sistema de recargas, é o seu programa de cashback que retorna dinheiro para determinadas operações. Os clientes recebem até 10% em recargas de celular, 5% em cartão de transporte, 1% no cartão pré-pago, 12% na Tele Sena, 4% na TV pré-paga. Além disso, a plataforma também oferece, em parceria com outras instituições financeiras, o acesso a empréstimos. Os empreendedores também podem solicitar uma maquininha grátis para receber pagamentos.

99Pay

A 99Pay foi criada como o sistema que remunerava os motoristas do aplicativo da 99 pelas suas corridas. Mas o que era para ser apenas um projeto interno acabou sendo ampliado, e hoje em dia ela pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira uma conta digital completa e gratuita. Um dos seus principais atrativos é a conta com rendimento automático de 100 a 220% do CDI.

Para quem é motorista parceiro da 99, essa conta segue sendo a forma como eles recebem pelas corridas. Mas como se tornou um banco completo, agora todas as transações podem ser feitas diretamente por este mesmo aplicativo, incluindo o pagamento de contas, as transferências via Pix, etc. A conta também oferece um cartão vinculado que permite a movimentação financeira de uma forma mais fácil e simples.

Google Pay

O Google Pay é a carteira digital oficial do Google e que pode ser utilizado em qualquer smartphone com sistema operacional Android. Diferente dos outros serviços, ela não é uma conta bancária e nem oferece qualquer tipo de serviço financeiro par aos seus clientes. O foco é concentrar as diferentes formas de utilização dos serviços financeiros de outros bancos neste aplicativo.

Os clientes podem cadastrar cartões de crédito, débito e contas bancárias para fazer pagamentos físicos, utilizando os recursos de aproximação do telefone. Além disso, as pessoas também podem utilizar essa carteira para fazer pagamentos online, inclusive compras virtuais. E os sistemas de segurança acabam sendo os mesmos do telefone.

Apple Pay

O serviço é basicamente o mesmo oferecido pelo Google Pay, mas focado nos telefones e dispositivos móveis da Apple e que se utilizam do sistema iOS.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.