Aprenda como consultar listas de contas e dívidas através do sistema do Banco Central
Entenda como funciona o sistema do Registrato e aprenda como consultar suas informações financeiras.
Com os bancos digitais e toda facilidade de abrir novas contas, muitas pessoas passaram a ter diversos cadastros nas mais variadas instituições financeiras. Acabou se tornando comum esse procedimento, especialmente, por esse tipo de empresa oferecer contas que são completamente gratuitas. E, com isso, algumas dívidas bancárias podem acabar ficando para trás.

Mas existe uma forma mais simples e fácil de conseguir fazer uma única consulta e ter acesso às mais variadas informações sobre os diferentes registros feitos pelos correntistas e também possíveis dívidas que tenham ficado para trás. Isso acontece, pois, mesmo sem cobrar anuidade, muitos clientes acabam aderindo a determinadas opções de crédito oferecidas pelos bancos, o que pode acabar gerando algum débito.
Aprenda como consultar as informações através do sistema do Banco Central e confira também quais são os dados que estão disponíveis.
O que é o Registrato?
O Registrato é um sistema do Banco Central que foi criado com o principal objetivo de reunir as informações bancárias de todos os clientes das instituições financeiras. Além de ser um sistema que acaba sendo utilizado internamente pelo Bacen e também por outras instituições, como a justiça, esses dados também acabaram sendo liberados para consulta dos consumidores.
A plataforma foi lançada oficialmente em novembro de 2014 e tem como principal objetivo oferecer uma visão completa da vida financeira de uma pessoa ou de uma empresa. A partir desse banco de dados, as pessoas conseguem fazer um levantamento completo, com informações relacionadas às chaves Pix, dívidas, empréstimos e também operações de câmbio que foram realizadas com o CPF ou com o CNPJ, que está sendo consultado.
Quais consultas podem ser feitas através do Registrato?
Através do Registrato, as pessoas podem consultar os mais variados dados relacionados ao sistema bancário. Essas informações são reunidas em relatórios, disponibilizados da seguinte forma:
- Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS): lista detalhada de todos os bancos e instituições financeiras em que você tem ou teve contas bancárias, investimentos ou outra forma de relacionamento;
- Relatório de chaves Pix: mostra todas as chaves Pix cadastradas em seu nome, em diferentes instituições financeiras. Útil para identificar possíveis fraudes e garantir a segurança de valores a receber e seus pagamentos;
- Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR): informa todos os empréstimos e financiamentos, com dados sobre o saldo devedor, parcelas e instituições credoras. Ideal para organizar e negociar condições de pagamento de contas e dívidas;
- Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais: resumo de todas as operações de compra e venda de moeda estrangeira e transferências internacionais no seu nome. Útil para controlar gastos e verificar transações suspeitas;
- Relatório de Cheques Sem Fundos (CFF): lista de todos os cheques devolvidos por falta de fundos, indicando o motivo da devolução. Importante consulta para evitar problemas com a reputação e manter o nome limpo.
Quem pode acessar o Registrato?
Atualmente, esse é considerado como um sistema aberto para consultas individuais, que podem ser feitas apenas pelas próprias pessoas ou os devidos representantes das empresas. Além disso, outras instituições também podem fazer consultas e realizar alguns procedimentos através do Registrato, como a justiça, quando ela precisa ter acesso às informações bancárias de uma determinada pessoa física ou jurídica.
Como ter acesso ao extrato de contas e dívidas com o Banco Central?
Para ter acesso a todas as informações relacionadas às contas que estão no nome de uma determinada pessoa, junto com uma lista de possíveis dívidas que podem ter ficado para trás nos bancos, basta seguir esses passos:
- Acesse o site do Registrato;
- Faça login utilizando a conta gov.br, com CPF e senha cadastrados;
- Agora é só selecionar qual dos relatórios você deseja e clicar em “Consultar”;
- Depois selecione a data inicial e final, e decida se você deseja a opção resumida ou detalhada. Por último, selecione a opção “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade” e clique em “Gerar relatório”.
Outras consultas disponíveis no site do BC
Dinheiro esquecido
- O Banco Central ainda mantém um sistema de consultas para aquelas pessoas que deixaram valores para trás em contas bancárias. Para isso, basta seguir esses passos:
- Acesse o site do Bacen
- Clique em “Consulte valores a receber”
- Selecione o tipo de documento: CPF ou CNPJ
- Caso tenha optado pelo CPF, deverá informá-lo e, em seguida, inserir a data de nascimento. Por outro lado, se tiver optado pelo CNPJ, deverá informá-lo e, depois, inserir a data de abertura da empresa
- Transcreva os caracteres que aparecem na tela
- Por fim, clique em “Consultar”
Histórico de crédito
Através do Banco Central, os clientes também podem consultar as informações relacionadas ao histórico de crédito. Nesse caso, os passos são basicamente os mesmos para a consulta de contas, mas na hora de gerar o relatório a escolha deve ser pela opção de “Empréstimos e Financiamentos”.